ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Boletim Rute - 14 de dezembro de 2018
Rute é representada na Conferência Anual da MoRENet
  
O coordenador Nacional da Rute, Luiz Ary Messina, participou, via videoconferência, do segundo dia da Conferência Anual da MoRENet, realizada em 10 e 11/12, em Maputo, capital do Moçambique. Messina fez uma apresentação com o tema “A Contribuição da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa RNP e das redes colaborativas em Saúde (Rute, NutriSSAN, RET-SUS e GT-Telemedicina CPLP) para os negócios de impacto social e a agenda 2030” durante o painel sobre Telessaúde e Telemedicina.
 
“Gostaria de agradecer a participação virtual do Prof. Messina e Dra. Vanda (diretora do Serviço Nacional de Telemedicina de Cabo Verde) na conferência que a MoRENet organizou. Para nós foi muito bom e sentimos que para a plateia foi uma espécie de novidade. O que devemos fazer com mais força será continuar a divulgar nosso trabalho para todos os níveis e setores, para podermos alcançar nossos objetivos na saúde”, declarou a diretora de RH do Ministério da Saúde de Moçambique, Dra. Bernardina Gonçalves.
 
A participação no evento também serviu para fortalecer a articulação do Grupo de Trabalho Permanente de Telemedicina e Telessaúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cuja presidência pro tempore foi passada do Brasil para Cabo Verde, em outubro.
 
A Conferência Anual da MoRENet pretende promover um debate entre os diferentes participantes do evento no que se refere a implementação e introdução de novos serviços da MoRENet e os desafios no uso das tecnologias pelas comunidades académicas nacionais, bem como a troca de experiência nos diversos temas de gestão de TICs a serem abordados.
 
Saiba mais sobre o evento por aqui.
 
Hospital argentino realiza 1º Congresso Internacional de Redes e Comunicação a Distância em Saúde 
  
No dia 12/11, o coordenador da Rute, Luiz Ary Messina, participou do 1º Congresso Internacional de Redes e Comunicação a Distância em Saúde, realizado pelo Hospital de Pediatria Garrahan, em Buenos Aires. Ele foi um dos participantes do painel “Salud sin Fronteras” e fez uma apresentação com duplo tema: “Redes Colaborativas de Investigación y Educación en Salud - La contribución de las Redes Académicas para los negócios de impacto social y la agenda 2030.” 
 
Durante a visita, Messina se reuniu com a equipe de Telessaude e diretores do hospital e com representantes do Ministério da Saúde da Argentina para tratar sobre a participação e colaboração do Garrahan na Rute.
 
Saiba mais sobre o Hospital de Pediatria Garrahan por aqui.
 
Rute inaugura unidade na SES-PE
 
Na segunda-feira, 17/12, às 10h (horário de Brasília), será inaugurada a unidade Rute da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). Segundo a coordenadora, Dra. Dulcineide Gonçalo, a inauguração possibilitará o aprimoramento de capacitação das equipes para levar saúde de qualidade aos municípios do interior do estado. “Poder efetuar a troca de experiência e informações entre as instituições é fundamental para contribuir na criação de um modelo de assistência médica efetiva aos pacientes mais distantes”, ressalta.
 
Leia a matéria completa por aqui.
 
Portaria reformula o Programa Interministerial de Implantação e Manutenção da RNP e de seu Comitê Gestor
No dia 12/12, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria Interministerial Nº 3.825, que reformula o Programa Interministerial de Implantação e Manutenção da Rede Nacional para Ensino e Pesquisa (RNP) e de seu Comitê Gestor. O Programa passa a ser denominado Programa Interministerial Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (PRORNP) e tem como objetivos planejar e executar atividades de desenvolvimento tecnológico, inovação, operações de meios e serviços, envolvendo tecnologias de informação e comunicação para a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação, e suas aplicações em políticas públicas setoriais. 
 
Leia a Portaria na íntegra por aqui.
 
rBLH-BR realiza 1º Congresso em Rede
A Rede Brasileira de Banco de Leite Humano (rBLH), coordenada pela Fiocruz, realizou, no dia 13/12, o seu 1º Congresso em Rede. Pela primeira vez na história da rBLH-BR e do Sistema Único de Saúde (SUS), 27 congressos estaduais aconteceram ao mesmo tempo, reunindo virtualmente os bancos de leite humano (BLH) de todas as unidades da Federação, por meio de videoconferência. A realização da reunião conjunta foi possível graças a utilização das unidades Rute de cada estado.
 
O objetivo principal do encontro virtual foi a pactuação do Planejamento Estratégico para o quadriênio 2020-2023, no qual estão elencadas as condições necessárias ao desenvolvimento de ações para o fortalecimento das capacidades científica, produtiva, tecnológica, gerencial e de garantia da qualidade da Rede.
 

Leia notícias sobre o Congresso por aqui e por aqui.

SIGs em destaque
 
SIG TeleRedeBLH
O grupo objetiva ampliar intercâmbio de conhecimento e a transferência de tecnologia no âmbito do aleitamento materno e dos bancos de leite humano. A próxima reunião, via videoconferência, acontece na segunda-feira, 17/12, das 12h às 13h. Angélica Baptistas Silva (Referências nacionais da Rede Global), comandará a elaboração da agenda 2019 e a avaliação do SIG.
 
SIG Perinatologia 
O grupo visa promover, a distância, a atualização do conhecimento técnico-científico na área de perinatologia, envolvendo o estudo da gestação normal e de alto-risco, da medicina fetal e da assistência ao recém-nascido no período neonatal. Possibilitar o intercâmbio de experiências com diferentes serviços, visando a melhoria da qualidade da assistência obstétrica e neonatal. O próximo encontro, via videoconferência, acontece na quinta-feira, 20/12, das 11h às 12h. Será realizada uma sessão clínica.
 
SIG Farmacologia Terapêutica
O grupo busca promover/incrementar a interação entre centros e grupos de pesquisa com ações que propiciam a discussão, divulgação e troca de experiências acadêmico-científicas em Farmacologia e áreas correlatas. A próxima reunião, via videoconferência, acontece na quinta-feira, 19/12, entre 9h e 10h30, com apresentação do Prof. Paulo Ghedini, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele comandará a avaliação das atividades realizadas pelo SIG em 2018 e a construção da agenda para 2019.
 
Confira a agenda completa.
 
- Os membros Rute, interessados em integrar qualquer um dos grupos, devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br; 
 
- A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs
 
- Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.