ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Boletim Rute - 6 de setembro de 2018

Rute inaugura duas novas unidades: HHCL, em Salvador e CTQ-IMC, em Campinas

 
No dia 14/9, às 11h, a Rute inaugura duas novas unidades: uma no Hospital Humberto Casto Lima (HHCL), em Salvador, e outra no Centro de Tratamento de Queimaduras da Irmandade de Misericórdia de Campinas (CTQ-IMC), em Campinas. Com as inaugurações, que acontecerão simultaneamente via videoconferência, o número de unidades espalhadas pelo país sobe para 135.
 
Para a médica Camila Ribeiro, coordenadora da Rute do HHCL, o acesso à rede possibilitará o aprimoramento de projetos, capacitação das equipes, melhoria no ensino em oftalmologia e na assistência em saúde. “Novos conhecimentos e novas práticas serão agregados, inovando na educação continuada e no atendimento médico. As informações estarão mais práticas e atualizadas aos profissionais e, desta forma, futuramente, conseguiremos vislumbrar novas formas de atuação médica em oftalmologia em prol do cuidado com o paciente”, comenta.
 
Segundo o médico Flávio Nadruz, coordenador da Rute no CTQ-IMC, em Campinas, a instituição tem muito o que contribuir para os novos conhecimentos de auxílio médico aos internados por queimaduras. “Integraremos a rede já com o objetivo de contribuir para a melhoria no tratamento de queimaduras. A possibilidade de troca de experiência e informações entre instituições brasileiras e internacionais reforça o compromisso da instituição em contribuir na criação de um modelo de assistência mais efetivo”, destaca o coordenador. 
 
Serviço: Inauguração das unidades Rute
Salvador: Hospital Humberto Castro Lima (HHCL);
Campinas: Centro de Tratamento de Queimaduras da Irmandade de Misericórdia de Campinas (CTQ-IMC);
Data: 14/9;
Horário: 11h.
 
Global Summit recebe apoio oficial da ISfTeH 
O evento Global Summit Telemedicine & Digital Health, que será realizado de 4 a 6/4 de 2019, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, recebeu o apoio oficial da International Society for Telemedicine & eHealth (ISfTeH). 
 
A ISfTeH é uma das instituições mais importantes do mundo no setor. Com representações em 95 países, ela congrega membros de espalhados pelo mundo, entre eles associações nacionais e corporações. Seu objetivo é facilitar a disseminação internacional de conhecimento e experiência em Telemedicina e Digital Health, além de fornecer acesso a profissionais renomados em todo o mundo.
 
“O endosso da ISfTeH ao Global Summit mostra a importância deste evento no cenário mundial e contribuirá muito na divulgação internacional”, afirma Dr. Jefferson Gomes Fernandes, Presidente do Conselho Curador do Global Summit.
 
Um dos destaques do evento será a participação de Luís Velez Lapão, renomado pesquisador português, docente de Gestão de Projetos em Informática Médica na Universidade do Porto, de 2007 a 2009 e membro do Grupo de Trabalho Permanente de Telemedicina e Telessaúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
 
Saiba mais sobre o evento por aqui.
 
Saiba mais sobre a participação de Luís Velez Lapão por aqui.
 
Assista ao vídeo de lançamento do evento, divulgado no Facebook, por aqui!
 
SIGs em destaque
 
SIG Endocrinologia Pedriátrica
O grupo visa a atualização em temas de interesse acadêmico-assistencial dentro da especialidade, com foco no esforço colaborativo de melhor qualificar os profissionais por meio de discussão e difusão de protocolos, discussões de casos selecionados e contatos para elaboração de projetos multicêntricos de pesquisa. O próximo encontro, via videoconferência, será realizado na segunda-feira, 10/9, entre 11h30 e 12h30. Cristiano Túlio Maciel Albuquerque e Ivani Novato, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentam o tema “Particularidades do DM associado à fibrose cística”.
 
SIG Doenças Neuromusculares
O grupo tem por objetivo a atualização por meio de discussão de casos clínicos de grande relevância clínica e acadêmica, protocolos de abordagem clínica, protocolos de pesquisa e atualização na área de estudo. A próxima reunião, via videoconferência, acontece na terça-feira, 11/9, das 17 às 18h, com apresentação de Sarah Teixeira Camargos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFM). Ela abordará o tema “Exames genéticos em doenças neuromusculares”.

SIG Cuidados Farmacêuticos
O grupo busca promover a educação continuada dos profissionais farmacêuticos visando o aprimoramento e a qualificação dos serviços farmacêuticos utilizando recursos de tecnologia da informação e educação a distância. O próximo encontro, via webconferência, acontece na sexta-feira, 14/9, das 10h30 às 12h. A professora de Toxicologia do Departamento de Patologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Marlene Zanin apresentará o tema “Antídotos - Onde devem estar disponíveis? De quem é a responsabilidade? Qual é a ndicação, mecanismo de ação e dose?
 
Confira a agenda completa.
 
- Os membros Rute, interessados em integrar qualquer um dos grupos, devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br;
 
- A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs
 
- Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.