ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Boletim Rute - 17 de novembro de 2017
Rute apresenta planejamento estratégico e conectividade em locais remotos no 8º CBTms
Com o tema “Telessaúde Transformando Realidades: Tendências e Impactos”, a 8ª edição do Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms), realizada entre os dias 15 e 17/11 no Centro de Eventos da FAURGS/UFRGS, em Gramado (RS), reuniu palestrantes dos setores governamental, acadêmico e privado e apresentou o que há de mais avançado em saúde digital no país. Realidade virtual e aumentada aplicadas à saúde, tendências em telemedicina, profissionais da saúde 4.0, disrupção em saúde e inteligência artificial foram alguns dos temas discutidos.
 
No dia 16/11, o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, apresentou as estratégias da RNP para levar conectividade a instituições de ensino e pesquisa em locais remotos e de difícil acesso e possíveis parcerias com as secretarias de saúde dos estados para levar internet em alta velocidade a hospitais de ensino localizados no interior.
 
“A Rute não conecta apenas hospitais universitários, e sim de ensino, ou seja, qualquer instituição que tenha programas de residência”, destacou Messina, que citou o projeto Giga Metrópole, de conexão de escolas públicas em Natal, liderado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
 
O coordenador da Rute, que também é diretor científico da ABTms, ainda participou da mesa de debate para o lançamento da Pesquisa TIC Saúde 2016 “Tecnologia e saúde: inovação na gestão e no atendimento clínico”, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br). A mesa foi composta por Beatriz de Faria Leão, da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e Vladimir Pizzo, do Hospital Sírio Libanês.
 
Veja mais informações no site do CBTms.
 
Seminário celebra dez anos do Programa Telessaúde Brasil Redes 
Nesta terça-feira (14/11), o Ministério da Saúde celebrou os dez anos do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, em seminário realizado no Centro de Eventos da Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUFRGS), em Gramado (RS). A iniciativa, que contou com a parceria da RNP, foi criada em 2007 para melhorar a qualidade do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
 
Confira a cobertura completa no site da RNP.
 
SiGs em destaque
 
SIG Deglutição e Disfagia
O grupo visa integrar profissionais da fonoaudiologia e áreas correlatas para divulgar e atualizar o conhecimento técnico científico na área da deglutição e no manejo das disfagias, estimulando a consolidação das práticas de ensino e pesquisa e as interfaces entre ciência e a atuação profissional. A próxima reunião acontece na terça-feira, 21/11, das 14h às 15h. A profa. Sheila Tamanini de Almeida (UFCSPA / FCMSCSP) fará uma apresentação com o tema “Atuação fonoaudiológica em UTI neonatal. Uso da eletroestimulação na reabilitação das disfagias neurogênicas de adultos ou idosos”.
 
SIG Coordenadores de Unidades Rute
O grupo tem como objetivo sempre melhorar o aproveitamento da infraestrutura nacional de comunicação e a colaboração existente na Rute e dissemina atividades, compartilha e promove práticas que maximizam o desempenho da rede. Na quarta-feira, 22/11, acontece o próximo encontro, das 14h às 15h30, com comando da profa. Magdala (HC-UFPE) e da profa. Grace (HU-UFSC).
 
SIG Cirped (Cirurgia Pediátrica)
Com o objetivo de promover, a distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos para alunos de graduação, pós-graduação, residentes e médicos com interesse na área de cirurgia pediátrica, o grupo se reúne na quinta-feira, 23/11, das 15h às 17h30. Profissionais da Unicamp comandarão a discussão de casos.
 
Confira a agenda completa.
 
- Os membros Rute, interessados em integrar qualquer um dos grupos, devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br
 
- A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs;
 
- Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.