Grupos de Interesse Especial - SIGs
A Rute estimula a integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio de Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs). Os SIGs promovem sessões, por videoconferência ou webconferência, para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações à distância, em várias especialidades e subespecialidades médicas, para diversos profissionais da área da saúde, em diversos níveis de formação profissional.
Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação nos SIGs da Rute, com seus próprios recursos. Para isso, basta seguir o procedimento padrão descrito em http://url.rnp.br/?RUTE-SIG-Participacao. A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG. Acesse http://rute.rnp.br/sigs para conhecer todos os SIGs existentes.
 

 

 

 

ícone Lupa



Especialidade:
Instituição:

Descrição: Discussão de casos clínicos, desenvolvimento de serviços de telemedicina para o AVC, promoção de cursos diversos de reciclagem e treinamento de equipes de saúde à distância, desenvolvimento de cursos em EAD.

Área de estudo: Criar condições para discussão em grupo de casos clínicos de Acidente Vascular Cerebral, na emergência, terapia intensiva, enfermaria, ambulatório, neurointervenção, neurorradiologia e telemedicina.

Especialidade:  Outros

 

  • Coordenação: Jefferson Gomes Fernandes 
  • (Hospital Alemão Oswaldo Cruz - HAOC)
  • Subcoordenação: Ingrid Barbosa 
  • (Hospital Alemão Oswaldo Cruz - HAOC)

Descrição: O SIG Audiologia promove a atualização dos conhecimentos técnico-científicos, atividades de teleducação e pesquisa inter-instituicional a fim de congregar Audiologistas, bem como sociedades científicas e organizações de pesquisa, para estimular ensino, pesquisa, extensão universitária através de sessões de videoconferência na última quinta-feira de cada mês, das 15h30 às 16h30. O SIG Audiologia está sob a Coordenação do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal. do Espírito Santo.

Área de estudo: Audiologia: apresentação de temas específicos e discussão

Especialidade:  Audiologia

 

  • Coordenação: Carmen Barreira Nielsen 
  • (Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes - HUCAM-UFES)

Descrição: O SIG Bucomaxilofacial foi criado em 2009 com a proposta de promover a discussão de situações e casos clínicos atendidos e vivenciados na área da assistência de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. É também seu objetivo a implementação de diretrizes clínicas na área, a partir das reuniões e discussões dos membros do Grupo. É coordenado pela Santa Casa de Porto Alegre. As reuniões, através de videoconferência, ocorrem nas quartas quartas-feiras do mês, entre as 16h e às 17h.

Área de estudo: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial: apresentação e discussão de casos clínicos

Especialidade:  Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

 

  • Coordenação: João Carlos Wagner 
  • (Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - HE-ISCMPA)

Descrição: O SIG, Toxicologia Clínica, foi criado em 2008 em parceria com a Associação Brasileira dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica–ABRACIT, e tem, por finalidade, promover a interação à distância através de discussões clínicas, sessões de atualização voltadas a qualificação dos serviços, das equipes dos Centros de Informação e Assistência Toxicológicas e de outros profissionais da assistência e prevenção das intoxicações. As webconferências têm quebrado a barreira da distância.

Especialidade:  Toxicologia Clínica

 

  • Coordenação: Marlene Zannin 
  • (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago - HU-UFSC)

Descrição: O SIG CONITEC em evidência será um encontro quinzenal entre a Comissão (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS)e parceiros, gestores e/ou instituições interessadas por temas que envolvam avaliação de tecnologias em saúde e tomada de decisão no Sistema Único da Saúde.

Área de estudo: Aprofundar temas de relevância para a instituição e o público participante, além de difundir os conteúdos produzido pela CONITEC e Núcleos de Avaliação de Tecnologias - NAT's.

Especialidade:  Educação, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Assistência, Gestão

 

  • Coordenação: Clarice Alegre Petramale 
  • Subcoordenação: Vânia Cristina Canuto Santos 

Descrição: O SIG Cardiologia reúne mais de 20 serviços em diferentes hospitais de ensino e tem, por finalidade, proporcionar discussões clínicas e sessões de atualização voltadas para o ensino, pesquisa e aprimoramento técnico das equipes. As atividades mensais são de responsabilidade das instituições participantes. Além destas ações o SIG reproduz reuniões de atualização do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia ou de outra instituição também interessada e previamente agendada.

Área de estudo: Doença aterosclerótica, proposta de ensino de cardiologia em diversas áreas

Especialidade:  Cardiologia

 

  • Coordenação: Aguinaldo Coelho Silva 
  • (Hospital de Clínicas - HC-UFU)
  • Subcoordenação: Carlos Alberto Pastore 

Descrição: Promover, à distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos para alunos de graduação, pós-graduação, residentes e médicos com interesse na área de cirurgia pediátrica

Área de estudo: Discussões nos assuntos em cirurgia pediátrica: cirurgias neonatais, malformações do trato digestivo (atresia de esôfago/obstruções duodenais/atresias intestinais), megacólon congênito, anomalias ano-retais, patologias urológicas, oncologia cirúrgica, transplantes pediátricos, malformações da parede abdominal, doenças inguinais, acessos venosos, doenças do fígado e vias biliares, doenças torácicas congênitas e adquiridas, acessos minimamente invasivos, pesquisas clínicas e experimentais.

Especialidade:  Cirurgia Pediátrica

 

  • Coordenação: Alcides Augusto Salzedas Netto 
  • (Hospital Universitário - Hospital São Paulo - HU/HSP-UNIFESP)

Descrição: O SIG Colaborativo nasceu da interação entre os educadores em saúde, alunos do FAIMER, regional Brasil. Em funcionamento desde 2009. tem como principal objetivo promover a interação e atualização entre educadores da saúde, para isso, propõe a participação de docentes das diversas profissões, que desempenham sua função em instituições de ensino superior, com palestrantes, relato de experiências e discussão de artigos reconhecidos da educação médica.

Especialidade:  Educadores em Saúde

 

  • Coordenação: José Diniz Júnior 
  • (Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL-UFRN)

Descrição: visa o melhor aproveitamento da infraestrutura nacional de comunicação e a colaboração existente na RUTE. O SIG visa disseminar atividades, compartilhar e promover práticas que maximizem o desempenho da rede. As reuniões terão como foco também o melhor andamento operacional de cada unidade RUTE, o incentivo às participações das unidades nos SIG’s e uma melhor integração e homogeneização das unidades da RUTE.

Área de estudo: Telemedicina e Telessaúde

Especialidade:  Todas

 

  • Coordenação: Luiz Ary Messina 
  • Subcoordenação: Max Pereira Moraes 

Descrição: Promover a educação continuada dos profissionais farmacêuticos visando o aprimoramento e a qualificação dos serviços farmacêuticos utilizando recursos de tecnologia da informação e educação à distância.

Área de estudo: Discussão de tópicos relacionados à Clínica Farmacêutica, Estudos de utilização de medicamentos, Interações medicamentosas, Farmacovigilância, Farmacoepidemiologia, Farmacoeconomia, Saúde Baseada em Evidência.

Especialidade:  Assistência Farmacêutica, Clínica Farmacêutica

 

  • Coordenação: Carine Raquel Blatt 
  • (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago - HU-UFSC)
  • Subcoordenação: Karen Sarmento Costa 

Descrição: O SIG Deglutição e Disfagia visa integrar profissionais da fonoaudiologia e áreas correlatas para divulgar e atualizar o conhecimento técnico científico na área da deglutição e no manejo das disfagias, estimulando a consolidação das práticas de ensino e pesquisa e as interfaces entre ciência e a atuação profissional. A coordenação será realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Contará inicialmente com a participação das seguintes instituições: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Ciências da

Área de estudo: Medicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia

Especialidade:  Educadores em Saúde

 

  • Coordenação: Maria Inês Gonçalves 
  • (Hospital Universitário - Hospital São Paulo - HU/HSP-UNIFESP)

Descrição: A forma da reunião é baseada na discussão, perguntas aos internos UNIFESP, sobre todos os detalhes, desde a queixa, antecedentes, exame físico, diagnóstico diferencial e conduta.

Área de estudo: Discussão dos casos clínicos do Internato: discussão de um caso (clinico ou cirúrgico) de qualquer uma das especialidades médicas, com apresentador convidado, especialista no assunto, moderador e auxiliares de moderação, compostos por professores da UNIFESP.

Especialidade:  Todas

 

  • Coordenação: Henrique Lederman 
  • (Hospital Universitário - Hospital São Paulo - HU/HSP-UNIFESP)
  • Subcoordenação: Andrea . 
  • (Hospital Universitário - Hospital São Paulo - HU/HSP-UNIFESP)

Descrição: Discussão de casos clínicos e cirúrgicos, além de informes para atualização profissional, realizados em reuniões mensais por videoconferência entre instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais.

Área de estudo: Promover a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos em Ontorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço entre instituições nacionais e internacionais.

Especialidade:  Ontorrinolaringologia e Cabeça e Pescoço

 

  • Coordenação: Paulo Augusto de Lima Pontes 

Descrição: O Grupo de Interesse Especial Educação em Informática Biomédica (IB) destina-se a disseminar conhecimentos sobre temas relacionados à Informática em Saúde, Informática Médica e Informática Clínica, o que inclui a Telemedicina e Telessaúde e outras áreas de conhecimento relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicções (TDIC) em Saúde, designados sob a epígrafe daquela primeira denominação, considerada como ciência com indiscutível relevância para melhorar a qualidade da assistência em saúde. A área da saúde enfrenta hoje desafios complexos, por diversos motivos, de

Área de estudo: Informática em Saúde, Informática Médica e Informática Clínica, o que inclui a Telemedicina e Telessaúde e outras áreas de conhecimento relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicções (TDIC) em Saúde

Especialidade:  Outros

 

  • Coordenação: Luiz Roberto de Oliveira 

Descrição: Atualização em temas de interesse acadêmico-assistencial dentro da especialidade, com foco no esforço colaborativo de melhor qualificar os profissionais através de discussão e difusão de protocolos, discussões de casos selecionados e contatos para elaboração de projetos multicêntricos de pesquisa e extensão bem como atividades de interesse administrativo das sociedades de especialidades pertinentes (SBP-Sociedade Brasileira de Pediatria/SBEM-Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

Área de estudo: Endocrinologia Pediátrica, incluindo tópicos de endocrinologia clínica, genética aplicada à endocrinologia e metabologia, com ênfase no compartilhamento de informações e estímulo a estudos colaborativos multicêntricos, e também aplicações dos recursos da telemedicina na prática e no ensino de graduação e pós-graduação nas instituições participantes.

Especialidade:  Outros

 

  • Coordenação: Crésio de Aragão Dantas Alves 

Descrição: A endometriose atinge 15% das mulheres no menacme. Está associada com dor pélvica incapacitante e infertilidade. Este SIG visa promover a discussão e a difusão à distância de conhecimentos científicos na área da Endometriose, usando a videoconferência. Tem objetivo de abordar aspectos relacionados à pesquisa básica, ao diagnóstico e ao tratamento desta doença, promovendo o aprimoramento específico na área, através do trabalho cooperativo integrado com outros centros universitários e de ensino.

Área de estudo: Ginecologia/Endometriose

Especialidade:  Ginecologia

 

  • Coordenação: Marco Aurelio Pinho de Oliveira 
  • (Hospital Universitário Pedro Ernesto e Faculdade de Ciências Médicas - HUPE/FCM-UERJ)

Descrição: O SIG Enfermagem Intensiva e Alta Complexidade tem o objetivo de desenvolver um processo permanente de teleducação, integrando os profissionais de saúde por meio de temáticas relevantes à terapia intensiva e alta complexidade nos diversos níveis de atenção em saúde. O grupo possui representação em todos os estados brasileiros, Europa, Africa e Estados Unidos, totalizando 135 instituições entre universidade, hospitais, Postos de saúde, Unidades de pronto atendimento e SAMUS.

Área de estudo: Terapia intensiva, Emergencia, enfermagem, alta complexidade

Especialidade:  Enfermagem em Terapia Intensiva/Alta Complexidade

 

  • Coordenação: Lilian Prates Behring 
  • (Hospital Universitário Pedro Ernesto e Faculdade de Ciências Médicas - HUPE/FCM-UERJ)

Descrição: Visa proporcionar o compartilhamento de informações e boas práticas de cuidado, vigilância, pesquisa e combate vetorial ao Aedes aegypti, mobilizando profissionais e gestores do SUS, comunidade universitária e hospitais de ensino do país na perspectiva de qualificar o enfrentamento a situação de emergência pública que o país está atravessando.

Área de estudo: Cuidado/eventos agudos relacionados a Dengue, Zika e Chikungunya e consequências da infecção congênita por Zika - microcefalias e outras má formações.

Especialidade:  Medicina, Segurança do Trabalho, Psicologia, Nutrição, Ergonomia

 

  • Coordenação: Thaís Maíra de Matos 

Descrição: (ELSA-Brasil) é um estudo de coorte multicêntrico e multidisciplinar com a participação de 15 mil funcionários efetivos de seis instituições públicas de pesquisa e ensino superior, que objetiva investigar a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares e o diabetes. Pretende-se que, adicionalmente, seus resultados possam evidenciar os determinantes destas doenças, em uma realidade marcada por diferenças regionais e heterogeneidade étnico/racial e socioeconômica, além de subsidiar políticas públicas de saúde adequadas às necessidades da população b

Área de estudo: Investigar coorte de 15 mil funcionários de instituições públicas de ensino superior e pesquisa com objetivo de estimar a incidência do diabetes e das doenças cardiovasculares.

Especialidade:  Estudo de coorte multicêntrico e multidisciplinar

 

  • Coordenação: Rosane Harter Griep 
  • Subcoordenação: Angélica Baptista Silva 

Descrição: O SIG Fonoaudiologia integra profissionais de diversas áreas da fonoaudiologia ligadas as instituições de ensino e sociedades cientificas para difundir e atualizar o conhecimento técnico científico nos seus diversos campos desta atuação . A proposta é estimular ensino, pesquisa, extensão universitária e teleassistência. As sessões de videoconferência ocorrem às terceiras quartas-feiras de cada mês, de 15:30h as 16:30h, a partir da Universidade Federal do Espírito Santo.

Área de estudo: Fonoaudiologia Inovação e Tecnologia

Especialidade:  Fonoaudiologia

 

  • Coordenação: Carmen Barreira Nielsen 
  • (Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes - HUCAM-UFES)
  • Subcoordenação: Eliane Dadalto 
  • (Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes - HUCAM-UFES)

Descrição: Utilizando tecnologia patrocinada pela RUTE e parceria com o Depto de Informática em Saúde da UNIFESP, o SIG "Gestão de Hospitais Universitários", foi criado a fim de romper a barreira da distância, por meio de videoconferências mensais, para discussão e busca de soluções compartilhadas entre as diferentes instituições participantes.

Área de estudo: Gestão de Serviços Hospitalares

Especialidade:  Gestão de Serviços de Saúde

 

  • Coordenação: José Roberto Ferraro 
  • (Hospital Universitário - Hospital São Paulo - HU/HSP-UNIFESP)

Descrição: Promover a difusão e discussão à distância de conhecimentos técnico-científicos na área da hanseníase, com uso de TICs, e videoconferência, sem excluir outras ferramentas síncronas ou assíncronas; Desenvolver trabalho cooperativo entre unidades de referência e serviços universitários para e uniformização de condutas e aprimoramento de boas práticas clínicas em relação ao diagnóstico, condutas terapêuticas vigilância epidemiológica, aplicadas ao ensino, pesquisa e extensão em hanseníase;

Área de estudo: Educação permanente em hanseníase por intermédio da discussão de casos clínicos e condutas terapêuticas, promoção de cursos de capacitação teórica e troca de informações atualizadas, utilizando os recursos disponíveis em mídias digitais e na internet, além de integração com outras redes, visando tanto o corpo docente e discente das unidades acadêmicas como para equipes multidisciplinares da Atenção Primária em Saúde (PSF e UBS).

Especialidade:  Hansenologia e áreas afins

 

  • Coordenação: Maria Leide de Oliveira 
  • (Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF-UFRJ)

Descrição: Promover a integração, troca de experiências e qualificação no âmbito de gestão em serviços hemoterapia, membros da Hemorrede Virtual – RHEMO (www.nutes.ufpe.br/rhemo). Esta rede é composta por 31 salas de videoconferência implantadas nos Hemocentros coordenadores de todos os estados do Brasil, Hemobrás em Recife-PE, e Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados em Brasília-DF.

Área de estudo: Gestão de Pessoas, Planejamento e avaliação, Gestão de Contratos, Gestão da Qualidade, Gestão de Processos, Gestão de Risco, Gestão Financeira e de Convênios, Gestão da Informação, Gestão de Infraestrutura e Gestão Ambiental.

Especialidade:  Gestão das Hemorrede

 

  • Coordenação: Ana Paula Guimarães dos Santos 
  • Subcoordenação: Magdala de Araújo Novaes 
  • (Hospital das Clínicas - HC-UFPE)

Descrição: : Promover a disseminação de conhecimentos e troca de experiências com vista a qualificação profissional em hemoterapia e hematologia que atua nos serviços membros da Hemorrede Virtual – RHEMO (www.nutes.ufpe.br/rhemo). Esta rede é composta por 31 salas de videoconferência implantadas nos Hemocentros coordenadores de todos os estados do Brasil, Hemobrás em Recife-PE, e Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados em Brasília-DF.

Área de estudo: Discussão de tópicos relacionados à aspectos técnico-científicos no âmbito da hemoterapia e hematologia. Os seminários contemplarão apresentações de profissionais dos hemocentros, de instituições pertencentes ao Sistema Nacional de Sangue e Derivados – SINASAN, e outras relacionadas.

Especialidade:  Hemorrede - Técnico-Científico

 

  • Coordenação: Ana Paula Guimarães dos Santos 
  • Subcoordenação: Magdala de Araújo Novaes 
  • (Hospital das Clínicas - HC-UFPE)

Descrição: Promover discussões através de teleconferência para a elaboração de protocolos de pesquisa. Incentivar a elaboração e implementação de protocolos clínicos de investigação diagnóstica de infecções congênitas no âmbito das metodologias diagnósticas inovadoras em medicina fetal.

Área de estudo: Estimular o desenvolvimento de protocolos de pesquisa envolvendo grupos multidisciplinares na área de infecção congênita em gestantes e crianças, com enfoque na prevenção da transmissão vertical do HIV, no manejo de crianças e adolescentes portadoras do HIV; no manejo de gestantes infectadas com Toxoplasmose, Citomegalovírus – CMV, Staphylococcus aureus resistente a meticilina - MRSA, Streptococcus do Grupo B - EGB, HPV e Hepatites virais, e no acompanhamento das crianças infectadas, através da aplicação de tecnologias diagnósticas inovadoras com ênfase em medicina fetal, para o diagnóstico

Especialidade:  Obstetrícia

 

  • Coordenação: Esaú Custódio João Filho 
  • (Hospital Federal dos Servidores do Estado - HFSE)
  • Subcoordenação: Maria Letícia Santos Cruz 

Descrição: Esse SIG propõe-se a promover, à distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos na área da Mastologia, por meio de discussão de casos clínicos de doenças benignas e malignas das mamas, realizadas em reuniões mensais.

Especialidade:  Mastologia

 

  • Coordenação: Afonso Celso Pinto Nazário 

Descrição: Discussão de casos realizados em reuniões mensais, abrangendo as diversas áreas da Medicina Esportiva, quais sejam trauma, clínica e fisiologia. Cada instituição participante deverá se comprometer a designar profissional com “expertise” na área a ser discutida de maneira que possa haver o melhor proveito da reunião.

Área de estudo: Promover, à distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos relativos a esta nova área do conhecimento, cujos objetivos são amplos abrangendo a saúde do atleta competitivo e recreacional, bem como o uso do exercício como ferramenta terapêutica complementar no tratamento de doenças crônico-degenerativas.

Especialidade:  Medicina Esportiva

 

  • Coordenação: Mauro Vaisberg 
  • Subcoordenação: Marisa Peter Silva 

Descrição: Fomentar o intercâmbio de conhecimento e a transferência de tecnologia no campo da Medicina Fetal

Área de estudo: Este SIG nasceu da demanda da rede SUS com relação à difusão do conhecimento e desenvolvimento tecnológico no campo da Medicina Fetal. O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente Fernandes Figueira há mais de duas décadas vêm realizando assistência, ensino e pesquisa em Medicina Fetal, o que legitima o posicionamento de liderança do Instituto neste campo do conhecimento.

Especialidade:  Medicina Fetal

 

  • Coordenação: Fernando Maia Peixoto Filho 
  • (Instituto Fernandes Figueira - IFF-FIOCRUZ)

Descrição: O SIG de Medicina Tropical tem por objetivo estimular o estudo das doenças infecciosas mais prevalentes nos países tropicais. As discussões serão baseadas em apresentação de casos clínicos com participação dos principais profissionais da área.

Área de estudo: Desenvolver um processo permanente de teleducação em doenças Tropicais e Infecciosas (através de atividades à distância, como discussões clínicas, cursos, segunda opinião, etc

Especialidade:  Desenvolvimento e Inovação

 

  • Coordenação: Fabio Francesconi 
  • (Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado - FMTHVD)
  • Subcoordenação: Valeska Albuquerque Francesconi 
  • (Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado - FMTHVD)

Descrição: O SIG terá como objetivo discutir a nível nacional e internacional as principais patologias obstétricas responsáveis por alta morbidade e mortalidade materna e perinatal. Dentro deste escopo irá estabelecer protocolos de conduta respeitando a realidade de cada Estado do nosso País. A estratégia será de discutir casos clínicos que serão apresentados por uma das Universidades que farão parte da SIG e colocar em discussão pelo moderador. Posteriormente serão apresentadas duas palestras por Professores com linha de pesquisa voltada para o tema. Como resultado dessas reuniões esperamos reduzir a m

Área de estudo: O SIG “Obstetrícia Patológica” será uma ferramenta importante para assistência obstétrica que irá discutir aspectos relevantes das complicações maternas e fetais do ciclo gravídico-puerperal.

Especialidade:  Outros

 

  • Coordenação: Julio Elito Junior 

Descrição: Foca o estabelecimento de uma rede colaborativa de discussão de casos e segunda opinião diagnóstica, no contexto das doenças bucomaxilofaciais. As reuniões ocorrem quinzenalmente, na forma de webconferências. A troca de informações e experiências poderá favorecer o aprimoramento da pesquisa científica, a educação continuada dos participantes, bem como favorecer a agilidade de diagnóstico e tratamento especialmente de casos de alta complexidade, raros e/ou de difícil identificação.

Área de estudo: Doenças da região bucomaxilofacial, envolvendo as áreas de Estomatologia, Radiologia e Patologia Bucal

Especialidade:  Diagnóstico Bucal

 

  • Coordenação: Maria Inês Meurer 
  • Subcoordenação: Filipe Modolo Siqueira 

Descrição: Promover, à distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos da especialidade para fomentação do desenvolvimento acadêmico e profissional.

Área de estudo: Discussão de casos de diferentes sub-especialidades da oftalmologia realizada sob a forma de reuniões mensais, entre os serviços participantes, conforme escala a ser acordada e estabelecida previamente.

Especialidade:  Oftalmologia

 

  • Coordenação: Flavio Hirai 

Descrição: O SIG Onco-Ginecologia, criado em 2009, é um canal de troca de informações entre grupos da área. A participação de profissionais de outras especialidades que atuam no diagnóstico e tratamento do câncer ginecológico é estimulada.Um projeto de diretrizes construído a partir das discussões poderá sistematizar as rotinas assistenciais entre os participantes, abrindo caminho para estudos colaborativos. As reuniões ocorrem na primeira quarta-feira do mês, às 13 horas. O SIG é coordenado pela ISCMPA.

Área de estudo: Oncoginecologia: diagnóstico e tratamento. Apresentação e discussão de casos clínicos

Especialidade:  Ginecologia

 

  • Coordenação: Geraldo G. Gomes da Silveira 

Descrição: Promover, a distancia, a difusão e atualização de conhecimentos em oncopediatria para alunos de graduação, pós graduação, residentes, médicos, enfermeiras, psicólogas, nutricionistas (multidisciplinar).

Área de estudo: Discussões baseadas em casos e revisão do assunto pertinente ao caso das doenças e tumores em oncopediatria.

Especialidade:  Oncologia pediátrica

 

  • Coordenação: Henrique Lederman 
  • Subcoordenação: Flavio Luisi 

Descrição: O objetivo principal da SIG de Padrões é apoiar e fortalecer as atividades de constituição e adoção de normas geradas pela Comissão Especial de Estudos de Informática em Saúde (ABNT/CEE – IS) nas áreas de telemedicina/telessaúde e informática em saúde, bem como estabelecer interação entre a Comissão e outras iniciativas produtoras de normas, padrões e regulamentação.

Área de estudo: Normas, Padrões e Regulamentações acerca das tecnologias de processos e artefatos destinados às áreas de Sistemas de Informação em Saúde, Telemedicina e Telessaúde.

Especialidade:  Outros

 

  • Coordenação: Cleidson Cavalcante 

Descrição: Apoiar ações de qualificação de ginecologistas para assistência secundária a mulheres portadoras de lesões intraepiteliais do colo do útero. O objetivo deste SIG é contribuir para a disseminação das novas diretrizes e possibilitar a construção de conhecimento para sua aplicação em outros cenários brasileiros.

Área de estudo: Ginecologia

Especialidade:  Ginecologia - prevenção do câncer do colo do útero

 

  • Coordenação: Ana Ramalho Urtigão de Farias 
  • Subcoordenação: Fábio Russomano 

Descrição: Promover, à distância, atualização do conhecimento técnico-científico na área de perinatologia, envolvendo o estudo da gestação normal e de alto-risco, da medicina fetal e da assistência ao recém-nascido no período neonatal. Possibilitar o intercâmbio de experiências com diferentes serviços, visando a melhoria da qualidade da assistência obstétrica e neonatal.

Área de estudo: Discussão de temas da Perinatologia, em sessões semanais, com 1 hora de duração, apresentados pelos professores e membros do corpo clínico da Maternidade Escola, bem como por convidados externos, sob a forma de conferências ou mesas redondas.

Especialidade:  Obstetrícia, Radiologia, Neonatologia

 

  • Coordenação: Marcelo Trindade Alves de Menezes 
  • (Maternidade Escola - ME-UFRJ)

Descrição: Desenvolver um processo permanente de teleducação em Pneumologia (através de atividades à distância, como discussões clínicas, cursos, segunda opinião, etc.); Promover e desenvolver, de forma colaborativa, subsídios para ensino, assistência, pesquisa e extensão na área.

Área de estudo: Reuniões envolvendo o corpo assistencial, docentes e discentes de graduação e pós-graduação, latos e stricto-sensu, da instituição coordenadora e/ou participantes.

Especialidade:  Pneumologia

 

  • Coordenação: Sônia Figueiredo 
  • (Instituto de Doenças do Tórax - IDT-UFRJ)

Descrição: Oferecer informação aos profissionais de saúde sobre as aplicações de técnicas radionucleares na sociedade, com a proposta de fornecer educação continuada na identificação e nas ações de saúde, abrindo um canal de debate, considerando os aspectos de diversidade e extensão territorial.

Área de estudo: Através de teleconferências seqüenciais serão abordados temas relevantes sobre as aplicações radionucleares

Especialidade:  Saúde do Trabalhador

 

  • Coordenação: Ana Cristina H. Nascimento 
  • Subcoordenação: Liliane Reis Teixeira 
  • (Instituto Fernandes Figueira - IFF-FIOCRUZ)

Descrição: O SIG RADPED (Radiologia Pediátrica), coordenado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), iniciou suas atividades em 2005 atuando na educação e na pesquisa colaborativa. Desde então, houve uma integração nacional e internacional incluindo aulas com temas de atualização, discussões de casos clínicos e seminários virtuais. As telesessões, sempre na primeira segunda-feira do mês (12-13h), são gravadas e disponibilizadas, para reutilização, em http://www.telessauderj.uerj.br/ava/

Área de estudo: Radiologia, Pediatria, Neonatologia e Clínica de Adolescente

Especialidade:  Outros

 

  • Coordenação: Alexandra Maria Vieira Monteiro 

Descrição: O SIG da Radiologia do Abdome conta com a participação, da UNIFESP, UERJ, UFF, UFRJ, USP-RP, UFMG, UFTM, UFBA, UFSC, UFPE e do Hospital do Câncer de Barretos, entre outros. As reuniões através de videoconferência ocorrem às primeiras quartas-feiras do mês, entre as 12:00 e as 13:30. O objetivo é discutir casos clínicos intrigantes, trocar experiências, estimular o debate, procurar consensos e aprimorar protocolos clínicos e procedimentos diagnósticos.

Área de estudo: Diagnóstico por Imagem do sistema digestivo e urinário

Especialidade:  Outros

 

  • Coordenação: Giuseppe D'Ippolito 

Descrição: Criar condições através da tele medicina, para a busca por qualidade e excelência na conexão entre pesquisa, política e gestão, por meio da elaboração de estudos de avaliação de tecnologias em saúde, nas fases de desenvolvimento, incorporação, monitoramento e exclusão de tecnologias no âmbito do SUS.

Área de estudo: Discussão de estudos e pesquisas no campo da Análise de Tecnologias em Saúde (ATS)

Especialidade:  Desenvolvimento e Inovação

 

  • Coordenação: Tazio Vanni 

Descrição: O SIG RNPC se destina à coordenação das Unidades de Pesquisa Clinica(UPC) que compoem a referida rede. O principal objetivo da RNPC é consolidar a pesquisa clínica em hospitais de ensino brasileiros priorizando as necessidades de saúde em consonância com a Política Nacional de Saúde (PNS), a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde (ANPPS), a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PNCTIS) e a Política industrial e Tecnológica (PIT).

Área de estudo: A RNPC foi criada em 2005, por meio da chamada pública MCT / FINEP / MS / SCTIE / DECIT pela ação transversal 04/2005: Implantação de Unidades de Pesquisa Clínica, com o apoio do CNPq. Por esta iniciativa, foram criados e/ou consolidados dezenove unidades de pesquisa clínica (UPC) em hospitais de ensino no Brasil. Ampliada em 2009, a RNPC passou a ter a participação de 32 UPC’s distribuídas nas diversas regiões do país.

Especialidade:  Pesquisa Clínica

 

  • Coordenação: Ricardo de Amorim Corrêa 
  • (Hospital de Clínicas - HC-UFMG)

Descrição: Visa consolidar uma rede nacional de pesquisa na área de telessaúde e dar apoio à implantação de novos núcleos de telessaúde no Brasil, por meio da troca de experiências em nível nacional e internacional. É uma iniciativa dos núcleos de telessaúde do Projeto Piloto de Telessaúde na Atenção Básica do Ministério da Saúde, iniciado em 2007, que contribuíu para consolidação do Programa Telessaúde Brasil Redes como estratégia para o fortalecimento do SUS no Brasil.

Área de estudo: Telessaúde

Especialidade:  Telessaúde

 

  • Coordenação: Magdala de Araújo Novaes 
  • (Hospital das Clínicas - HC-UFPE)
  • Subcoordenação: Paula Rejane Bezerra Diniz 

Descrição: Promover um espaço colaborativo favorável a troca de experiências e ao trabalho em rede e a construção coletiva da política nacional de educação na saúde com ênfase nas residências multiprofissional e em área profissional da saúde.

Área de estudo: Discussão de tópicos relacionados à construção, desenvolvimento, regulamentação e avaliação de programas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde, troca de experiências entre programas , discussões clínicas entre residentes.

Especialidade:  Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde

 

  • Coordenação: Sonia Regina Pereira 

Descrição: O SIG de RCP é coordenado pela Dra Fátima Geraldes, cardiologista e intensivista da Universidade Federal da Bahia(UFBA), foi criado em 2010 e atua, desde então, na RUTE, utilizando recursos de videoconferência, com a participação de equipes multidisciplinares e especialistas convidados, realizando discussão e divulgação de temas relacionados ao assunto, de novas diretrizes internacionais, facilitando, desta forma, a implementação e atualização do conhecimento relacionado.

Área de estudo: Ressuscitação Cardiopulmonar e assuntos relacionados

Especialidade:  Ressuscitação Cardiopulmonar

 

  • Coordenação: Maria de Fátima de Araújo Geraldes 
  • (Maternidade Climério de Oliveira - MCO-UFBA)

Descrição: As discussões visam aprimorar a troca de informações entre serviços de referência em Reumatologia Pediátrica, bem como auxílio mútuo na tomada de conduta em casos complexos.

Área de estudo: Discussão interativa de casos clínicos em Reumatologia Pediátrica

Especialidade:  Reumatologia Pediátrica

 

  • Coordenação: Claudio Arnaldo Len 

Descrição: O SIG SBC visa proporcionar um espaço de encontro, através de recurso de telemática (RUTE), para discutir o desenvolvimento do trabalho odontológico a partir das necessidades das pessoas e a incorporação de novos processos de trabalho em saúde bucal, redes de atenção, permitindo sua modelagem às transições epidemiológicas, demográficas, econômicas e sociais (MENDES, 2011). Assim, abordará grandes eixos e seus desdobramentos: educação e construção da cidadania; controle social entre outros temas.

Área de estudo: Odontologia

Especialidade:  Saúde Coletiva

 

  • Coordenação: Edílson José Zafalon 
  • (Hospital Universitário de Santa Maria - HUSM-UFSM)
  • Subcoordenação: Adélia Delfina da Motta Silva Correia 

Descrição: Criado para promover à distância a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos para contribuir na estruturação do Subsistema de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Consiste em reuniões, discussões de assuntos nas áreas de gestão do subsistema de saúde indígena, modelos de atenção em saúde indígena e da atenção básica por videoconferência com uma apresentação inicial sobre responsabilidade de uma das instituições participantes seguido de um debate entre todos os participantes.

Área de estudo: Modelos em atenção em saúde indígena e da atenção básica

Especialidade:  Saúde Indígena

 

  • Coordenação: Douglas Rodrigues 
  • Subcoordenação: Leonardo Frajhof 
  • (Hospital Universitário Gaffrée Guinle - HUGG-UNIRIO)

Descrição: O SIG Saúde da Criança e do Adolescente foi criado em 2008 com o objetivo de integrar profissionais de diversas Instituições nacionais e internacionais em discussões sobre temas relevantes à saúde de crianças e adolescentes brasileiros. As sessões de videoconferência ocorrem quinzenalmente, às quintas-feiras, das 11h às 12h, com transmissão simultânea pela Internet. O SIG é coordenado pelas Professoras Evelyn Eisenstein, da UERJ, e Suzy Cavalcante, da UFBA, através de uma parceria inovadora.

Área de estudo: Saúde da Criança e do Adolescente

Especialidade:  Saúde de Crianças e Adolescentes

 

  • Coordenação: Evelyn Eisenstein 
  • (Hospital Universitário Pedro Ernesto e Faculdade de Ciências Médicas - HUPE/FCM-UERJ)
  • Subcoordenação: Suzy Santana Cavalcante 
  • (Hospital Universitário Professor Edgard Santos - HUPES-UFBA)

Descrição: Discutir estratégias de promoção e vigilância em saúde e segurança do servidor público; Colaborar na integração das instituições de atenção à saúde e segurança do servidor público. Contribuir para a uniformização das ações em saúde e segurança do servidor público. Favorecer a realização de estudos e pesquisas e capacitações na área.

Área de estudo: Saúde e Segurança do Servidor Público.

Especialidade:  Medicina, Segurança do Trabalho, Psicologia, Nutrição, Ergonomia

 

  • Coordenação: Gláucia Silveira Castro 
  • Subcoordenação: Mario Castro Alvarez Perez 

Descrição: O SIG visa estimular pesquisa em tele na saúde do trabalhador, desenvolver ações de capacitação dos profissionais da RENAST com a telessaúde; estimular a prática da segunda opinião na saúde do trabalhador; criar política no diagnóstico à distância em pneumologia, dermatologia, fonoaudiologia, entre outras áreas, utilizando telemedicina e teleimagem e a pesquisa clínica com telediagnóstico para atender as diretrizes do MS, que definem doenças de notificação compulsória no âmbito ocupacional.

Especialidade:  Saúde do Trabalhador

 

  • Coordenação: Hermano Albuquerque de Castro 

Descrição: O SIG é uma iniciativa da ANVISA, em parceria com o Hospital Sírio Libanês, com o objetivo de promover a atualização de profissionais nos conteúdos ligados à vigilância sanitária pós-uso/comercialização (Vigipós) de produtos e tecnologias de saúde, gerenciamento e gestão de risco, e outros temas de interesse do sistema de saúde brasileiro. No grupo de discussão participam convidados, profissionais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e representantes da Rede Sentinela.

Especialidade:  Qualidade e Segurança em Hospitais Rede Sentinela

 

  • Coordenação: Patricia Fernanda Toledo Barbosa 

Descrição: Utilizando tecnologia patrocinada pela RUTE e parceria com o Depto de Informática em Saúde da UNIFESP, o SIG "Serviços de Enfermagem dos HUs Federais", foi criado a fim de romper a barreira da distância, por meio de videoconferências mensais, para discussão e busca de soluções compartilhadas entre os diferentes serviços de enfermagem das instituições participantes.

Área de estudo: Gestão em Enfermagem

Especialidade:  Gestão em Enfermagem

 

  • Coordenação: Maria Isabel Carmagnani 
  • Subcoordenação: Sonia Regina Pereira 

Descrição: O SIG trata-se de uma área do conhecimento que está em franca expansão nos diversos níveis de atenção à saúde e é reconhecidamente uma ferramenta metodológica eficaz para o ensino, assistência, treinamento, e ao mesmo tempo abre portas para um campo amplo de pesquisas. Além disto, tem um caráter multidisciplinar, possibilitando a aplicação e a conjugação de saberes e experiências de várias áreas da saúde (medicina, farmácia, enfermagem, terapia ocupacional,sistemas de gestão, segurança do paciente entre outras) envolvendo inovação tecnológica, habilidades de comunicação, questões bioéticas, e

Área de estudo: Integração e interação de profissionais interessados em ensino mediado por simulação na área da saúde por meio da criação de um SIG-RUTE na área.

Especialidade:  Medicina, Segurança do Trabalho, Psicologia, Nutrição, Ergonomia

 

  • Coordenação: Maria do Carmo Barros de Melo 
  • Subcoordenação: Monalisa Maria Gresta 

Descrição: Objetivo: promover a discussão à distância do conhecimentos técnico-científicos e da pesquisa na área da Dermatologia na tentativa de desenvolver trabalho cooperativo integrado com outros centros universitários e de ensino.

Área de estudo: Dermatologia

Especialidade:  Dermatologia

 

  • Coordenação: RUTE . 

Descrição: Este SIG tem como finalidade: Promover e desenvolver à distância, atualizações dos Enfermeiros, Professores e alunos de Enfermagem do Brasil para: a assistência de enfermagem baseada na evidência, a utilização das tecnologias emergentes e os ambientes colaborativos de aprendizagem no ensino de enfermagem e, o estudo e a aplicação das estratégias de gerenciamento em enfermagem nos contextos de saúde.

Área de estudo: Cuidado Crítico, Segurança do Paciente, Prática Baseada na Evidência, Informática em educação e saúde, Gerenciamento em enfermagem

Especialidade:  Assistência, Ensino e Gerenciamento em Enfermagem

 

  • Coordenação: Grace T. M Dal Sasso 
  • Subcoordenação: Sayonara Barbosa 

Descrição: Promover a interação entre Centros. A Educação Continuada e a Pesquisa colaborativa em Psiquiatria. Esses são os principais objetivos do SIG Telepsiquiatria. Para isso, esse grupo propõe a integração de grupos de interesse com pesquisas em andamento e aprovadas entre Centros de colaboração nacionais e internacionais, a criação de cursos e grupos de discussão para internos, residentes, mestrandos e doutorandos em Psiquiatria e disciplinas afins e a discussão conjunta de casos clínicos.

Área de estudo: Psiquiatria clínica, neuropsicologia, psicofarmacologia, Saúde Mental

Especialidade:  Psiquiatria

 

  • Coordenação: Jerson Laks 

Descrição: O SIG Tel@ rBLH - Rede de Bancos de Leite Humano objetiva ampliar intercâmbio de conhecimento e a transferência de tecnologia no âmbito do Aleitamento Materno e dos Bancos de Leite Humano. Coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz/FioCruz (IFF/ICICT), vem sendo operado como macro-estratégia para que a rede de atenção materno-infantil dos países atinja um de seus compromisso com a sociedade: contribuir com a redução da mortalidade infantil e o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio.

Área de estudo: Multidisciplinar

Especialidade:  Banco de Leite Humano e Aleitamento Materno

 

  • Coordenação: João Aprígio Guerra de Almeida 
  • Subcoordenação: Sandra Lúcia Carvalho Ferreira 

Descrição: Criado em 2009, com objetivo de promover a discussão de casos clínicos em Coloproctologia, com docentes, discente, residentes e médicos gastroenterologista, além de outras especialidades. As reuniões ocorrem por videoconferência sempre na 3ª sexta-feira do mês, das 9h às 10h30, contando com os serviços de Coloproctologia da UFC, UNIOESTE, UFAL, Universidad de Caracas (Venezuela), UNB, UFT, Hosp. Naval Marcilio Dias, estando aberto à participação de todas as instituições que compõem a RUTE.

Área de estudo: Intestino Grosso, Reto e Canal Anal

Especialidade:  Coloproctologia

 

  • Coordenação: João Batista Pinheiro Barreto 
  • (Hospital Universitário - HU-UFMA)

Descrição: Webconferências, cursos de aperfeiçoamento e capacitação, grupos de discussão entre profissionais, residentes, mestrandos e doutorandos em Enfermagem em Saúde Mental e disciplinas. Discussão do ensino de enfermagem em saúde mental.

Área de estudo: Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria

Especialidade:  Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental

 

  • Coordenação: Gláucia Azambuja de Aguiar 

Descrição: Promover a troca e o compartilhamento de experiências no que se refere à integração das TICs às praticas da Odontologia, fortalecer a Rede Nacional de Teleodontologia, criada em 2011, durante o 46º Encontro ABENO. Promover a criação de novos Núcleos de Teleodontologia, apoiando as ações de Telessaúde no país e a integralidade da atenção à saúde, por meio da articulação dos conteúdos e da saúde bucal com a saúde geral e a atuação da equipe multiprofissional.

Área de estudo: Atuar de forma integrada com os demais SIGs, em especial com o da Rede Nacional de Pesquisa em Telessaúde, Odontologia em Saúde Coletiva, Diagnóstico Bucal e Cirurgia Buco-maxilo-facial. Atuar também de forma transversal com os demais SIGs em geral, sempre que se aplicarem questões relacionadas à saúde bucal, ou ao processo de ensino-aprendizagem em geral.

Especialidade:  Todas as especialidades da Odontologia

 

  • Coordenação: Ana Estela Haddad 

Descrição: Apresentação e discussão, em reuniões mensais através da rede de Telesaúde, de temas, métodos e abordagens técnico-científicos específicos, de casos clínicos, de pesquisas e de questões de categoria profissional relevantes para a especialidade de Terapia Ocupacional em “Contextos Hospitalares” e Cuidados Paliativos. Favorecer a sistematização e intercâmbio de informações e conhecimentos em plano nacional, relativos à especialidade, dentre as instituições participantes.

Área de estudo: Objetivo de promover a criação de um espaço colaborativo favorável à troca de conhecimentos, experiências, programas educacionais, de atualização e capacitação em Terapia Ocupacional em “Contextos Hospitalares” e Cuidados Paliativos.

Especialidade:  cuidados paliativo-hospitalar

 

  • Coordenação: Marysia Mara Rodrigues do Prado De Carlo 

Descrição: Promover e desenvolver, à distância a capacitação de cirurgiões de trauma do Brasil na implantação de cursos à distância, reuniões clínicas, segunda opinião formativa e padronização de protocolos e rotinas adaptadas à realidade brasileira e suas peculiaridades regionais. Construir a base para a utilização de ambientes colaborativos de aprendizagem, pesquisa e extensão, a partir da utilização das tecnologias de telecomunicação.

Área de estudo: Implementação e consolidação da Atividade: Processo de Informatização para elaboração de um protocolo mínimo nacional de rotinas e condutas, que seja referência para os profissionais que atuam em Cirurgia de Emergência e Trauma no Brasil.

Especialidade:  Cirurgia de Emergência e Trauma

 

  • Coordenação: Cleinaldo Costa 
  • Subcoordenação: Pedro Elias de Souza 

Descrição: O SIG tem como objetivo padronizar ações dos administradores de videoconferência nas atitudes resolutivas de equipamentos de problemas inerentes a conexões de teleconferência. O escopo do grupo consiste na educação continuada para o aprimoramento dos técnicos através de discussões, práticas e criação de documentos e tutoriais com orientações em relação à administração dos sistemas e operações, na exploração dos recursos das funcionalidades e utilização dos equipamentos já existente.

Área de estudo: Utilização das teleconferências: discussões, elaboração de práticas e alternativas de uso do sistema

Especialidade:  Recursos e Mídias de Suporte a Colaboração Digit.

 

  • Coordenação: Tatiana Patricia Farias da Cruz 
  • Subcoordenação: Max Pereira Moraes 

Descrição: O SIG Urologia, criado em 2009, contempla a discussão de casos clínicos, a divulgação de conhecimentos e a melhoria das normas de conduta clínica visando ao controle das doenças urológicas. O SIG é coordenado pela Santa Casa de Porto Alegre. As reuniões ocorrem nas segundas quartas-feiras do mês, entre as 12h e 30m e 13h e 30m. Participam destas reuniões os profissionais da área médica específica, residentes e doutorandos e são convidados, eventualmente, profissionais de outras especialidades.

Área de estudo: Urologia: apresentação e discussão de casos clínicos

Especialidade:  Urologia

 

  • Coordenação: Mirandolino D. Mariano 

Descrição: O SIG Urologia Pediátrica iniciou suas atividades em 2008 por iniciativa do NUPEP Núcleo de Urologia Pediátrica da Escola Paulista (UNIFESP), sob coordenação do Prof. Dr. Antônio Macedo Jr. A RUTE possibilitou desta forma a troca de experiências clínicas, discussão de protocolos de pesquisa e educação continuada entre os centros tendo o modelo de casos resolvidos para discussão como ferramenta didática. As reuniões ocorrem na última sexta-feira do mês das 8:30 às 10:00 da manhã.

Área de estudo: A Urologia Pediátrica ocupa-se de anomalias congênitas do trato urinário de ambos sexos e genital masculino. Incluem-se afecções relacionadas com a função renal e vesical gerando obstrução e refluxo e geralmente agrupadas nas hidronefroses. A oncologia urológica inclui tumores de rim, bexiga e próstata. As anomalias genitais mais importantes são as hipospádias e defeitos congênitos da bexiga como extrofia. Os estados intersexuais e transplante renal são também áreas de interesse

Especialidade:  Urologia Pediátrica

 

  • Coordenação: Antonio Macedo Junior 
  • Subcoordenação: Ubirajara Barroso Junior 

Descrição: Tem por objetivo realizar reuniões mensais entre pesquisadores, profissionais de saúde e áreas anexas e alunos dos diversos níveis (ensino técnico, graduandos e pós-graduandos) sobre o tema vacinação. Inclui as áreas de projetos de criação e desenvolvimento de novas vacinas, estratégias de abrangência de planos de vacinação, biotecnologia, gestão de rede de frio, mecanismos de ação e outros aspectos dentro da temática proposta.

Área de estudo: Áreas de projetos de criação e desenvolvimento de novas vacinas, estratégias de abrangência de planos de vacinação, biotecnologia, gestão de redes de frios, mecanismos de ação e outros aspectos dentro da temática proposta

Especialidade:  monitorização remota

 

  • Coordenação: Edimilson Ramos Migowski De Carvalho