ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Boletim Rute - 15 de março de 2019

Rute apresenta webinar sobre papel dos SIGs na telessaúde do Brasil para Austrália

A convite da Sociedade de Telemedicina da Australásia (ATHS), a Rute apresentará um webinar com o tema “Grupos de Interesse Especial (SIG) no Brasil e seu papel no sucesso da telessaúde” na quarta-feira, dia 20/3, às 18h (horário de Brasília), para membros da ATHS da Austrália.

 
A apresentação abordará os seguintes tópicos:
  • Quais são os Grupos de Interesses Especial brasileiros e como eles são gerenciados e apoiados;
  • Discussão sobre o desenvolvimento e manutenção de comunidades de prática de telessaúde e Grupos de Interesse Especial;
  • Qual é o valor das comunidades de prática de telessaúde e Gupos de Interesse Especial na Austrália? Como isso pode funcionar em nível estadual ou nacional?
Acompanhe o webinar por aqui.
 
Você sabe como propor a criação de um novo SIG?
 
Apenas unidades da rede já aprovadas pelo Comitê Assessor podem propor a criação de um novo SIG. É necessário o envolvimento de, pelo menos, quatro instituições que já são unidades na definição do escopo, características, tecnologia de comunicação a ser utilizada e a agenda do Grupo de Interesse. Depois, a proposta colaborativa deve ser enviada à coordenação da rede.
 
Os proponentes devem elaborar uma proposta colaborativa e preencher o formulário de  Proposição de Grupo de Interesse Especial (SIG) e o modelo de documento de agenda para o período mínimo de seis meses a um ano, observando o rodízio entre os proponentes. Esta agenda será utilizada para alocação dos recursos técnicos necessários, comunicação com as unidades participantes e comunicação com participantes da rede. 
Os documentos devem ser enviados à coordenação da rede, que avaliará a completude da proposta, e se estiver completa, a encaminhará para análise do Comitê Assessor.
 
Saiba mais detalhes sobre o processo de criação de SIG por aqui.

SIGs em destaque
 
SIG TeleRedeBLH
O grupo objetiva ampliar intercâmbio de conhecimento e a transferência de tecnologia no âmbito do aleitamento materno e dos bancos de leite humano. O próximo encontro, via videoconferência, acontece na segunda-feira, 18/3, das 12h às 13h30, com apresentação de Maíra Domingues Bernardes Silva, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Ela apresentará o tema “Estratégias de seguimento para monitoramento das práticas do aleitamento materno".
 
SIG Deglutição e Disfagia
O grupo visa integrar profissionais da fonoaudiologia e áreas correlatas para divulgar e atualizar o conhecimento técnico-científico na área da deglutição e no manejo das disfagias, estimulando a consolidação das práticas de ensino e pesquisa e as interfaces entre ciência e a atuação profissional A próxima reunião, via videoconferência, será realizada na terça-feira, 19/3, entre 14h e 15h, com apresentação da Dra. Daniele Curcio, da Icahn School of Medicite at Mount Sinai (EUA), com moderação de profissionais da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). O tema da palestra será “Interface entre voz e deglutição”.
 
SIG Farmacologia e Terapêutica
O próximo encontro, via videoconferência, acontece na quarta-feira, 20/3, das 9h às 10h30, com apresentação de Wothan Tavares de Lima, da USP. Ele abordará o tema “Inflamação pulmonar”.
 
Confira a agenda completa.
 
Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular  nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.
 
Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao
 
Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.