ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Rute inaugura seu primeiro núcleo de telessaúde

Cerimônia aconteceu no início de novembro, em Santa Catarina

Autor: RNP


 

No dia 07 de novembro foi inaugurado o núcleo catarinense da Rute, que ficará sediado no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC). A cerimônia de inauguração, realizada no próprio hospital, contou com a presença do coordenador nacional da Rute, professor Luiz Ary Messina, do coordenador geral do núcleo de Santa Catarina, professor Aldo von Wangenheim, e das diretorias do Centro de Ciências da Saúde e do Centro Tecnológico. Também estiveram presentes na cerimônia, representantes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFSC, do Conselho Regional de Medicina, da Secretaria de Saúde de Santa Catarina e da Escola de Saúde Pública do estado.



Esta foi a primeira inauguração de uma série que continuará nos próximos meses. Ainda este ano, mais dois núcleos serão inaugurados: o da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no dia 3 de dezembro, e o da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no dia 14. O objetivo é que até o final do primeiro semestre de 2008 todos os 19 núcleos da primeira fase estejam inaugurados.



Em Santa Catarina, a Rute irá convergir os esforços de iniciativas correlatas de maneira a constituir o Núcleo de Telessaúde - HU/UFSC. O objetivo é reunir de forma complementar as competências científico-tecnológicas, de ensino e assistência de alguns dos expoentes regionais e nacionais associados à área. Coordenado pelo grupo Cyclops, o Núcleo Rute de Telessaúde – HU/UFSC irá fornecer a infra-estrutura necessária para suportar as atividades de telessaúde bem como novos experimentos em Tecnologias da Informação e Comunicação.



A infra-estrutura do núcleo está montada em duas salas. A primeira, organizada para realização de videoconferências, é destinada a atividades coletivas de discussão de casos complexos, aulas e reuniões remotas. A segunda sala, equipada com estações de trabalho e aplicativos de softwares específicos para área da saúde, permite serviços de primeira e segunda opinião médica, telediagnóstico e treinamentos instrumentais à distância integrados a outros hospitais. É possível que os professores estejam em uma cidade e os alunos em várias outras. Toda essa infra-estrutura está integrada às demais unidades do HU e da UFSC. Isto possibilita, por exemplo, que exames radiológicos sejam acompanhados remotamente com visualização simultânea do ambiente, dos procedimentos e das imagens diagnósticas.



A sessão de trabalho inaugural do núcleo ocorreu dentro do escopo das atividades do Projeto-Piloto Nacional de Telessaúde Aplicado à Atenção Básica do Ministério da Saúde, com o tema "Critérios de Avaliação de Cursos de Capacitação à Distância para Atenção Primária - Curso de Hipertensão Arterial Sistêmica". Além do grupo de conteúdo de Santa Catarina, a sessão contou com a participação, por videoconferência, da Biblioteca Regional de Medicina (Biereme) e das universidades federais do Ceará e de Pernambuco.



Além das demandas futuras, o Núcleo de Telessaúde Rute – UFSC irá atender iniciativas já existentes: clique aqui para ver a lista.

Para ver imagens da inauguração, visite nossa página de vídeos.

Crédito das fotos: Agecom - UFSC

 

Aldo Wangenheim fala durante a cerimônia de inauguração.

Aldo Wangenheim fala durante a cerimônia de inauguração.

 

Videoconferência realizada durante a cerimônia.

Videoconferência realizada durante a cerimônia.

Média (0 Votos)