ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Boletim Rute - 8 de março de 2019

Curso EaD de Especialização em Informática em Saúde abrirá inscrições na próxima semana

A 6ª edição do curso de Especialização em Informática em Saúde, modalidade EaD, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Capes, terá suas inscrições abertas na quinta-feira, dia 14/3. O curso tem como objetivo oferecer formação especializada, baseada em educação colaborativa a distância, a profissionais de diferentes áreas para a atuação profissional e pesquisa acadêmica em informática em saúde e tem início previsto para setembro de 2019. A duração é de 18 meses e as inscrições se encerrarão no dia 14/4.

Saiba mais por aqui.
 
Task Force Path publica glossário dos termos da tecnologia de cuidados de saúde do século XXI
A Força Tarefa da Path (Partnership for Artificial Intelligence, Automation and Robotics in Healthcare) sobre padrões e diretrizes desenvolveu e publicou um glossário de termos usados na aplicação de tecnologias avançadas do século XXI para a prestação de serviços médicos. O glossário inclui termos que descrevem dispositivos, serviços, abordagens e estratégias, entre eles, alguns que, historicamente, são mal compreendidos. Por exemplo, inteligência artificial (IA) é definida como “inteligência demonstrada por máquinas, em contraste com a inteligência natural exibida por humanos e outros animais”. Os termos e definições foram derivados de várias fontes.
 
Confira o glossário por aqui.
 
Você sabe como solicitar participação nos SIGs?
A participação contínua e institucional (coletiva ou individual) nos SIGs é aberta para qualquer instituição, desde que ela atenda aos requisitos necessários, entre eles, a disponibilidade dos equipamentos necessários e capacidade local para operação: realizar testes e oferecer suporte aos usuários locais durante as sessões. A instituição deve estar homologada.
 
Para dar início ao processo, a instituição deve preencher um formulário de Solicitação de Participação. A coordenação da rede verifica os pré-requisitos e envia o registro de solicitação à coordenação do SIG. A coordenação do SIG avalia, aprova ou desaprova. Caso aprovado, a coordenação da rede registra os e-mails informados no cadastro na lista de distribuição do SIG e comunica à instituição solicitante a sua aprovação. A partir desta etapa, a nova instituição passa a receber os comunicados e informações técnicas de conexão das sessões do SIG.
 
Saiba mais sobre o procedimento de solicitação de participação em SIGs por aqui
 
SIGs em destaque
 
SIG Acidente Vascular Cerebral (AVC)
O grupo promove a discussão de casos clínicos, desenvolvimento de serviços de telemedicina para o AVC, promoção de cursos diversos de reciclagem e treinamento de equipes de saúde à distância, desenvolvimento de cursos em EaD. O próximo encontro, via videoconferência, acontece na terça-feira, 12/3, das 10h às 11h, com apresentação da dra. Viviane Zetola, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ela apresentará o tema “Doppler transcraniano na morte encefálica”.
 
SIG Fonoaudiologia 
O grupo integra profissionais de diversas áreas da fonoaudiologia ligados às instituições de ensino e sociedades científicas para difundir e atualizar o conhecimento técnico-científico nos seus diversos campos desta atuação. A próxima reunião, via videoconferência, será realizada na quarta-feira, 13/3, das 16h às 17h, com apresentação da dra. Michelle Guimarães, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ela apresentará o tema “Atuação fonoaudiológica no laringectomizado”.
 
SIG Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP)
O próximo encontro do grupo acontece, via videoconferência, na quinta-feira, 14/3, entre 12h e 13h, com apresentação de profissionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O tema apresentado será “Rapidez no atendimento do AVC pode melhorar a mortalidade?”.
 
Confira a agenda completa.
 
Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular  nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao
 
Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.