ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim



Rute marca presença no 6º Simpósio de Telemedicina da Ásia, no Japão


O trabalho realizado pela Rede Universitária de Telemedicina (Rute) e a relação com as redes acadêmicas regionais brasileiras foram apresentado no 6º Simpósio de Telemedicina da Ásia, no Japão, na última sexta-feira, dia 14.

Com a presença do coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina (foto), o simpósio foi realizado no Hospital Universitário da Universidade de Kyushu, em Fukuoka, no sul do Japão, e teve como foco o domínio do conhecimento médico e suas especialidades, e a participação dos especialistas em transmissões em alta definição, exigindo um esforço maior das equipes técnicas.

Representantes de países como a China, Coréia do Sul, Tailândia, Austrália, Malásia, Singapura, Filipinas, Índia, Vietnam, Nepal, USA, Taiwan, Turquia, África do Sul e Tchecoslováquia estiveram presentes no evento que também comemorou os dez anos de operação da Rede Avançada de Telemedicina da APAN (Asia Pacific Academic Network).

 

Atualmente a Rute possui 68 núcleos inaugurados e em plena operação em todo o Brasil. A iniciativa é considerada a maior do mundo, na integração de Hospitais Universitários e de Ensino, conectados à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. A pesquisa colaborativa e o ensino permanente utilizam-se da conexão para integrar os 50 Grupos de Interesse Especial em várias especialidades e subespecialidades da saúde que estão em plena operação com 600 sessões por ano de vídeo e web conferências: em média duas a três sessões científicas diárias com a participação de 300 instituições, inclusive algumas da América Latina.

 Entre outros objetivos, a Rute integra todos os hospitais públicos universitários e de ensino, cria formalmente núcleos de telemedicina, apoia a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião baseada em evidência, e educação continuada e permanente, e web conferência, entre hospitais universitários e universidades, através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).  

 



 

Média (0 Votos)