ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Divulgação de eventos dos parceiros Rute - maio de 2010 - parte IV


Autor: RNP


Destaques


Transmissão de cirurgia ao vivo para os membros da Rute
No dia 1º de junho, a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre transmitirá ao vivo uma cirurgia de colecistectomia por microvideolaparoscopia utilizando trocáteres de 03 mm. A intervenção cirúrgica será realizada no Hospital São Francisco pelo dr. Luiz de Carli e sua equipe, sendo e transmitida por videoconferência em tempo real para a Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Chile.
A intervenção está prevista para começar às 10h. As instituições Rute que desejarem assistir à cirurgia por videoconferência deverão solicitar participação até o dia 30/5 pelo e-mail info@rute.rnp.br.

Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
A organização do XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS), cujo tema é “Tecnologias inteligentes conectando serviços, profissionais e usuários da saúde”, prorrogou o prazo para submissão de trabalhos até o dia 1º de junho.

As submissões deverão ser realizadas no site www.sbis.org.br/cbis2010.

Serviço:
XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS)
Data: 18 a 22 de outubro de 2010
Local: Summerville Beach Resort, Praia de Porto de Galinhas/PE
Prazo de submissão de trabalhos: até 15 de maio
Mais informações: www.sbis.org.br/cbis2010
 
Pacto de Redução da Mortalidade Infantil na Amazônia legal e no Nordeste
O Ministério da Saúde promoverá no dia 2 de junho, às 14h, uma palestra por videoconferência que será direcionada aos profissionais da saúde que atuam nos hospitais que fazem parte da Rede Universitária de Telemedicina. O evento será dedicado principalmente às instituições situadas nas regiões da Amazônia legal (RO, RR, AP, AM, AC, MT, TO, PA, MA) e Nordeste (BA, SE, PB, PE, RN, CE, PI, AL).
O objetivo está centrado na redução da mortalidade infantil na amazônia legal e no Nordeste, e todos os núcleos de telemedicina e telessaúde da Rute irão disponibilizar suas infraestruturas de videoconferência para acolher os profissionais convidados na sessão, que terá uma hora para exposição e uma hora para debater o tema “Terapia antenatal com corticóide para maturação fetal: uma importante estratégia de redução da mortalidade neonatal”.
Esta atividade também será aberta aos demais membros Rute. Os interessados em participar por videoconferência devem entrar em contato até o dia 26/5 pelo e-mail info@rute.rnp.br.
 
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Saúde
O Ministério da Saúde do Brasil, a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) e a Associação Ibero-Americana dos Centros de Investigação e Empresas de Telecomunicações (AHCIET) promovem o evento “Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Saúde” nos dias 7 e 8 de junho de 2010, na Faculdade de Medicina da USP.

O objetivo do evento é divulgar experiências bem-sucedidas na área de TIC e saúde, assim como apoiar a transferência de boas práticas por meio do projeto “TIC e inclusão social”, desenvolvido pela AHCIET e aprovado pela cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e Governo.
 

Grupos de Interesse Especial - SIGs



SIG Sentinela
Coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Hospital Sírio Libanês, o SIG discute qualidade e segurança em hospitais da Rede Sentinela. A próxima videoconferência será no dia 1/6, de 11h às 12h.
O tema será “Segurança do Paciente em um Hospital Público: resultados, desafios e perspectivas”, e a palestrante será a dra. Helaine Carneiro Capucho, gerente de Risco do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.
 
SIG Onco-Ginecologia
No dia 2/6, de 13h às 14h, o SIG, coordenado pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, realizará sua próxima videoconferência. Na sessão, o grupo discutirá casos clínicos, que serão apresentados pelo dr. Ricardo Reis, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (UFRGS).
Também fazem parte deste SIG a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), o Hospital Guilherme Álvaro, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a Universidade Federal de Amazonas (UFAM), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
 
SIG TeleDermato
A próxima sessão do PVCD (Pan-American Virtual Conference in Dermatology) acontecerá no dia 4/6, das 13h às 14h. As unidades Rute que participam deste SIG estarão conectadas com a Escola de Medicina Miller, da Universidade de Miami, para uma sessão sobre dermatologia por videoconferência. A reunião será apresentada na semana que vem pelo dr. Keyvan Nouri. O SIG TeleDermato é coordenado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará.
 
SIG Cardiologia
Coordenado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o SIG tem como objetivos principais a discussão de casos clínicos, a promoção de cursos de reciclagem e o treinamento de equipes de saúde na área de telecardiologia. A próxima videoconferência do grupo será no dia 7/6, das 10h às 11h30. Na ocasião, a dra. Vera Portal, do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre (IC-FUC RS), apresentará um caso clínico.
A sessão também será transmitida pela internet, via videostreaming. Para assistir, acesse o site Rute e clique em “mais informações” no anúncio da sessão, localizado no calendário de próximos eventos. Requisitos para recebimento da transmissão: banda de internet de 512 Kbps e plugin do Windows Media Player instalado no navegador.
 
SIG Radiologia e Diagnóstico por Imagem em Pediatria
Formado para discutir casos de radiologia pediátrica, o SIG, coordenado pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UERJ, fará sua próxima videoconferência no dia 7/6, das 12h às 13h30. O tema da reunião será: “Sessão Anátomo-Clinica-Radiológica”. O evento também poderá ser acompanhado por conferência web, no endereço http://webconf.rnp.br/rutetelessauderj, e por videostreaming, através do anúncio da sessão disponível no calendário de próximos eventos do site Rute. Requisitos para recebimento da transmissão: banda de 512 Kbps e plugin do Windows Media Player instalado no navegador de internet.
 


- Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.
 

- A página de documentos do site Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/documentos
 

Média (0 Votos)