ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Boletim Rute - 26 de outubro de 2018

 

SIG Telecoloproctologia realiza 100ª sessão 

No dia 19/10, o SIG Telecoloproctologia realizou sua 100ª sessão e contou com a participação de instituições de vários locais do país e também da Venezuela. O coordenador Nacional da Rute, Luiz Ary Messina, participou do encontro via videoconferência e parabenizou o grupo por ter alcançado o expressivo número.

Coordenado pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o SIG está em operação desde 2009, visando o aprimoramento, a atualização e o aperfeiçoamento profissional dos profissionais de coloproctologia. 
“Estamos muito felizes em alcançar essa marca. Isso mostra o empenho do serviço em melhorar cada vez mais o ensino e também trocar experiência com outras universidades, aumentando assim a qualidade do serviço prestado na Instituição”, afirmou o coordenador do grupo de interesse, Dr. João Batista Barreto.

Leia a matéria completa por aqui.

(Informações: Site EBSERH - Foto: Ascom HU-Uema)

 

V Fórum Norte-Nordeste de Saúde Digital e 10º Encontro da RedeNutes-PE serão realizados no dia 30/11
 

No dia 30/11, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, serão realizados o V Fórum Norte-Nordeste de Saúde Digital e o 10º Encontro Estadual da Rede de Núcleos de Telessaúde (RedeNUTES-PE), com o tema “O Hospital Digital”. 
Esta edição dos encontros traz apresentações sobre o impacto das tecnologias digitais em diversos contextos da saúde – formação profissional, pesquisa clínica, registro eletrônico de saúde, e a telessaúde no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, também será comemorado o 15º aniversário do Nutes-UFPE, primeiro núcleo a ser implantando em hospital universitário no Brasil. 

O evento é destinado a profissionais da área de saúde, tecnologia e administração, estudantes e pesquisadores. 

Saiba mais e inscreva-se por aqui.

 

TEMDEC promove curso para formação em Engenharia de Telemedicina 

De 18 a 22/2, o Centro de Desenvolvimento de Telemedicina da Ásia (TEMDEC) realizará um curso prático de Formação em Engenharia de Telemedicina (TET), em Daejon, na Coreia do Sul. O objetivo do treinamento é fazer com que os formandos sejam aptos a prestar apoio às atividades de telemedicina, aprendendo habilidades e conhecimentos sobre os seguintes assuntos:

  • Como um evento de telemedicina é gerenciado;

  • Nível de qualidade técnica exigido para telemedicina

  • Sistemas de teleconferência

  • Preparativos técnicos e trabalho em equipe

  • Como trabalhar em problemas

  • Amizade na comunidade médica

Os documentos e a solicitação de inscrição devem ser enviados para o e-mail tem-sec@med.kyushu-u.ac.jp até o dia 31/10. 

Saiba mais por aqui.

 

Chamada da Opas para pedidos de implementação de projetos de IS4H vai até 15/11

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) concederá doações para propostas de implementação de projetos que visam o fortalecimento dos Sistemas de Informação para a Saúde (IS4H) nas Américas. As propostas devem ser focadas no fortalecimento de programas, estratégias ou políticas de saúde preexistentes. A chamada para candidaturas estará aberta até 15/11, às 12h (horário padrão do leste dos EUA), e somente as inscrições enviadas através da página serão consideradas.

A Opas prevê concessão de doações de U$ 35 mil - U$ 40 mil. Os recursos financeiros serão alocados como “capital inicial” para projetos de implementação baseados no país. A proposta deve ser feita por instituições públicas em nível nacional ou subnacional de países da região das Américas. Universidades públicas também são elegíveis para se candidatarem.

Faça o downolado do formulário de inscrição e obtenha mais informações aqui.

 

SIGs em destaque

SIG TeleDermato
O grupo visa promover a discussão a distância do conhecimentos técnico-científicos e da pesquisa na área da dermatologia na tentativa de desenvolver trabalho cooperativo integrado com outros centros universitários e de ensino. O próximo encontro, via videoconferência, acontece na segunda-feira, 29/10, das 10h às 11h, com apresentação da mestranda Dra. Bruna Cortes Rodrigues, sob orientação da Profa. Raimunda Sampaio, do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB). O tem tratado será “Estudo de corte retrospectivo sobre N-metilglucamina intralesional no tratamento da FC da LTA em unidade de saúde com predominância de L (V.)”. 

SIG Odontologia – Diagnóstico Bucal 
O grupo tem como objetivo a troca de informações e experiências em busca do aprimoramento da pesquisa científica, a educação continuada dos participantes, bem como favorecer a agilidade de diagnósticos. A próxima reunião, via webconferência, será realizada na segunda-feira, 29/10, entre 12h e 13h, com apresentação de Lioney Nobre Cabral, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ele fará um relato de caso sobre a Síndrome de Costen.

SIG Trauma-Cirurgia de Emergência e Trauma
O grupo busca promover e desenvolver, a distância, a capacitação de cirurgiões de trauma do Brasil, construindo a base para a utilização de ambientes colaborativos de aprendizagem, pesquisa e extensão, a partir da utilização das tecnologias de telecomunicação. O próximo encontro, via videoconferência, acontecerá a quarta-feira, 31/10, das 17h às 18h. Será uma reunião da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), com a discussão de casos clínicos.

Confira a agenda completa.

- Os membros Rute, interessados em integrar qualquer um dos grupos, devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br; 

- A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs

- Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.