ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Boletim Rute - 7 de abril de 2017

Delegação da Rússia fará palestras sobre telemedicina nos Brics

A experiência da Universidade da Rússia Peoples' Friendship (PFUR) em telemedicina será o tema de duas palestras especiais transmitidas por videoconferência na próxima semana, uma na segunda-feira (10/4) e outra na quarta-feira (12/4), às 14h (horário de Brasília).

A visita da delegação da PFUR tem o objetivo de integrar as ações desenvolvidas no Brasil ao escopo dos outros países que compõem os Brics - Rússia, Índia, China e África do Sul. A instituição exerce um papel de liderança para a inserção da telemedicina na pauta do grupo econômico.

A delegação é composta pelo professor da PFUR e membro da Agência Nacional de Telemedicina, Dr. Mikhail Natenzon, e o chefe do Departamento de Telemedicina e Informática e Saúde da universidade, Dr. Konstatin Sidelnikov, e a pró-reitora da instituição, Dra. Svetlana Kuhno.

Além das oportunidades para os Brics, as palestras também falarão sobre temas técnicos ligados à telemedicina. Na segunda-feira, os temas serão equipamentos para telemedicina, os processos de envelhecimento e hospital digital. Já na quarta-feira, os palestrantes falarão sobre o alncace da telemedicina na zona rural e localidades remotas, assistência médica através da gestão digital da organização de saúde e serviços de telemedicina para desastres e plataformas mobile. Os participantes registrados no sistema de presença da Rute receberão certificados.

Reserve sua agenda e participe!

Foto: Campus principal da PFUR, em Moscou.

Fundação Bill & Melinda Gates vai investir em projetos de saúde

Estão abertas as inscrições para a 19ª rodada de desafios em saúde global e desenvolvimento, na chamada Grand Challenges Explorations, promovida pela Fundação Bill & Melinda Gates. Os candidatos que tiverem os seus projetos selecionados receberão US$ 100 mil para desenvolverem suas ideias, podendo ainda concorrer a um aporte adicional de US$ 1 milhão. As propostas devem ser submetidas até o dia 3/5. Nessa rodada, os desafios terão como tema as tecnologias vestíveis (wearables) em diversas aplicações. Para obter dicas de submissão de propostas, acesse o site do programa.

Curso oficial da Certificação SBIS-CFM

Em abril, a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) abrirá mais uma turma do Curso Oficial da Certificação SBIS-CFM, específico para a nova versão 4.2 do Manual de Certificação (Edição 2016). O curso contemplará o detalhamento e explicação do processo e de todos os requisitos mandatórios. Para saber mais e acompanhar o processo de inscrição, acesse o site da SBIS.

1ª Oficina Online de Estratégias em e-Saúde para o Brasil

No dia 17/4, das 20h às 21h30 (horário de Brasília), a SBIS realizará uma oficina online sobre o Conjunto Mínimo de Dados (CMD), documento público que coleta dados de todos os estabelecimentos de saúde do Brasil, em cada contato assistencial. O documento foi instituído como componente obrigatório em todo o sistema de saúde do Brasil. A palestra é gratuita e pode ser acessada em http://www.sbis.org.br/oficina-esaude.

SIGs em destaque

SIG Endocrinologia Pediátrica

Coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o grupo busca a atualização em temas de interesse acadêmico e assistencial, pela discussão e difusão de protocolos, de casos selecionados e contatos para elaboração de projetos multicêntricos de pesquisa e extensão. A próxima videoconferência será no dia 10/4, das 11h30 às 12h30, com apresentação do prof. Raphael Liberatore Jr., da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, com o tema diabetes neonatal com diagnóstico aos 13 anos.

SIG Rede Nacional de Pesquisa em Telessaúde

O SIG visa dar apoio à implantação de novos núcleos de telessaúde no Brasil, por meio da troca de experiências em nível nacional e internacional, como estratégia para o fortalecimento do SUS no Brasil. A próxima videoconferência será no dia 11/4, das 15h às 16h, e será conduzida por Filipe Santana, do Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O tema é o uso de Big Data e Business Intelligence, para o monitoramento e avaliação em telessaúde.

SIG Fonoaudiologia

Coordenado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o grupo desenvolve ações conjuntas com instituições de ensino de fonoaudiologia nacionais e internacionais. No próximo dia 12/4, das 16h às 17h, será realizada uma videoconferência para educação de surdos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e português, com a apresentação da Dra. Adriana Di Donato Chaves, da UFPE.

Veja a agenda completa.

- Os membros Rute, interessados em integrar qualquer um dos grupos, devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br

- A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs;

- Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.