ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Boletim Rute - 31 de março de 2017

Novo Centro de Detecção de Câncer da USP favorece telemedicina

O Hospital Universitário (HU) da Universidade de São Paulo (USP) passou a contar com um novo Centro de Detecção de Câncer, fruto da modernização do seu parque de equipamentos de radiologia e da implantação de um sistema de telemedicina, que permitirá o trabalho colaborativo com outros hospitais.

As conquistas são fruto de uma parceria entre o HU, a empresa japonesa Fujifilm e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O financiamento permitirá, ao Hospital Universitário, integrar um projeto de pesquisa de dois anos, através do qual se dá a implantação de um amplo Centro de Detecção de Câncer. Além disso, a JICA financiará a implantação de um moderno programa de armazenamento e distribuição de imagens radiológicas no HU, o que permitirá a realização de sessões de telemedicina e telerradiologia. Leia mais no site da USP.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens.

Palestra gratuita sobre engajamento em saúde

No dia 3/4, das 20h às 21h30 (horário de Brasília), a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) realizará um seminário online gratuito sobre o uso da tecnologia no engajamento do paciente. A palestrante convidada é Márcia Ito, pesquisadora da IBM Research Brasil e professora visitante do Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O tema trata da necessidade de engajar os pacientes para garantir a sustentabilidade do Sistema de Saúde. Acesse a transmissão online por esse link.

SIGs em destaque

SIG Simulação em Saúde

Coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o grupo foi criado para compartilhar experiências e expandir o conhecimento sobre a metodologia de ensino com base em simulação na área de saúde. A próxima sessão será no dia 4/4, das 12h às 13h, com apresentação do Dr. Marcelo Magaldi, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sobre simulação médico-cirúrgica e o resgate da biologia do espaço conquistado pela Engenharia.

SIG Cuidados Farmacêuticos

O grupo, coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo promover a educação continuada dos profissionais farmacêuticos. A próxima webconferência será no dia 7/4, das 10h30 às 12h, com a apresentação de Maria Auxiliadora Parreiras Martins, do Hospital de Clínicas da UFMG, sobre cuidado farmacêutico na anticoagulação.

SIG Patologia Cervical Uterina

Coordenado em parceria pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz), o Instituto de Ginecologia da UFRJ e a Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGIC), o grupo tem o objetivo de apoiar ações de qualificação de ginecologistas para assistência secundária a mulheres portadoras de lesões intraepiteliais do colo de útero. A próxima videoconferência será no dia 7/4, das 9h às 12h, com a apresentação da Dra. Walquíria Primo, do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), sobre células glandulares atípicas.

Veja a agenda completa no portal Rute.

- Os membros Rute, interessados em integrar qualquer um dos grupos, devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br

-A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs;

-Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.