ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Boletim Rute - 31 de maio de 2019

 Ministério da Saúde promove reunião para construção do plano de trabalho anual da RET-SUS

Com foco nas ações de fortalecimento da Educação Profissional de Nível Médio no Brasil, o Ministério da Saúde (MS) realizou, entre os dias 21 e 22/5, uma oficina de trabalho com a participação de representantes institucionais da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS) das cinco regiões do país, com o objetivo de consolidar o planejamento anual das atividades da Rede. O encontro nacional, realizado em Brasília (DF), contou com a presença de mais de 100 participantes.

O evento reuniu dirigentes de 40 Escolas Técnicas do SUS, além dos parceiros do Ministério da Saúde envolvidos com a temática. Na pauta, a construção coletiva do planejamento do plano de trabalho da RET-SUS para o biênio 2019/2020, em que foram discutidas ações relativas aos eixos: Gestão, Formativo-Pedagógico, Infraestrutura, Força de trabalho do SUS nas escolas e Financiamento.

RET-SUS Digital
Dentro do Telessaúde fase X - projeto da RNP com o MS/SGTES - há um pacote de Trabalho RET-SUS, no qual está sendo iniciada uma rede chamada RET-SUS Digital. A RNP está utilizando as TICs para potencializar a rede e criar de fato uma maior colaboração entre seus atores. A RET-SUS Digital segue o processo de governança semelhante aos da Rute e NutriSSAN, de forma inicial e simplificada, levando em conta que se trata de uma rede fechada.

Leia a matéria completa por aqui.

Inscrições para curso de especialização em saúde digital vão até o dia 16/6

O Curso de Especialização em Saúde Digital, realizado pelo Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (Nutes/UFPE), com duração de 12 meses (360 horas), está com inscrições abertas até o dia 16/6. O objetivo é capacitar profissionais de saúde e tecnologia na utilização qualificada das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) nas práticas clínicas.

Com a constante incorporação de novas tecnologias na Saúde, a capacidade dos profissionais de entender e rapidamente se adaptar aos novos desafios é um diferencial competitivo em sua carreira. O curso está estruturado em cinco eixos: básico, registro clínico, gestão clínica, inovações e TCC, para que o aluno construa o conhecimento a partir da experiência do paciente na rede de saúde, e associe a seu contexto de trabalho às melhores práticas de processos e ferramentas do mundo digital em busca de uma melhor performance e satisfação do paciente.

Serão utilizadas abordagens inovadoras das metodologias ativas e ensino híbrido , combinando as modalidades presencial e online. O corpo docente conta com professores da UFPE e convidados, com formação e atuação prática nos diversos componentes de aprendizagem.  

Saiba mais por aqui.

XIX SBCAS será realizado entre 11 e 14/6

Entre os dias 11 e 14/6, no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, será realizado o XIX Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS). O evento é organizado pela Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS), realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com apoio e conta com apoio institucional da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e da Associação Brasileita de Telemedicina e Telessaúde (ABTms).

O Simpósio é um dos principais fóruns de divulgação científica e de encontro de pesquisadores das áreas de computação e saúde e terá como keynote speakers a profa. Akane Sano, Rice University, PhD no MIT, com a apresentação “Toward data-driven personalized health and wellbeing assistant” e o prof. Cristiano André da Costa, UNISINOS, Pós-doc na Friedrich-Alexander-Universitat-Erlangen-Nurnberg, FAU, Alemanha, com a palestra “Internet das Coisas de Saúde: Revolucionando a Medicina com Smartphones, Wearables e Machine Learning”.

Inscreva-se por aqui.

Saiba mais sobre o evento por aqui.

SIGs em destaque

SIG Obstetrícia Patológica
O grupo tem como objetivo discutir, a nível nacional e internacional, as principais patologias obstétricas responsáveis por alta morbidade e mortalidade materna e perinatal. O próximo encontro, via videoconferência, acontece na terça-feira, 4/6, das 8h15 às 9h45, com apresentação do professor Alberto Carlos Moreno Zaconeta, da Universidade de Brasília (UnB). Será tratado o tema “Vasa prévia”.

SIG Mastologia
O grupo se propõe a promover, a distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos na área da mastologia, por meio de discussão de casos clínicos de doenças benignas e malignas das mamas. A próxima reunião, via videoconferência, será realizada na quinta-feira, 6/6, entre 8h30 e 10h, com discussão de casos clínicos comandada pelo Dr. Ruffo de Freitar Jr., da Universidade Federal de Goiás (UFG).

SIG Cardiologia
O grupo tem por finalidade proporcionar discussões clínicas e sessões de atualização voltadas para o ensino, pesquisa e aprimoramento técnico das equipes. O próximo encontro, via videoconferência, acontece na quinta-feira, 6/6, das 11h às 12h, com apresentação de profissionais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Confira a agenda completa.

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular  nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form

A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.