ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Boletim Rute - 1º de fevereiro de 2019

Profissional da Rute participa de treinamento do Temdec no Japão

O analista de Negócios da Rute, Luan Meireles, foi um dos participantes do Treinamento de Endoscopia e Engenharia entre América Latina e Japão, promovido pelo Centro de Desenvolvimento de Telemedicina da Ásia (Temdec, em inglês) entre os dias 10 e 31/1, no Hospital Universitário de Kyushu, no Japão.

“A experiência foi a melhor possível, tanto profissionalmente como pessoalmente. Todo o suporte da equipe do Temdec foi ótimo, tanto antes como durante o treinamento. O trabalho nosso na Rute é, de certa forma, bem similar ao deles. Contudo, eles estão bem integrados com outros países e continentes. Por exemplo, durante meu período de treinamento, tivemos sessões das Filipinas, Rússia, África e Indonésia, sempre com vários pontos remotos. Para isso, eles dão muita importância ao que chamam de "engenheiros", que são os responsáveis técnicos pela operação das sessões. Sempre que possível, eles convidam esses responsáveis para irem até o Japão para participarem do treinamento de capacitação, similar ao que fiz. Isso acaba por fortalecer a rede deles, melhorando a qualidade das sessões com pessoas capacitadas para operação de diferentes países”, conta Luan. 
 
O treinamento foi encerrado com uma sessão de videoconferência, acompanhada por profissionais de vários pontos do mundo, inclusive pelo coordenador Nacional da Rute, Luiz Ary Messina.  Os participantes do treinamento fizeram pequenas apresentações contando como foram suas experiências técnicas e pessoais durante o período no Japão e seus planos para o futuro.
 
Sig Educação Permanente em Saúde Mental e Psiquiatria é aprovado como curso de extensão online do Ipub/UFRJ
 
Foi aprovada pela Pr5 _ edital RUA 2019 a proposta do SIG Educação Permanente em Saúde Mental e Psiquiatria como curso de extensão online do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Ipub).
 
“O Ipub, com seus 80 anos de vida, sempre foi um polo nacional muito importante de formação de profissionais do campo da psiquiatria e saúde mental. Temos como responsabilidade do nosso instituto a formação e capacitação permanente de estudantes e profissionais atualizados, competentes e eticamente responsáveis em todo o país.  A criação do curso de extensão em parceria com a rede Rute permite que aquilo que é a marca do Ipub em seus cursos presenciais, possa se expandir para além das fronteiras do Rio de Janeiro e adjacências, chegando a um número muito maior de estudantes e profissionais de todo o Brasil e mesmo fora dele. Portanto, a criação do curso de extensão Educação Permanente em Saúde Mental e Psiquiatria coloca o Ipub em um novo patamar em termos de polo formador para a psiquiatria e a saúde mental. Os pacientes e familiares, além dos estudantes e profissionais de saúde mental e psiquiatria espalhados por todos os rincões de nosso país, poderão se beneficiar muito desta iniciativa”, comemora a coordenadora do curso, dra. Fátima Melca.
 
O curso visa promover a interação, o intercâmbio de experiências e de vivências entre alunos de graduação, de pós-graduação e profissionais de saúde; compartilhar conhecimentos na área de saúde mental e psiquiatria, produzido no âmbito da UFRJ e das Instituições parceiras. Ele acontecerá de 15/3/ a 13/12, com recesso no mês de julho, totalizando uma carga horária de 80 horas. Os encontros serão sempre às sextas-feiras, das 10h30 às 12h. 
 
Poderão se inscrever alunos de graduação, de residência, de especialização, de mestrado ou doutorado, professores, profissionais da saúde de nível superior, profissionais da saúde de nível técnico, agentes comunitários da saúde, profissionais de engenharia, tecnologia, informática em saúde e telessaúde; alunos e profissionais egressos de instituições da área de saúde/afins e do sus; público em geral.
 
Os docentes serão professores da área de saúde mental e psiquiatria do Ipub e das instituições parceiras. 
 
O certificado de extensão será obtido por meio de presença comprovada por participação a distância (75%), aferida pela Rute e nota mínima de 7.0 (sete) pontos na avaliação aplicada ao final do último módulo. Ele será expedido pela UFRJ/RNP, via internet. 
 

Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail epsamp@ipub.ufrj.br. As inscrições vão de 11/2 a 13/3.

SBCAS: prazo para submissão de trabalhos se encerra no dia 4/2
 
Os profissionais que desejam exibir seus trabalhos no Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS) 2019, que será realizado entre os dias 11 e 14/6, em Niterói, têm até segunda-feira, 4/2, para fazerem a submissão dos mesmos. 
 
Confira os tópicos de interesse:
 
- Telessaúde e telemedicina - Acessibilidade e tecnologia web aplicadas à saúde humana - Ciência de dados aplicada à saúde - Tecnologias assistivas - Web semântica e ontologias - Uso de mídias sociais aplicadas à saúde - Ensino à distância em saúde (e-learning) - Sistemas de informação em saúde - Gestão de informação em saúde - Sistemas de apoio à decisão - Inteligência artificial aplicada à saúde - Computação cognitiva aplicada à saúde - Processamento e análise de imagens médicas - Processamento e análise de sinais biológicos - Visualização de dados biomédicos - Reconhecimento de padrões - Modelos de diagnóstico, prognóstico ou propagação de doenças - Modelos de otimização para planejamento e recomendação de terapias - Jogos sérios em saúde - Realidade aumentada e realidade virtual aplicadas à saúde humana - Sistemas multimídia aplicados à saúde  - Recuperação da informação para aplicações clínicas - Internet das coisas aplicada à saúde - Redes de sensores e sistemas pervasivos em saúde - Redes corporais sem fio (Wireless Body Area Networks) - Segurança em sistemas de informação em saúde - Sistemas computacionais de alto desempenho aplicados à saúde.
 
Saiba mais por aqui.
 
Parceria oferece bolsas para doutorado pleno nos EUA em 2020
A parceria entre a Comissão Fulbright e a CAPES está oferecendo bolsas para a realização de cursos de doutorado pleno nas melhores universidades de pesquisa dos EUA, em 2020. As inscrições vão até o dia 31/3.
 
Confira os requisitos e inscreva-se por aqui.
 
Rute ganha mais um SIG: Anestesiologia 
 
O SIG Anestesiologia foi aprovado pelo Comitê Assessor da Rute e já tem sua primeira sessão marcada para o dia 5/2, das 15h às 16h. Na reunião, via webconferência, será realizado o acompanhamento do andamento dos estudos da Branca (Brazilian Network for Research of Complications in Anesthesia). 
 
O grupo é formado por uma rede de docentes e pesquisadores da área de anestesiologia interessados no intercâmbio de pesquisa e educação continuada entre instituições brasileiras e internacionais e a coordenação fica a cargo de Maria José Carvalho Carmona, do Instituto do Coração (Incor).
 
SIGs em destaque
 
SIG Obstetrícia Patológica
O grupo tem como objetivo discutir, a nível nacional e internacional, as principais patologias obstétricas responsáveis por alta morbidade e mortalidade materna e perinatal. O próximo encontro, via videoconferência, acontece na terça-feira, 5/2, das 8h15 às 9h45, com apresentação dos profs. Julio Elito Jr. e Claudio Emilio Bonduki, da Unifesp. O tema tratado será “Mioma e gravidez”.
 
SIG Hanseníase
O grupo visa promover a difusão e discussão, a distância, de conhecimentos técnico-científicos na área da hanseníase, com uso de TICs, e videoconferência, sem excluir outras ferramentas síncronas ou assíncronas. A próxima reunião será realizada na terça-feira, 5/2, via webconferência, de 11h às 12h, com apresentação da equipe técnica da Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGHDE-Ministério da Saúde). Será tratado o tema “Informes da Estratégia Nacional Para o Enfrentamento da Hanseníase 2019-2022”.
 
SIG Simulação em Saúde
O grupo visa a integração e interação de profissionais interessados em ensino mediado por simulação na área da saúde. A próxima reunião, via videoconferência, acontece na terça-feira, 5/2, entre 12h e 13h. A profa. Luciana Macedo, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM-UFMG), apresentará o tema “Simulação em fonoaudiologia”.
 
Confira a agenda completa.
 
- Os membros Rute, interessados em integrar qualquer um dos grupos, devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br; 
 
- A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs
 
- Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.