ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Divulgação de eventos dos parceiros Rute – Fevereiro de 2017 – Parte IV

Unifesp lança mestrado e doutorado em Big Data e Saúde

O grupo de pesquisa Saúde 360o, coordenado pelo Dr. Ivan Torres Pisa, está aceitando candidatos para o mestrado acadêmico, doutorado e pós-doutorado para a realização de pesquisas acadêmicas na área de gestão e informática em saúde.

Os temas incluem Big Data em saúde, mineração de dados e texto, telemedicina e telessaúde, linked open data, ontologias, análise de redes sociais, inteligência artificial, entre outros. O grupo de pesquisa está inserido no programa de pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O programa congrega orientadores com pesquisas em aquisição e análise de dados biológicos e imagens em saúde; gestão e análise de tecnologias, indicadores, programas, serviços e avaliação de impactos em saúde; registro, recuperação e relacionamento de dados em saúde; e tecnologias educacionais e de colaboração em saúde. Acesse o edital.

Estudo sobre temperamento e saúde mental na idade adulta

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) convida interessados para participar de um estudo pioneiro sobre temperamento e saúde mental na idade adulta. A coordenação é do professor da UFC André Férrer Carvalho e do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação da Universidade de Fortaleza. O projeto conta com parceria de universidades internacionais (Universitat de Barcelona, University of Texas Health Science Center e King's College London) e é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para participar, é preciso ter mais de 18 anos. Saiba mais.

Livro sobre informação e tecnologias emergentes para a saúde

Está disponível para download no site da Editora UFPB o livro “Múltiplas Abordagens sobre Informação e Tecnologias Emergentes para a Saúde”, organizado pelo professor Henry de Holanda Campos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), acompanhado de Virgínia Bentes Pinto, Odete Mayra Mesquita Sales e Henry Poncio Cruz de Oliveira. A obra é voltada para estudantes, profissionais da informação e da saúde, docentes, pesquisadores e demais interessados nas interfaces entre os dois temas.

Nutes/UFPE é destaque do boletim e-Heatlh Reporter Latin America

A última edição do boletim e-Health Reporter Latin America trouxe como destaque o trabalho do Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (Nutes/UFPE). Segundo a reportagem, o núcleo de telessaúde já emitiu 10.446 laudos de eletrocardiograma (ECG) gratuitamente em municípios de Pernambuco que utilizam o serviço de telediagnóstico pela Internet. Apenas o serviço de telediagnóstico de eletrocardiograma atende mais de 10 mil pacientes gratuitamente em todo o estado. Leia mais.

SIGs

SIG Mastologia

Coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o grupo realizará a próxima videoconferência no dia 2/3, das 8h30 às 10h. A reunião será conduzida pelo Dr. Ruffo de Freitas Jr., da Universidade Federal de Goiás (UFG).

SIG Cardiologia

O grupo tem como objetivos a discussão de casos clínicos, a promoção de cursos de reciclagem e o treinamento de equipes de saúde na área de telecardiologia. A próxima videoconferência será no dia 2/3, das 11h às 12h, conduzida pelo Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (Incor).

SIG Patologia Cervical Uterina

Coordenado em parceria pelo Inca, o Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz), o Instituto de Ginecologia da UFRJ e a Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGIC), o grupo tem como objetivo apoiar ações de qualificação de ginecologistas para assistência secundária a mulheres portadoras de lesões intraepiteliais do colo de útero. A próxima videoconferência será no dia 3/3, das 9h às 12h, com a apresentação da Dra. Yara Furtado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sobre células escamosas atípicas de significado indeterminado, quando não se pode excluir lesão intraepitelial de alto grau.

SIG Cuidados Farmacêuticos

O grupo, coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo promover a educação continuada dos profissionais farmacêuticos. A próxima webconferência será no dia 3/3, das 10h30 às 12h, com apresentação de Siomara Regina Hehn, da Universidade de Passo Fundo, e Patrícia Carvalho Varuel Okumura, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, sobre monitoramento terapêutico de vancomicina.

SIG Odontologia - Diagnóstico Bucal

O grupo, coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), confirma sua próxima webconferência para o dia 6/3, das 12h às 13h. A reunião será conduzida pela professora Alessandra Campos, da Universidade de Franca (Unifran).

- Os membros Rute, interessados em integrar qualquer um dos grupos, devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br

-A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs;

-Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.