ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



ISCMPA realiza cirurgia com transmissão para membros Rute

Procedimento, que utiliza técnica que não deixa cicatrizes aparentes, acontecerá no dia 30/9

Autor: RNP


No dia 30/9 (terça-feira), a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA) realizará mais uma transmissão de uma cirurgia usando a técnica N.O.T.E.S. (Natural Orifice Translumenal Endoscopic Surgery), que se vale de orifícios naturais do corpo humano (boca, ânus ou vagina) para a realização de cirurgias com o endoscópio. A técnica, que começou a ser usada em humanos apenas em 2007, é atualmente alvo de estudos em diversas partes do mundo (para saber mais sobre a técnica NOTES, acesse o arquivo disponível na parte de documentos do site).

 

A cirurgia do dia 30/9, uma NOTES - Colecistectomia Transvaginal, será iniciada às 9h, na ISCMPA, e terá duração aproximada de duas horas.  O procedimento será realizado pelo Dr. Luiz Alberto de Carli, Chefe do Serviço de Cirurgia Geral da 10° Enfermaria do Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre. Após o procedimento, o Dr. de Carli disponibilizará o tempo final para perguntas e esclarecimentos de dúvidas.

 

As instituições interessadas em participar por videoconferência (VC) deverão enviar a confirmação de participação até o dia 23/09 para o e-mail thiago@rute.rnp.br, pois o número de participações é limitado. Para aqueles que não puderem participar por videoconferência, a cirurgia será transmitida por videostreaming na seção “ao vivo” do site do Canal Saúde http://www.canalsaude.fiocruz.br/.

 

Em junho, cirurgia NOTES com transmissão internacional

 

No início de junho, a ISCMPA, utilizando os equipamentos recebidos através da Rute, realizou pela primeira vez uma cirurgia NOTES com transmissão internacional. A operação de extração de vesícula biliar, também conduzida pelo Dr. De Carli, foi transmitida ao vivo para uma turma de cirurgiões da Universidade Católica do Chile. A transmissão da cirurgia se deu através da conexão entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP, organização que coordena a Rute e a internet acadêmica brasileira) e a RedClara, que interliga as redes acadêmicas da América Latina.

 

Divulgação ISCMPA

Divulgação ISCMPA

 

Divulgação ISCMPA

Divulgação ISCMPA

Média (0 Votos)