ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Divulgação de eventos dos parceiros Rute – dezembro de 2012 - parte I

Eventos
1º Curso sobre abordagem de usuários de substâncias psicoativas

Será realizado no próximo dia 06, das 8h às 17h, o 1º curso sobre abordagem de usuários de substâncias psicoativas, no Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP). O curso será realizado na sala de Telemedicina / Auditório, com transmissão simultânea pela Rede Universitária de Telemedicina (Rute). As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas para até 120 pessoas. Para se inscrever, deve-se preencher o seguinte questionário: www.surveymonkey.com/s/psicoativas . Mais informações pelo telefone (1) 3521-7514 ou (19) 32328415e pelo e-mail tunico@hc.unicamp.br.
 
SIGs
SIG Radiologia e Diagnóstico por Imagem em Pediatria

Formado para discutir casos de radiologia pediátrica, o SIG, coordenado pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), fará sua próxima reunião por videoconferência no dia 3/12. A sessão acontece das 9h às 12h e terá a apresentação de tema de atualização sendo conduzida pela coordenação do SIG. A sessão também será transmitida por conferência web na sala do Telessaúde RJ.
 
SIG Cardiologia
O grupo tem como objetivos a discussão de casos clínicos, a promoção de cursos de reciclagem e o treinamento de equipes de saúde na área de telecardiologia. As próximas videoconferências do SIG, coordenado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), estão agendadas para os dias 3/12 e 7/12. A primeira sessão, que será realizada das 10h às 11h30, abordará uma discussão de Caso Clínico. A segunda reunião, que será das 8h às 9h, abordará o Fórum de Cardiologia, coordenado pelo Instituto Dante Pazzanese.
 
SIG Rede Nacional de Pesquisa em Telessaúde
Este grupo Rute, coordenado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem como objetivo promover a integração e troca de experiência entre gestores dos núcleos técnico‐científicos de telessaúde das diferentes regiões do Brasil no âmbito do Programa Telessaúde Brasil Redes, visando o aprimoramento, padronização dos processos de trabalho, produção e organização dos materiais educacionais produzidos e o apoio à implantação de novos núcleos para o fortalecimento do Programa Telessaúde Brasil Redes. E como próximaatividade, o SIG está com uma videoconferência agendada para o dia 03/12, das 17h às 18h. A sessão terá como tema “Avaliação 2012 e Planejamento 2013”. Os membros Rute interessados em integrar o grupo devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br.
 
SIG Sentinela
Coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Hospital Sírio-Libanês, o SIG discute qualidade e segurança em hospitais da Rede Sentinela. A próxima videoconferência será no dia 4/12, das 11h às 12h, com o tema “Indicador nacional : infecção primária da corrente sanguínea associada a cateter venoso central em UTI ” sendo apresentado por Fabiana Cristina de Souza (GGTES/ANVISA).
 
SIG Saúde Indígena

Este grupo de interesse especial Rute, coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tem como objetivo promover a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos para contribuir na estruturação do Subsistema de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. A próxima videoconferência do SIG acontecerá no dia 5/12, das 9h30 às 11h30. A reunião terá o tema “Práticas alimentares e repercussão na saúde indígena”, sendo apresentado pela Profa. Sônia Maria de Queiroz e Silva (UFT). Os membros Rute interessados em integrar o grupo devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br.
 
SIG Onco-Ginecologia
Na quarta-feira, dia 5/12, das 13h às 14h, o SIG Onco-Ginecologia realizará sua próxima videoconferência em 2012. A sessão ocorrerá com discussão de caso clínico, sob a responsabilidade de coordenação da UERJ.
 
SIG Saúde do Servidor Público
Este novo grupo Rute, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, tem como objetivo promover práticas inovadoras na Educação em Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público. E como próxima atividade na Rute, o SIG está com webconferência agendada para o dia 5/12, de 14h às 15h30. A sessão terá como tema “SIG Saúde do Servidor/SIASS/RUTE” que será apresentado por Giane Ribeiro (Coordenadora Geral da Rede SIASS – DESAP/SEGEP/MP); Profa. Gláucia Silveira Castro (UFRJ/PR4/DVST – Responsável Técnica pelo Programa de Comunicação e Tecnologia da Informação da Unidade de Referência SIASS 50/SEPE, Coordenadora Geral do SIG Saúde do Servidor Público); Profa. Dra. Sônia Figueiredo (Diretora do Instituto de Doenças do Tórax – Faculdade de Medicina/CCS/UFRJ - Coordenadora Acadêmica do SIG Saúde do Servidor Público). Os membros Rute interessados em integrar o grupo devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br.
 
SIG Atenção Primária à Saúde (APS)
A próxima videoconferência do SIG está agendada para o dia 6/12, das 15h30 às 17h. A reunião será apresentada pelo Prof. Dr. Gustavo Gusso - Médico de Família e Comunidade - USP / Santa Marcelina e terá como tema “Avanços e limites da Atenção Primária no Brasil: um olhar a partir das experiências internacionais”. Este grupo é coordenado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Para participar, procure a sala Rute de sua instituição no mapa de localização em www.rute.rnp.brou siga as instruções para assistir à sessão ao vivo pela Internet: acessar o site da Rute e clicar na URL do anúncio da sessão, localizado no calendário de eventos. Requisitos para recebimento da transmissão: banda de Internet de 512 Kbps e plugin do Windows Media Player instalado no navegador ou QuickTime.
 
SIG Patologia Cervical Uterina
Este SIG visa apoiar ações de qualificação de ginecologistas para assistência secundária a mulheres portadoras de lesões intraepiteliais no colo do útero. O grupo é coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e sua próxima atividade será uma videoconferência no dia 7/12. A sessão, que acontecerá das 11h às 12h, abordará o tema “Conduta em adenocarcinoma in situ e invasor”. Os membros Rute interessados em fazer parte do grupo devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br.
 
SIG Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC)
O grupo Rute, coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem como objetivo consolidar, de maneira otimizada, a articulação entre as unidades que compõem a RNPC, desenvolvendo condições que possibilitem a operacionalização das políticas estratégicas e das prioridades de pesquisa em saúde, definidas pelo Comitê Supervisor Técnico. E como próxima atividade, o SIG está com uma videoconferência agendada para o dia 10/12, das 10h às 11h, e o tema será o relatório de atividades coordenação RNPC-2012, Informes Interstício dezembro/ fevereiro 2013.
 
SIG Endocrinologia Pediátrica
O grupo tem como objetivo a atualização em temas de interesse acadêmico-assistencial dentro da especialidade, com foco no esforço colaborativo de melhor qualificar os profissionais através de discussão e difusão de protocolos, discussões de casos selecionados e contatos para elaboração de projetos multicêntricos de pesquisa e extensão. A coordenação é da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como próxima atividade na Rute, o SIG está com uma videoconferência agendada para o dia 10/12, das 11h30 às 12h30. A sessão será conduzida pelos conferencista Ricardo Arrais (UFRN) e pelo debatedor Crésio Alves (UFBA), que apresentarão o tema “Indicação e início de SICI (bomba de insulina) em crianças”. Os membros Rute interessados em integrar o grupo devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br.
 
SIG Serviços de Enfermagem dos HUs
A próxima videoconferência do grupo será realizada no dia 10/12, das 15h às 17h. A sessão iniciará com a apresentação da Unifesp, que será seguida de um debate entre os membros do grupo em torno do tema proposto: “Avanços e dificuldades na implementação da NR-32”. O SIG é coordenado pela Unifesp.
 
 
- Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília;
 
- A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs;