ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Divulgação de eventos dos parceiros Rute – Fevereiro de 2017 – Parte III

Opas divulga perfis de e-Saúde nas Américas

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) divulgou os perfis de e-Saúde de cada país da América Latina, com estatísticas no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação. Os dados, obtidos pelo Observatório Global em e-Saúde, detalham as ações governamentais na área, os projetos e programas nacionais e regionais, a legislação sobre o tema, além de documentos e relatórios publicados pela Opas. O objetivo foi criar uma única fonte de informação referência em e-Saúde. Acesse aqui os dados sobre o Brasil.

Palestra sobre estratégias de e-Saúde no Brasil

Na próxima segunda-feira (20/2), das 20h às 21h30 (horário de Brasília), a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) transmitirá online uma palestra sobre estratégias de e-saúde no Brasil. O convidado é o especialista em Políticas Públicas e Gestão de Sistemas de Saúde, Michael Luiz Diana de Oliveira. O objetivo das oficinas online é apresentar a estratégia do Ministério da Saúde para implantação do Registro Eletrônico de Saúde Nacional, bem como seus principais componentes e estado atual de implantação. A palestra será transmitida por este link.

Lista dos grupos de pesquisa em informática e saúde

A Diretoria de Educação da SBIS também publicou uma lista dos grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que trabalham com informática em saúde. Acesse no site da SBIS. Se você trabalha em um grupo de pesquisa em informática em saúde e o mesmo não consta na lista, envie um e-mail para educacao@sbis.org.br.

Notícias de telessaúde e telemedicina da América Latina

Em fevereiro, a Associação Ibero-americana de Telessaúde e Telemedicina (AITT) publicou seu boletim especial, em comemoração aos seis anos da instituição. Um dos destaques é o Congresso Ibero-americano de Telessaúde e Telemedicina, que acontecerá entre os dias 4 a 6 de outubro em Bogotá, na Colômbia. Acesse o informativo.

SIGs

Reunião Geral NutriSSAN

No dia 20/2, de 11h ao 12h, o comitê assessor da NutriSSAN - Rede Global de Ensino, Pesquisa e Extensão em Nutrição, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – realizará o seu primeiro encontro do ano para estabelecer um calendário de reuniões, rever os procedimentos de participação, a criação de SIGs e a adesão à NutriSSAN, além do processo de homologação de infraestrutura para participação na rede. “Queremos discutir também a proposta de SIG iniciais, o que inclui um SIG Técnico Operacional NutriSSAN”, revela o gerente de inovação da Rute, Paulo Lopes.

SIG Sentinela

Criado por iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com o Hospital Sírio Libanês, o grupo promove a atualização de profissionais nos conteúdos ligados à vigilância sanitária no pós-uso e comercialização de produtos e tecnologias de saúde, gerenciamento e gestão de risco. A próxima videoconferência será no dia 21/2, das 11h às 12h, sobre como o uso de ferramentas de qualidade contribui para a segurança do paciente. A sessão será conduzida pela Dra. Jacione Lemos Botelho Maia, do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

SIG Pneumologia

O grupo, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem o objetivo de desenvolver um processo permanente de tele-educação em pneumologia. A próxima videoconferência está agendada para o dia 21/2, das 12h30 às 14h, com a discussão de casos clínicos.

SIG Padrões para Telemedicina e Informática em Saúde

A próxima webconferência do grupo será no dia 21/2, das 14h às 17h. A pauta será formada em cima da reunião plenária. Os interessados em participar, a distância, poderão fazê-lo apenas nas unidades Rute já autorizadas ou contatar uma unidade Rute mais próxima.

SIG Teleodontologia

Coordenado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), o grupo tem como objetivo promover a troca e o compartilhamento de experiências no que se refere à integração de TIC às práticas da Odontologia, além de fortalecer a Rede Nacional de Teleodontologia. A próxima webconferência será no dia 22/2, das 15h às 16h, com apresentação da Dra. Elizabeth Biruel, sobre o desenho instrucional aplicado em cursos online.

SIG Trauma-Cirurgia de Emergência e Trauma

O grupo, coordenado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem como objetivo promover e desenvolver, a distância, a capacitação de cirurgiões de trauma do Brasil na implantação de cursos à distância, reuniões clínicas, segunda opinião formativa e padronização de protocolos. As próximas videoconferências serão no dia 22/2, das 16h às 18h.

SIG Cirurgia Pediátrica (Cirped)

O grupo, coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tem como objetivo promover, a distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos para alunos de graduação, pós-graduação, residentes e médicos com interesse na área de cirurgia pediátrica.  A próxima videoconferência está agendada para o dia 23/2, das 15h às 17h30, com discussão de casos, conduzida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Acesse: http://url.rnp.br?sigcirped.

- Os membros Rute, interessados em integrar qualquer um dos grupos, devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br

-A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs;

-Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.