Grupos de Interesse Especial - SIGs
A Rute estimula a integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio de Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs). Os SIGs promovem sessões, por videoconferência ou webconferência, para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações à distância, em várias especialidades e subespecialidades médicas, para diversos profissionais da área da saúde, em diversos níveis de formação profissional.
Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação nos SIGs da Rute, com seus próprios recursos. Para isso, basta seguir o procedimento padrão descrito em http://url.rnp.br/?RUTE-SIG-Participacao. A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG. Acesse http://rute.rnp.br/sigs para conhecer todos os SIGs existentes.
 

 

 

 

ícone Lupa



Especialidade:
Instituição:
Mostrando 1 - 10 de 64 resultados.

Descrição: Discussão de casos clínicos, desenvolvimento de serviços de telemedicina para o AVC, promoção de cursos diversos de reciclagem e treinamento de equipes de saúde à distância, desenvolvimento de cursos em EAD.

Área de estudo: Criar condições para discussão em grupo de casos clínicos de Acidente Vascular Cerebral, na emergência, terapia intensiva, enfermaria, ambulatório, neurointervenção, neurorradiologia e telemedicina.

Especialidade:  Outros

 

  • Coordenação: Jefferson Gomes Fernandes 
  • (Hospital Alemão Oswaldo Cruz - HAOC)
  • Subcoordenação: Ingrid Barbosa 
  • (Hospital Alemão Oswaldo Cruz - HAOC)

Descrição: O SIG Audiologia promove a atualização dos conhecimentos técnico-científicos, atividades de teleducação e pesquisa inter-instituicional a fim de congregar Audiologistas, bem como sociedades científicas e organizações de pesquisa, para estimular ensino, pesquisa, extensão universitária através de sessões de videoconferência na última quinta-feira de cada mês, das 15h30 às 16h30. O SIG Audiologia está sob a Coordenação do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal. do Espírito Santo.

Área de estudo: Audiologia: apresentação de temas específicos e discussão

Especialidade:  Audiologia

 

  • Coordenação: Carmen Barreira Nielsen 
  • (Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes - HUCAM-UFES)

Descrição: O SIG Bucomaxilofacial foi criado em 2009 com a proposta de promover a discussão de situações e casos clínicos atendidos e vivenciados na área da assistência de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. É também seu objetivo a implementação de diretrizes clínicas na área, a partir das reuniões e discussões dos membros do Grupo. É coordenado pela Santa Casa de Porto Alegre. As reuniões, através de videoconferência, ocorrem nas quartas quartas-feiras do mês, entre as 16h e às 17h.

Área de estudo: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial: apresentação e discussão de casos clínicos

Especialidade:  Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

 

  • Coordenação: João Carlos Wagner 
  • (Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - HE-ISCMPA)

Descrição: O SIG, Toxicologia Clínica, foi criado em 2008 em parceria com a Associação Brasileira dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica–ABRACIT, e tem, por finalidade, promover a interação à distância através de discussões clínicas, sessões de atualização voltadas a qualificação dos serviços, das equipes dos Centros de Informação e Assistência Toxicológicas e de outros profissionais da assistência e prevenção das intoxicações. As webconferências têm quebrado a barreira da distância.

Especialidade:  Toxicologia Clínica

 

  • Coordenação: Marlene Zannin 
  • (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago - HU-UFSC)

Descrição: O SIG CONITEC em evidência será um encontro quinzenal entre a Comissão (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS)e parceiros, gestores e/ou instituições interessadas por temas que envolvam avaliação de tecnologias em saúde e tomada de decisão no Sistema Único da Saúde.

Área de estudo: Aprofundar temas de relevância para a instituição e o público participante, além de difundir os conteúdos produzido pela CONITEC e Núcleos de Avaliação de Tecnologias - NAT's.

Especialidade:  Educação, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Assistência, Gestão

 

  • Coordenação: Clarice Alegre Petramale 
  • Subcoordenação: Vânia Cristina Canuto Santos 

Descrição: O SIG Cardiologia reúne mais de 20 serviços em diferentes hospitais de ensino e tem, por finalidade, proporcionar discussões clínicas e sessões de atualização voltadas para o ensino, pesquisa e aprimoramento técnico das equipes. As atividades mensais são de responsabilidade das instituições participantes. Além destas ações o SIG reproduz reuniões de atualização do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia ou de outra instituição também interessada e previamente agendada.

Área de estudo: Doença aterosclerótica, proposta de ensino de cardiologia em diversas áreas

Especialidade:  Cardiologia

 

  • Coordenação: Elmiro Santos Resende 
  • (Hospital de Clínicas - HC-UFU)
  • Subcoordenação: Alexandre Echeverria Ribeiro 
  • (Hospital de Clínicas - HC-UFU)

Descrição: Promover, à distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos para alunos de graduação, pós-graduação, residentes e médicos com interesse na área de cirurgia pediátrica

Área de estudo: Discussões nos assuntos em cirurgia pediátrica: cirurgias neonatais, malformações do trato digestivo (atresia de esôfago/obstruções duodenais/atresias intestinais), megacólon congênito, anomalias ano-retais, patologias urológicas, oncologia cirúrgica, transplantes pediátricos, malformações da parede abdominal, doenças inguinais, acessos venosos, doenças do fígado e vias biliares, doenças torácicas congênitas e adquiridas, acessos minimamente invasivos, pesquisas clínicas e experimentais.

Especialidade:  Cirurgia Pediátrica

 

  • Coordenação: Alcides Augusto Salzedas Netto 
  • (Hospital Universitário - Hospital São Paulo - HU/HSP-UNIFESP)

Descrição: O SIG Colaborativo nasceu da interação entre os educadores em saúde, alunos do FAIMER, regional Brasil. Em funcionamento desde 2009. tem como principal objetivo promover a interação e atualização entre educadores da saúde, para isso, propõe a participação de docentes das diversas profissões, que desempenham sua função em instituições de ensino superior, com palestrantes, relato de experiências e discussão de artigos reconhecidos da educação médica.

Especialidade:  Educadores em Saúde

 

  • Coordenação: José Diniz Júnior 
  • (Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL-UFRN)

Descrição: Promover a educação continuada dos profissionais farmacêuticos visando o aprimoramento e a qualificação dos serviços farmacêuticos utilizando recursos de tecnologia da informação e educação à distância.

Área de estudo: Discussão de tópicos relacionados à Clínica Farmacêutica, Estudos de utilização de medicamentos, Interações medicamentosas, Farmacovigilância, Farmacoepidemiologia, Farmacoeconomia, Saúde Baseada em Evidência.

Especialidade:  Assistência Farmacêutica, Clínica Farmacêutica

 

  • Coordenação: Carine Raquel Blatt 
  • (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago - HU-UFSC)
  • Subcoordenação: Karen Sarmento Costa 

Descrição: A forma da reunião é baseada na discussão, perguntas aos internos UNIFESP, sobre todos os detalhes, desde a queixa, antecedentes, exame físico, diagnóstico diferencial e conduta.

Área de estudo: Discussão dos casos clínicos do Internato: discussão de um caso (clinico ou cirúrgico) de qualquer uma das especialidades médicas, com apresentador convidado, especialista no assunto, moderador e auxiliares de moderação, compostos por professores da UNIFESP.

Especialidade:  Todas

 

  • Coordenação: Henrique Lederman 
  • (Hospital Universitário - Hospital São Paulo - HU/HSP-UNIFESP)
  • Subcoordenação: Andrea . 
  • (Hospital Universitário - Hospital São Paulo - HU/HSP-UNIFESP)
Itens por página: 10
Página de 7