ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Destaque Rute - maio de 2018

SIG Saúde da Criança e do Adolescente completa dez anos

O SIG Saúde da Criança e do Adolescente foi um dos primeiros grupos criados na Rute, em 2008, resultado de uma parceria de sucesso entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), representada pela profa. Evelyn Eisenstein, e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), representada pela profa. Suzy Cavalcante. Posteriormente, o prof. João Amaral se juntou a elas, agregando valores e representando a Universidade Federal do Ceará (UFC). Este grupo conta ainda com a parceria do Ministério da Saúde (MS) e de mais de 30 outras instituições universitárias na identificação de temas prioritários, atualizações e promoção de palestras sobre medicina e saúde de crianças e adolescentes.

Amanhã, 8/5, o SIG completa dez anos e 104 sessões de videoconferências de uma trajetória sem interrupções, que teve como missão trazer à discussão temas bem abrangentes como as epidemias de zika e chinkungunya, transtornos do espectro autista, abuso sexual, síndrome do bebê sacudido, acidentes e riscos no mundo digital, entre outros assuntos relacionados à saúde de crianças e adolescentes. Ao longo dos últimos anos, participaram das sessões de videoconferência promovidas pela rede do SIG profissionais médicos, residentes e internos, equipes multidisciplinares de todo o país e convidados do exterior, todos comprometidos com a socialização dos conhecimentos para construção de um futuro melhor.

“O segredo do sucesso do nosso SIG é a dedicação, o compromisso e o tempo despendido pelos envolvidos, que fazem tudo sem receber nada, de forma pública. O compromisso mais importante que temos é o que a gente chama de “o melhor interesse da criança e do adolescente”, que é uma das premissas básicas da Convenção dos Direitos das Crianças da ONU. O público-alvo do SIG é formado por crianças e adolescentes, mas a gente trabalha na atualização dos conhecimentos dos profissionais de saúde que trabalham atendendo a eles. É uma maneira indireta de melhorar a situação das crianças e adolescentes no país”, afirma a profa. Evelyn Eisenstein, uma das coordenadoras do SIG.

A próxima reunião do SIG Saúde da Criança e do Adolescente acontece no dia 24/5, quinta-feira, entre 11h e 12h. A profa. Luci Pfeiffer, do Grupo de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Dedica), irá fazer uma apresentação com o tema “Conecte-se ao que importa”.

Confira a agenda completa dos SIGs