ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Boletim Rute - 22 de junho de 2018

Evento marca o lançamento da Telessaúde em Moçambique

 

No dia 18/6, foi realizado o evento de lançamento oficial da Telessáude em Moçambique (Telessaúde MZ). O programa do Ministério da Saúde de Moçambique (Misau) fornece apoio a distância para profissionais de saúde em toda extensão do país africano, ajudando na prestação de serviços, com prioridade aos cuidados de saúde primários. A Rute (RNP) foi representada pelo gerente de Inovação de Comunidades de Saúde, dr. Paulo Lopes, que participou via videoconferência acompanhado de representantes do Telessaúde RS-UFRGS

De Moçambique, estavam presentes representantes do Centro de Saúde Ancuabe e dos Hospitais de Gurué, Xai Xai, Pemba e Nampula, além do Vice-ministro da Saúde de Moçambique, dr. João Leopoldo da Costa, da dra. Bernardina Gonçalves e do dr. Lourino Chemane.

“Muito importante esse lançamento do programa Telessaúde MZ, tanto para o povo moçambicano, quanto para a Telessaúde da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), reforçando o conjunto de países que têm programas nacionais de Telessaúde. Este lançamento torna viável, respeitando o fuso horário de seis horas, a participação de profissionais de saúde de instituições de saúde de Moçambique nos mais de 50 SIGs da Rute, e futuramente, a adesão à mesma, além da proposição de projetos comuns entre Brasil e Moçambique. Finalizamos, reforçando, a exemplo do Brasil, uma integração do Misau com a rede acadêmica (MoRENet), por meio do dr. Lourino, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) de Moçambique, para acelerar o programa”, afirmou o dr. Paulo Lopes, da Rute.

No mesmo dia, pela tarde, a RNP-Brasília recebeu uma delegação do MCT de Moçambique e foi realizada, via webconferência, uma reunião com Paulo Lopes e o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, que participaram da sede da Associação Paulista de Medicina. A oportunidade foi usada para apresentar a Rute e os esforços junto ao Ministério da Saúde do Brasil, na atual presidência da CPLP, no desenvolvimento da cooperação dos representantes do Grupo de Trabalho Permanente de Telessaúde da CPLP. 

Saiba mais por aqui.
 
Crédito foto: Núcleo de Telessaúde da UFRGS.
 
SIGs em destaque
 
SIG Teledermato
O grupo tem o objetivo de promover a discussão a distância, a troca de conhecimentos técnico-científicos, e as pesquisas na área. O próximo encontro acontece na segunda-feira, 25/6, das 10h às 11h. O dr. Manoel Paes Oliveira Neto e o dr. Leonardo Quintela apresentarão o tema “Diagnóstico diferencial histopatológico entre lesões cutâneas de leishmaniose e esporotricose”. 
 
SIG Colaborativo em Educação Médica
O grupo tem como principal objetivo promover a interação e atualização entre educadores da saúde, para isso, propõe a participação de docentes das diversas profissões, que desempenham sua função em instituições de ensino superior. A próxima reunião, via videoconferência, acontece na segunda-feira, 25/6, entre 11h e 12h, com apresentação de Edson e Roberto Esteves, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O tema tratado será “Ética e ensino em saúde”.
 
SIG Enfermagem Intensiva e de Alta Complexidade
O grupo visa desenvolver um processo permanente de teleducação, integrando os profissionais de saúde por meio de temáticas relevantes à terapia intensiva e alta complexidade nos diversos níveis de atenção em saúde. O próximo encontro, via videoconferência, será na quarta-feira, 27/6, das 12h às 13h30. Representantes da Unifesp e do Hospital São Rafael (BA) irão apresentar o tema “Protocolo atual de Acidente Vascular Encefálico”.
 
Confira a agenda completa.
 
- Os membros Rute, interessados em integrar qualquer um dos grupos, devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br;
 
- A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs;
 
- Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.