ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Boletim Rute - 10 de maio de 2019

Revista Lancet lança primeira edição voltada exclusivamente para saúde digital

A tradicional revista médica Lancet lançou a primeira edição da Lancet Digital Health, que aborda apenas temas relacionados à telessaúde e telemedicina.

A revista orientará a convergência das tecnologias digitais e da saúde para transformar a maneira como entendemos e tratamos as doenças, reconhecendo que a regulamentação para incorporar essas tecnologias em nosso cotidiano é primordial. A Lancet Digital Health pretende promover o debate sobre abordagens digitais práticas que equilibram benefícios e riscos da tecnologia em saúde. Ao reunir um público globalmente representativo e diversificado, o conselho consultivo, autores e revisores, a publicação priorizará os desafios e oportunidades interdisciplinares nos serviços de saúde digitais.

Leia a primeira edição da revista por aqui.

E.S.S.S.E. Mundo Digital promove dois seminários entre os dias 14 e 16/5, em Curitiba

Entre os dias 14 e 16/5, no Centro Universitário UniBrasil, em Curitiba, serão realizados o IV Seminário Internacional do Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação por Crianças e Adolescentes/Jovens e Adultos (E.S.S.E Mundo Digital) e o IV Seminário Nacional de Tecnologia e Dignidade Humana, como evolução das três primeiras edições nas duas esferas, internacional e nacional. O objetivo dos eventos é justamente ampliar e fortalecer o debate social sobre os impactos humanos e sociais do uso das tecnologias de informação e comunicação em relação aos Eixos Temáticos: Ética, Segurança, Saúde, Educação.

O encontro visa, também, instigar a promoção de estudos no ambiente acadêmico e científico sobre as implicações humanas do uso das tecnologias por crianças, adolescentes, jovens e adultos, bem como o planejamento, execução e avaliação de Políticas Públicas para Proteção Humana na Era Digital. 

Saiba mais e inscreva-se por aqui.

OPENIDEO abre chamada em saúde ligada ao envelhecimento saudável dos ossos
A OPENIDEO, braço ONG da IDEO, uma das precursoras da metodologia Design Thnking no mundo, lançou o desafio aberto: “Ossos saudáveis. Envelhecimento saudável”, que incentiva o desenvolvimento de soluções criativas de diferentes lugares do mundo para responder a pergunta “Como poderíamos repensar a experiência de cuidado de idosos, depois de uma fratura de osso devido à osteoporose, para garantir que seja a primeira e última?”.

Saiba mais por aqui.

SIG Padrões para Telemedicina e Informática em Saúde e ABNT/CEE-IS promovem webinar “Gestão de Riscos - visão geral do processo”, no dia 15/5
Na quarta-feira, 15/5, das 11h30 às 12h30, o SIG Padrões SIG Padrões para Telemedicina e Informática em Saúde e a Comissão de Estudos Especial de Informática em Saúde da ABNT (ABNT/CEE-IS) realizam o webinar “Gestão de Riscos - visão geral do processo”, com apresentação de Carla Freitas, coordenadora de Segurança Corporativa da RNP.

A palestrante é formada em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui pós-graduação em Redes e Segurança da Informação (SI) pela Faculdade Ruy Barbosa, além de possuir as certificações EXIN - Privacy and Data Protection, Auditor Lider ISO/IEC 27001 e QSP ISO 31000 - Gestão de Riscos e auditoria baseada em riscos. Na apresentação, Carla tratará sobre os objetivos da gestão de riscos e o porquê de ela ser um fator de sobrevivência para as organizações ISO 31000.

Acompanhe por aqui!

SIG Telenfermagem realiza sessão especial com convidado internacional no dia 29/5
No dia 29/5, às 10h (horário de Brasília), o SIG Telenfermagem realizará uma sessão especial com o convidado Dr. Marcos Junges, brasileiro que mora nos Estados Unidos há mais de 30 anos e lá realizou mestrado e doutorado em Enfermagem, na Escola de Enfermagem e Estudos de Saúde da Universidade de Miami.

Litel faz chamada para criação do SIG Telemedicina na Formação do Médico
A Liga Acadêmica de Inovação e Telemedicina (Litel-FCM-Uerj), convida outras Ligas Acadêmicas de Medicina para a criação do grupo especial de interesse (abreviatura em inglês, SIG) Telemedicina na Formação do Médico na Rute, voltado à apresentação e o debate de temas voltados para a telemedicina, bioética digital, saúde digital, inovação e empreendedorismo na medicina.

Quem tiver interesse deve entrar em contato pela página da Litel no Facebook, por aqui.

Você sabe como convidar alguém para uma sessão de SIG?

A participação individual em uma sessão específica (não regular) é permitida mediante convite do coordenador do SIG. Para isso, é necessário:

  • Ter equipamento próprio para videocolaboração (webconferência ou videoconferência por software);
  • Ter conectividade IP (interna e externa) própria, com capacidade de tráfego disponível para participação de sessões de webconferência, entre a unidade e o backbone da RNP e os servidores;
  • Ter um ambiente próprio e fixo para realização de sessões de videocolaboração, de acordo com as orientações técnicas da RNP:http://url.rnp.br?RCC-ProcessoHomologacaoVC
  • Ter conhecimento próprio para configuração e operação sobre equipamento (hardware e software) e ser capaz de realizar sessões de testes antes das sessões de webconferência.

O convite da coordenação do SIG deverá ter, além das informações de conectividade (sala virtual), informações complementares obrigatórias sobre sessões por videoconferência ou webconferência.

Saiba mais sobre o processo por aqui. 

SIGs em destaque

SIG Endocrinologia Pediátrica
O grupo tem como objetivo a atualização em temas de interesse acadêmico-assistencial dentro da especialidade, com foco no esforço colaborativo para qualificar os profissionais por meio da difusão de protocolos, discussões de casos selecionados e contatos para elaboração de projetos multicêntricos de pesquisa e extensão, bem como atividades de interesse administrativo das sociedades de especialidades pertinentes. O próximo encontro, via videoconferência, acontece na segunda-feira, 13/5, das 12h às 13h, com apresentação de Juliene Ramires, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ela falará sore o tema “Abordagem do raquitismo hispofastêmico”.

SIG Oftalmo
O grupo promove, a distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos da especialidade para fomentação do desenvolvimento acadêmico e profissional. A próxima reunião, via videoconferência, será realizada na quarta-feira, 15/5, entre 12h e 13h, com apresentação do Dr. Eduardo Cukierman, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Ele abordará casos clínicos.

SIG Telecoloproctologia
O grupo tem o objetivo de promover a discussão de casos clínicos em Coloproctologia, com docentes, discente, residentes e médicos gastroenterologista, além de outras especialidades. O próximo encontro, via videoconferência, acontece na sexta-feira, 17/7, das 9h às 10h. Profissionais da Unioeste comandarão a discussão de caso.

Confira a agenda completa.

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular  nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form

A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.