ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Destaque Rute - setembro de 2018

SIG Cuidados Farmacêuticos usa as redes sociais a seu favor para a divulgação dos eventos

 
OS SIGs da Rute utilizam diferentes estratégias de divulgação para manter sempre o interesse dos envolvidos em participar das sessões de discussões de caso e palestras de temas relacionados ao grupo. O Cuidados Farmacêuticos é referência no assunto e sabe explorar o lado positivo do Facebook, criando uma rede colaborativa para disseminação de suas reuniões via webconferência. Além disso, o blog criado é utilizado como uma espécie de repositório, para que quem não pôde acompanhar o encontro ao vivo, assista tudo na integra depois. 
A idealização e execução de ambas as ações partiram da coordenadora Carine Blatt, da Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que comanda o SIG desde o seu início, em 2012.
 
“Começou por e-mail, depois criamos o blog para divulgarmos o link de acesso depois das reuniões, para aqueles que não conseguem assistir na hora. Depois, criamos a página no Facebook. Temos mais de seis mil pessoas acompanhando a página. Não podemos negar o alcance dessa rede social. Mais ou menos uma semana antes do SIG acontecer, preparo um um flyer digital e divulgo no Facebook o tema a ser tratado e o link para acesso. Compartilho com as entidades e grupos relacionados e as pessoas vão compartilhando também, formando uma rede”, explica Carine.
 
Com o intuito de alcançar o maior número possível de profissionais e estudantes ligados à comunidade farmacêutica, a coordenadora optou por manter as transmissões via webconferência, o que permite que algumas reuniões do SIG contem com mais de 100 pontos de acompanhamento.
 
“O que eu faço é usar webaconferência e não videoconferência. Uma das vantagens é que você abre acesso para além das salas que tem estrutura Rute. A gente faz isso desde o início para  que as pessoas que não podem ir à uma unidade Rute possam acompanhar. Já tivemos até pessoas acessando a reunião por celular”, conta Carine Blatt.
 
Para montar a programação do SIG Cuidados Farmacêuticos, a coordenadora conta com a colaboração dos participantes. Ela envia e-mails pedindo sugestões de temas e palestrantes e monta, ao final de cada ano, a grade de eventos que serão realizados no ano seguinte. Tem dado muito certo, tanto que, até hoje, ainda não foi repetido nenhum palestrante.
 
A próxima reunião do SIG, via webconferência, acontece na sexta-feira, dia 14/9, das 10h30 às 12h.
 
Saiba mais sobre o SIG Cuidados Farmacêuticos na página do Facebook e no blog!
 
Confira a agenda completa dos SIGs da Rute.