ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Boletim Rute - 13 de abril de 2017

 

Delegação russa contribui para o avanço da telemedicina no Brasil

Entre os dias 5 e 12/4, representantes da Universidade da Amizade dos Povos da Rússia (RUDN, em inglês PFUR) cumpriram uma série de compromissos no país dentro da agenda dos Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A instituição exerce um papel de liderança em telemedicina e, em 2014, foi responsável por incluir o tema na pauta dos ministérios de Ciência e Tecnologia dos países que compõem o bloco.

 

 

A delegação foi composta pelo presidente do Conselho da Agência Nacional de Telemedicina da Rússia, Dr. Mikhail Natenzon; o chefe do Departamento de Telemedicina e Informática e Saúde da RUDN, Dr. Konstatin Sidelnikov, e a pró-reitora da instituição, Dra. Svetlana Kuhno.

Durante o período, a delegação russa esteve em três cidades – Rio, Belo Horizonte e Brasília. No Rio, Mikhail Natenzon participou por videoconferência do Congresso MedTel, da Sociedade Internacional de Telemedicina e Telessaúde (ISfTeH), realizado em Luxemburgo no dia 5/4.

Nos dias 7, 10 e 12/4, ele e Konstatin Sidelnikov ministraram três palestras para a comunidade Rute por videoconferência, sobre temas específicos ligados à telemedicina. Ao todo, 12 instituições brasileiras estiveram conectadas às reuniões virtuais.

Ainda no Rio, a comitiva visitou a presidência do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ipub/UFRJ) e o Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde foi assinado um acordo de cooperação entre a Uerj e a RUDN.

Já em Belo Horizonte, os representantes passaram pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também foi encaminhado um projeto de cooperação e houve uma reunião da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a retomada das atividades do grupo eHealth Technical Advisory Group.

Em Brasília, a delegação da Rússia participou de uma reunião com foco na agenda dos Brics, junto às assessorias internacionais dos ministérios de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Saúde (MS), da Educação (MEC) e a direção de ensino e pesquisa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Delegação russa e a equipe de telessaúde da Uerj, no Rio de Janeiro.

Curso de capacitação sobre Influenza

O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (Nuteds/UFC) reabriu as inscrições para vagas remanescentes no processo seletivo do curso “Capacitação sobre Influenza para Profissionais de Vigilância em Saúde”. Agora, são ofertadas 277 vagas destinadas aos profissionais de saúde com nível médio e/ou superior que atuam na área de vigilância da influenza e/ou saúde em geral, nas esferas municipal, estadual ou federal. As inscrições são gratuitas e se encontram abertas no período de 12 a 26/4. Para se inscrever, acesse o formulário de inscrição, disponível no edital.

SIGs em destaque

SIG Telenfermagem - Saúde Mental

Sob a coordenação do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, o grupo promove encontros a partir de discussões sobre a área de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental. A próxima webconferência será no dia 18/4, das 10h às 12h, com a apresentação da Dra. Paula Cerqueira, do Ipub/UFRJ, sobre a formação de recursos humanos para a saúde mental.

SIG Sentinela

Criado por iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com o Hospital Sírio Libanês, o grupo promove a atualização de profissionais nos conteúdos ligados à vigilância sanitária no pós-uso e comercialização de produtos e tecnologias de saúde, gerenciamento e gestão de risco. A próxima videoconferência também será no dia 18/4, das 11h às 12h, e traz o tema “A comunicação consciente e seu valor para a segurança do paciente”. O palestrante convidado é Wagner Galletti Valença.

SIG Radiação e Saúde Pública

Coordenado pelo Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (Nutes/UFPE) e pela Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (CGSH-MS), o grupo promove a integração, a troca de experiências e a qualificação no âmbito de gestão em serviços de hemoterapia para membros da Hemorrede Virtual – RHEMO. A próxima videoconferência será no dia 19/4, das 10h às 11h30, com a apresentação de Érica de Araújo Lima (IEN), sobre controle de qualidade na produção de radiofármacos.

Veja a agenda completa.

- Os membros Rute, interessados em integrar qualquer um dos grupos, devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br

-A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs;

-Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.