ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Boletim Rute - 19 de outubro de 2018

Brasil passa a presidência pro tempore da agenda de saúde da CPLP para Cabo Verde

No dia 15/10, o Brasil passou para Cabo Verde a presidência pro tempore da agenda de saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O ato simbólico foi realizado durante a abertura da I Reunião de Bancos de Leite Humano da CPLP, na Cidade da Praia, no país africano.

Participaram da cerimônia a coordenadora-geral da Cooperação Técnica com a CPLP, Alessandra Ambrósio, o representante da Assessoria de Assuntos Internacionais da Saúde do Ministério da Saúde do Brasil Luciano Queiroz, o Coordenador do Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira Fiocruz e do SIG BLH Rute, João Aprígio Almeida, o Ministro de Saúde e Segurança Social de Cabo Verde, Arlindo Rosário, o diretor Nacional de Saúde de Cabo Verde, Artur Correia e a Diretora da Telessaúde no Ministério da Saúde e Segurança Social de Cabo Verde, Vanda Azevedo.

Leia a notícia completa aqui

Global Summit Telemedicine e Digital Health realiza warm up no dia 23/11

No dia 23/11, de 8h30 às 12h, na Fiap Paulista (Avenida Paulista, nº1106), será realizado o aquecimento oficial para o Global Summit Telemedicine & Digital Health, maior evento de telemedicina e saúde digital da América Latina, que acontecerá entre os dias 4 e 6/4 de 2019, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. 

No Warm Up, um painel vai reunir reconhecidos profissionais do mercado que mostrarão  como as tecnologias exponenciais estão transformando a área da saúde, compartilhando os desafios da Telemedicina e Saúde Digital no mercado brasileiro. O Presidente do Conselho Curador do Global Summit Telemedicine & Digital Health, Jefferson Fernandes, coordenará o encontro. A inscrição é gratuita! 
 
Saiba mais e se inscreva por aqui.
 
Ministério da Saúde lança livro ‘Saúde e Política Externa’
 
O Ministério da Saúde (MS) lançou o livro “Saúde e Política Externa: os 20 anos da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde (1998-2018)”. O artigo “Cooperação em saúde com países africanos de língua oficial portuguesa (Palop)”, de Luciano Ávila Queiroz e Layana Costa Alves, iniciado na página 91, cita o estabelecimento do Grupo de Trabalho permanente da Comunidade dos Paísdes de Língua Portuguesa (CPLP) em Telemedicina e Telessaúde e os desafios e perspectivas da cooperação em saúde com os Palop.
 
Leia por aqui.
 
FMUSP realiza 1ª Oficina de Educação de Qualidade por meio de Recursos Exponenciais no dia 26/10
No dia 26/10, das 8h30 às 17h, o Departamento de Patologia Telemedicina USP realizará a “1ª Oficina de Educação de Qualidade por meio de Recursos Exponenciais”. O evento acontece no Teatro da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo e também pode ser acompanhado a distância.
 
O objetivo da oficina é gerar reflexão sobre como potencializar a educação em saúde a partir do uso estratégico dos recursos exponenciais de forma aliada à avaliação de rendimento educacional. A programação abordará diversos aspectos da Educação 4.0 em Saúde, uso de inteligência artificial, Telepatologia, Modelo de Educação Metacognitiva (FMUSP), Adaptativa (Einstein), Mesas Anatômicas, Impressão de 3D, Realidade Virtual, entre outros temas.
 
Como já foram preenchidas 70% das vagas, os interessados devem se apressar!
 
Inscreva-se por aqui.
 
Resultados da pesquisa TIC Saúde 2017 são apresentados no XVI CBIS 2018
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) apresentou os resultados da pesquisa TIC Saúde 2017, no dia 2/10, durante o XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2018), realizado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), em Fortaleza. Os dados colhidos mostram que a proporção de estabelecimentos de saúde do Brasil que possuem sistema eletrônico para armazenar informações dos pacientes chegou a 81% no ano passado, um crescimento de 15 pontos percentuais em relação a 2014 (66%). 
 
O painel de lançamento contou com a presença do diretor do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), Guilherme Telles, e, durante a apresentação, foi feita deferência à RNP no apoio à TIC Saúde e mencionado o impacto da Rute sobre os resultados incrementais da Telessaúde.
 
Acesse a pesquisa TIC Saúde 2017 por aqui e os artigos e análises dos resultados por aqui.
 
Volume 5 da Revista Latinoamericana de Telessaúde é publicada

 O volume 5 da Revista Latinoamericana de Telessaúde foi publicada com seis artigos sobre temas diversos ligados à Telessaúde nos países latino-americanos. 
 
Leia por aqui.
 
Conferência Web ganha novas funcionalidades
O serviço de Conferência Web da RNP, o Mconf, passou por uma atualização e está com novas funcionalidades. O objetivo é melhorar a experiência dos usuários e facilitar as atividades dos administradores do sistema.
 
Confira algumas novidades da plataforma:
  • Alertas quando a cota de gravações estiver terminando
  • Possibilidade de remover usuários ‘não aprovados’
  • Reformulação de permissões das gravações
  • Controle de permissão para visualização de uma gravação
  • Integração com sistemas de videoconferência
  • Notificação de motivo da falta de permissão para gravar
  • Informações de uso do serviço para o cliente
  • Resultados da pesquisa TIC Saúde 2017
SIGs em destaque
 
SIG Colaborativo em Educação Médica
O grupo tem como principal objetivo promover a interação e atualização entre educadores da saúde. O próximo encontro, via videoconferência, acontece na segunda-feira, 22/10, das 11h às 12h, com apresentação de Sumaia Ismaia, da Unesp-Botucatu. O tema tratado será “Saúde mental do docente/estudante”.
 
SIG Teleodontologia
O grupo visa promover a troca e o compartilhamento de experiências no que se refere à integração das TICs às práticas da Odontologia. A próxima reunião, via webconferência, será realizada na quarta-feira, 24/10, das 15h às 16h, com apresentação de Rosangela Chao, da Faculdade de Medicina da Usp (FMUsp).. Ela apresentará o tema “Embriologia oral: objeto de aprendizagem desenvolvido no Projeto Homem Virtual”.
 
SIG Cardiologia 
O grupo tem por finalidade proporcionar discussões clínicas e sessões de atualização voltadas para o ensino, pesquisa e aprimoramento técnico das equipes. O próximo encontro, via videoconferência, acontece na quinta-feira, 25/10, entre 11h e 12h. Profissionais do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) comandarão a discussão de caso clínico.
 
Confira a agenda completa.
 
- Os membros Rute, interessados em integrar qualquer um dos grupos, devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br;
 
- A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs
 
- Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.