ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Boletim Rute - 24 de maio de 2019

Programa Ciência na Escola lança edital de R$ 100 milhões para seleção de entidades

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério da Educação (MEC) publicaram, no fim de abril, a chamada pública para seleção de entidades dentro do programa Ciência nas Escolas. O principal edital da iniciativa seleciona propostas de redes de instituições para aprimorar o ensino de ciências na educação básica, com foco nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.
As inscrições terminam em 24/6 e têm que ser registradas no site www.ciencianaescola.gov.br.
 
As propostas devem ser submetidas por universidades federais, que devem se coligar obrigatoriamente ao menos a um Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IF) ou Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Também podem compor o consórcio instituições de ensino superior públicas ou privadas, Institutos de Ciência e Tecnologia, redes educacionais estaduais e municipais e espaços científicos e culturais, como museus, planetários e observatórios.
 
Saiba mais por aqui.
 
7o Seminário Virtual da RETS discutirá a relação entre Educação Interprofissional e os técnicos em saúde
 
O 7º Seminário Virtual da RETS “Educação Interprofissional na formação e no trabalho dos técnicos em saúde" será realizado no dia 4/6s 14h (hora de Brasília), no Auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), com transmissão ao vivo pela RNP (em português) e pelo Facebook da RETS (em espanhol).
 
No evento, os pesquisadores Marina Peduzzi, Nildo Alves Batista e José Rodrigues Freire Filho apresentarão o tema e discutirão possibilidades para a utilização dessa estratégia na formação dos técnicos em saúde. A mesa será coordenada pelo também pesquisador Helifrancis Condé, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). 
 
Saiba mais por aqui.
 
OMS publica livro ‘Medição da saúde digital: recomendações metodológicas e estudos de caso’
A Organização Mundial da Saúde (OMS), com apoio do NIC.BR/CETIC.BR, publicou o livro “Medição da saúde digital: recomendações metodológicas e estudos de caso”, dos autores Ana Laura Martínez, David Novillo Ortiz e Fabio Sene. O principal objetivo de todo o esforço investido na produção desta publicação é disseminar metodologias e casos para facilitar a produção de dados e estatísticas de TIC no setor da saúde.
 
O livro também é uma resposta à crescente necessidade de dados e indicadores confiáveis para ajudar os governos a desenvolver e monitorar políticas e estratégias de TIC, comparar seu progresso com outros países e adotar soluções para o uso significativo e igualitário dessas tecnologias no setor da saúde. Portanto, medir a universalização do acesso às TIC nas unidades de saúde e seu uso e apropriação pelos profissionais de saúde é essencial para a formulação de políticas públicas baseadas em evidências. Os países precisam contar com uma estrutura conceitual e metodológica comum e contar com indicadores comparáveis.
 
Leia a versão em português por aqui.
 
Governo publica Decreto que altera Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Saúde
O governo federal publicou, no dia 20/5, o Decreto Nº 9.795, que aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Saúde, remaneja cargos em comissão e funções de confiança, transforma funções de confiança e substitui cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - 1DAS por Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE).
 
Do artigo 11º ao 13, o Decreto cita as mudanças na estrutura com relação à Saúde Digital.
 
Leia o decreto completo por aqui.
 

SIGs em destaque

SIG Colaborativo em Educação Médica
O grupo tem como principal objetivo promover a interação e atualização entre educadores da saúde, para isso, propõe a participação de docentes das diversas profissões, que desempenham sua função em instituições de ensino superior, com palestrantes, relato de experiências e discussão de artigos reconhecidos da educação médica. O próximo encontro, via videoconferência, será realizado na segunda-feira, 27/5, das 11h às 12h, com apresentação de Valdes Bollela, da Universidade de São Paulo (USP). O tema da apresentação será Competência profissional e curriculum”.

SIG Enfermagem Intensiva e de Alta Complexidade
O grupo tem o objetivo de desenvolver um processo permanente de teleducação, integrando os profissionais de saúde por meio de temáticas relevantes à terapia intensiva e alta complexidade nos diversos níveis de atenção em saúde. O próximo encontro, via videoconferência, acontece na quarta-feira, 29/5, das 12h às 13h30, com apresentação de profissionais da Unirio sobre o tema “Segurança do paciente na administração de fármacos – principais interações medicamentosas”.

SIG Saúde de Crianças e Adolescentes
O grupo foi criado em 2008 com o objetivo de integrar profissionais dediversas instituições nacionais e internacionais em discussões sobre temas relevantes à saúde de crianças e adolescentes brasileiros. A próxima reunião, via videoconferência, será realizada na quinta-feira, 30/5, entre 11h e 12h, com apresentação de Davi Sandes Sobral sobre o tema “Problemas respiratórios nasais & respirador bucal”.

Confira a agenda completa.

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular  nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form

A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.