ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Divulgação de eventos dos parceiros Rute – Março de 2017 – Parte II

Igualdade de gênero e telessaúde

A Sociedade Internacional de Telemedicina e Telessaúde (ISfTeH, em inglês), convidou a coordenadora da rede de informação em português da Organização Mundial da Saúde (OMS), Regina Ungerer, para assinar o editorial do seu boletim informativo sobre a inserção de mulheres na e-Saúde.

No artigo, Regina Ungerer cita iniciativas para a inclusão digital, como a da União Internacional de Telecomunicações (ITU), que criou uma data, dia 4 de abril, para encorajar mulheres a seguirem carreira em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), diante da presença feminina ainda insuficiente no setor. Indicou ainda o Grupo de Trabalho criado pela ISfTeH para discutir as oportunidades para mulheres nas áreas de telemedicina e telessaúde.

A igualdade de gênero é um dos indicadores da Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda para o Desenvolvimento Sustentável em 2030. “Se continuarmos a empoderar mulheres, a encorajar a educação das mais jovens e aumentar a participação feminina no mercado de trabalho, vamos contribuir para que elas tenham um futuro melhor e alcançar melhores perspectivas de avanços”, afirmou Regina Ungerer no artigo.

Acesse o texto completo.

Mestrado e doutorado da Unifesp em Big Data e Saúde

O grupo de pesquisa Saúde 360o, coordenado pelo Dr. Ivan Torres Pisa, está aceitando candidatos para o mestrado acadêmico, doutorado e pós-doutorado para estudos acadêmicos na área de gestão e informática em saúde.

Os temas incluem Big Data em Saúde, mineração de dados e texto, telemedicina e telessaúde, linked open data, ontologias, análise de redes sociais, inteligência artificial, entre outros. O grupo de pesquisa está inserido no programa de pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O programa congrega orientadores com pesquisas em aquisição e análise de dados biológicos e imagens em saúde; gestão e análise de tecnologias, indicadores, programas, serviços e avaliação de impactos em saúde; registro, recuperação e relacionamento de dados em saúde; e tecnologias educacionais e de colaboração em saúde. Acesse o edital.

SIGs

SIG Medicina Tropical

Sob a coordenação da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT-AM), o grupo estimula o estudo das doenças infecciosas mais prevalentes nos países tropicais. A próxima videoconferência será no dia 14/3, das 10h às 11h, sobre a medicina dos viajantes, com a apresentação da professora Filomena e Dr. Fábio Francesconi.

SIG Sentinela

Criado por iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com o Hospital Sírio Libanês, o grupo promove a atualização de profissionais nos conteúdos ligados à vigilância sanitária no pós-uso e comercialização de produtos e tecnologias de saúde, gerenciamento e gestão de risco. A próxima videoconferência será no dia 14/3, das 11h às 12h.

SIG Oncopediatria

Coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o grupo promove, a distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos da especialidade para fomentar o desenvolvimento acadêmico e profissional. A próxima atividade do SIG será uma videoconferência no dia 14/3, das 13h às 14h, com discussão de casos clínicos, conduzida pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), de Recife.

SIG Rede Nacional de Pesquisa em Telessaúde

O SIG visa dar apoio à implantação de novos núcleos de telessaúde no Brasil, por meio da troca de experiências em nível nacional e internacional, como estratégia para o fortalecimento do SUS no Brasil. A próxima videoconferência será no dia 14/3, das 15h às 16h, sobre padrões de normatização em informática em saúde. A condução é de Beatriz Leão, da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).

SIG Hemorrede - Técnico-Científico

Coordenado pelo Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (Nutes-HC-UFPE) e pela Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (CGSH-MS), o grupo promove a disseminação de conhecimentos e troca de experiências na qualificação profissional em hemoterapia e hematologia de serviços membros da Hemorrede Virtual – RHEMO. A próxima videoconferência será no dia 14/3, das 16h às 17h30, com a apresentação de Jaqueline Parente, sobre os cuidados na quantificação coagulométrica de Fator VIII e IX que contribuem com o controle de qualidade interno. Acesse pela sala: http://url.rnp.br?HemorredeTecnicoCientifico.

SIG Oftalmo

Coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o grupo fará a próxima videoconferência no dia 15/3, das 14h às 15h30, com a discussão de casos clínicos conduzida pelo Dr. Flavio Hirai, da Unifesp.

SIG Cardiologia

O grupo tem como objetivos a discussão de casos clínicos, a promoção de cursos de reciclagem e o treinamento de equipes de saúde na área de telecardiologia. A próxima videoconferência será no dia 16/3, das 11h às 12h, com a apresentação do Dr. Izo Helber (Unifesp), com um caso clínico sobre amiloidose.

SIG Telecoloproctologia

Coordenado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o grupo se reunirá por videoconferência no dia 17/3, das 9h às 10h.

Reunião de Comitê Assessor NutriSSAN

No dia 20/3, de 11h ao 12h, o comitê assessor da NutriSSAN - Rede Global de Ensino, Pesquisa e Extensão em Nutrição, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – realizará a sua segunda reunião no ano.

SIG TeleRedeBLH - Tele Rede de Bancos de Leite Humano

Coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o grupo fará a próxima videoconferência no dia 20/3, das 12h às 13h30. A sessão será apresentada por Márcia Benevenuto, sobre a representação social de mulheres na doação de leite humano.

- Os membros Rute, interessados em integrar qualquer um dos grupos, devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br

-A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs;

-Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.