ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Divulgação semanal de eventos dos parceiros Rute - novembro de 2009 parte V


Autor: RNP


 

Destaques


 
Inauguração Rute no Hospital de Clínicas da UFG

No dia 2/12, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG) irá inaugurar seu núcleo da Rute.

A cerimônia será realizada na sala de videoconferência Rute do HC/UFG, a partir das 9h.

Os membros Rute em todo o Brasil estão convidados a participar do evento, que será transmitido por videoconferência. Para informações sobre como se conectar, envie um e-mail para info@rute.rnp.br.

 
1º Workshop em C, T & I na área de Saúde das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia

Nos dias 30/11 e 1/12, a partir das 9h, os membros da Rute e demais interessados poderão acompanhar o 1º Workshop em C,T& I na Área de Saúde nas Unidades de Pesquisa do MCT que será realizado no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), em Campinas. O evento é organizado pela Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (SCUP) do MCT em parceria com o CTI e demais institutos deste ministério.

O workshop tem como objetivo discutir as ações em curso na área de saúde no âmbito do MCT para identificar pontos de interesse comuns em seus Institutos de Pesquisa e promover o estabelecimento de redes de cooperação entre eles, fornecendo subsídios para a implementação de diretrizes.
 
Agenda preliminar

Dia 30/11

- Abertura com a participação do secretário executivo do MCT
- Palestras dos convidados (representantes do Ministério da Saúde e da Anvisa)
- Série de palestras das Unidades de Pesquisa (UPs), que serão organizadas por temas previamente identificados entre as ações em curso nos institutos do MCT, apresentando os seus projetos e/ou ações na área

Dia 1/12

- Continuação das palestras das UPs.
- Grupos de trabalho (GTs) para discussão de temas previamente identificados
- Apresentação de resultados dos GTs em sessão plenária
- Mesa Redonda com participação de representantes de agências de fomento (incluindo o Fundo Nacional de Saúde)
- Encerramento

Este evento também será transmitido por videoconferência e estará disponível aos núcleos da Rute. Para participar, basta enviar sua solicitação através do info@rute.rnp.br.
Para acompanhar a transmissão pela Internet, acesse o site Rute (http://www.rute.rnp.br) e clique no anúncio do evento localizado no calendário de eventos. Requisitos para recebimento da transmissão: banda de 512 Kbps, e plugin do Windows Media Player instalado no navegador.

 
Abertas as inscrições para o Curso de Psicofarmacologia na Infância e Adolescência

Nos dias 2 e 3/12, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) a Dra. Barbara Coffey (Universidade de Nova York) ministrará o curso Psicofarmacologia na Infância e Adolescência. O objetivo é apresentar alguns conceitos sobre psicofarmacologia, seu emprego no tratamento de crianças e adolescentes que sofrem de alguma síndrome mental e atualizar os participantes sobre os últimos estudos na área.

O curso pretende atingir principalmente psiquiatras e residentes que atuam na área de Infância e Adolescência, residentes em Psiquiatria Geral e pediatras. O curso será realizado todo em inglês sem tradução simultânea. A palestrante, Dra. Barbara Coffey, membro da "Child Study Center", é professora associada de Psiquiatria da Infância e Adolescência e diretora da Clínica de Pesquisa de TICs e Tourette da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York.

O curso é uma realização do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Infância e Adolescência (INPD) em parceria com o Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (Nutes/UFPE).

A programação completa pode ser encontrada em http://www.inpd.org.br. Em Pernambuco, o curso poderá ser assistido no Nutes, por videoconferência.

 
Pacto de Redução da Mortalidade Infantil na Amazônia legal e Nordeste

O Ministério da Saúde promoverá, nos meses de novembro e dezembro, uma série de palestras por videoconferência que serão direcionadas aos profissionais da saúde atuantes nos hospitais que fazem parte da Rede Universitária de Telemedicina. Os eventos serão apresentados principalmente às instituições localizadas nas regiões da Amazônia legal (RO, RR, AP, AM, AC, MT, TO, PA, MA) e Nordeste (BA, SE, PB, PE, RN, CE, PI, AL).

O objetivo deste ciclo de debates temáticos está centrado na redução da Mortalidade Infantil na Amazônia legal e Nordeste, e todos os Núcleos de Telemedicina e Telessaúde Rute participantes irão disponibilizar sua infraestrutura de sala e videoconferência para acolher os profissionais convidados nas sessões, que estão programadas para iniciar sempre às 14h, com 1h para exposição e 1h para debate, de acordo com o seguinte calendário:
 
• 10/11: Indicação, dosagens e administração de anti-hipertensivos e anticonvulsivantes em situação de pré-parto e parto. Dr.Olimpio Barbosa de Moraes Filho.
• 12/11: Corticoterapia para a maturidade do sistema respiratório fetal. Dr. Lucila Nagata.
• 17/11: Indicação, dosagens e administração de surfactante exógeno. Dr. Paulo Hartmann Nader.
• 19/11: Identificação de risco da gestante no pré parto e sala de parto. Avaliação clínica. Dr.Francisco Edson de Lucena Feitosa.
• 24/11: Diagnóstico diferencial no risco gestacional. Dr. Frederico José Amedee Peret.
• 26/11: Avaliação da viabilidade fetal. Dr. Eduardo Sergio Valério Borges da Fonseca.
• 1/12: Exame físico inicial do RN e reconhecimento de situação de risco. Dra. Jucille do Amaral Meneses.
• 3/12: Aleitamento em sala de parto, no pós-parto imediato e na UTI. Dra. Graciete Oliveira Vieira
 
Esta atividade também será aberta aos demais membros Rute. Os interessados em participar por videoconferência devem entrar em contato através do e-mail info@rute.rnp.br.

Além disso, todas as sessões serão transmitidas pela Internet por streaming com acesso nas páginas do Canal Saúde (http://www.canalsaude.fiocruz.br) e Rute (http://www.rute.rnp.br) no calendário de eventos da página inicial. Requisitos para recebimento da transmissão: banda de internet superior à 384 Kbps, e plugin do Windows Media Player instalado no navegador de Internet.

O ciclo é uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde; em parceria com a Rute, RNP, Secretarias Estaduais de Saúde e Canal Saúde.

Outras informações:
Coordenadoria Geral de Ações Estratégicas em Educação na Saúde
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios, Bloco G - 7º andar Sala 725
CEP: 70058-900  - Brasília - DF
telefones: (61) 3315-2189  / fax: (61) 3315-2862
 
 
SIGs
 


SIG Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PDI

No dia 30/11, de 15h às 17h, o SIG PDI se reunirá novamente por conferência web, para discutir e promover a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação tecnológica entre as unidades técnicas da Rute. Nesta reunião, o grupo receberá apresentadores convidados e serão discutidos os assuntos da pauta do SIG que foram levantados nas reuniões anteriores. Todos os participantes da Rute, em especial os responsáveis técnicos, estão convidados a participar. A reunião acontecerá na sala Rute de webconferência. Para isto, basta entrar como convidado no endereço http://webconf.rnp.br/rute. Os interessados em se cadastrar neste SIG devem enviar a solicitação para o e-mail sig@rute.rnp.br.

Pauta da reunião:
- Palestrante convidado: Pesquisa & Inovação na RNP (RNP - Marcio Faerman) (1h);
- Colóquio com Luiz Fernando Gomes Soares, líder do Telemídia da PUC-Rio (30 min);
- Informes gerais e ordem do dia (10 min): Resumo da última reunião, Coordenação do SIG-PDI e Agenda para 2010;
- Relatos dos TF - Task Forces (20 min): Ferramentas Alternativas de Videoconferência H323 (Tatiana - Unifesp) , DVTS (Thiago - Rute), Estudo comparativo de plataformas de webconferência (Denise - Universidade Estadual Paulista) e Adobe Connect - H323 (Reinaldo - Universidade Federal de São Paulo).

 
SIG Política, Planejamento e Assistência em DST-Aids

Este grupo está com sua próxima videoconferência programada para o dia 30/11, de 13h30 às 16h. Na sessão o tema “Aspectos previdenciários e trabalhistas das pessoas que vivem com HIV/Aids” será discutido com apresentações de experiências dos convidados participantes, Cydia de Souza (Infectologista/ Hospital Escola São Francisco de Assis), Neide Lázzaro (Chefe do Serviço Saúde do Trabalhador/ Gerência Executiva  - RJ) e Márcio Villard (Pelavidda - RJ). O SIG é coordenado pelo núcleo Rute do Hospital Escola São Francisco de Assis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 
SIG Onco-Ginecologia

A próxima videoconferência do SIG Onco-Ginecologia, grupo coordenado pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA), está programada para ocorrer no dia 2/12 de 13h às 14h. A sessão terá como tema "Novas técnicas cirúrgicas em onco-ginecologia" sendo apresentado pela Santa Casa de PoA, e participação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Hospital Universitário da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 
SIG Cardiologia

O SIG Cardiologia, grupo coordenado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tem como focos principais a discussão de casos clínicos, a promoção de cursos de reciclagem e o treinamento de equipes de saúde na área de telecardiologia. A próxima videoconferência do grupo está programada para o dia 7/12, de 10h às 11h30. Na ocasião, o Dr. André Pires Antunes, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), fará uma apresentação de caso clínico.

Esta sessão também será transmitida pela Internet, via videostreaming. Para assistir, acesse o site Rute (http://www.rute.rnp.br) e clique em “Mais informações” no anúncio da sessão que fica localizado no calendário de próximos eventos. Requisitos para recebimento da transmissão: banda de Internet de 384 Kbps, e plugin do Windows Media Player instalado no navegador.
 

Programa Sala de Convidados do Canal Saúde

O programa Sala de Convidados, produzido pelo Canal Saúde (da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz) da próxima sexta-feira (4/12) será ao vivo e interativo e terá como tema o Ato Médico.

Sala de Convidados vai ao ar de 13h às 14h, simultaneamente na NBR e na Internet. O acesso via web está disponível no endereço http://www.canalsaude.fiocruz.br. O público pode participar do debate ao vivo pelo chat no site ou ligando para 0800 701 8122. As perguntas também podem ser antecipadas pelo e-mail canal@fiocruz.br.


 

- Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.
 

- A página de documentos do site Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/documentos

 

Média (0 Votos)