Contatos da RUTE


Coordenação do projeto
coord@rute.rnp.br

 

SIGs (Grupos de Interesse Especial)
sig@rute.rnp.br

 

GUIA PRÁTICO DO TÉCNICO OPERACIONAL RUTE

Versão I | Ano 2016 

1 NOVO NA RUTE?

 

A forma principal de comunicação, informação e tomadas de ações administrativas na RUTE é por meio de mensagem eletrônica por e-mail, onde o técnico operacional da RUTE deve utilizar preferencialmente um endereço institucional próprio.

 

Primeiro passo: torne claro no e-mail qual a sua instituição:

 

Recomenda-se a criação de uma assinatura de e-mail institucional que o identifique como técnico operacional de sua unidade RUTE, conforme o modelo abaixo:

 

José Dias da Silva
Técnico Operacional RUTE: UNIFESP-HSP-SP
Skype: jose.dias.silva
Telefone: (11) 4321-9876 / Celular: (11) 9876-4321

 

Após, faça por favor a configuração e cadastro de permissão em seu cliente de e-mail para recebimento de mensagens pelos domínios: @rnp.br, @rute.rnp.br e @listas.rute.rnp.br

 

 Segundo passo: solicite à Coordenação Nacional RUTE pelo e-mail coord@rute.rnp.br:

 

  • Atualização e inclusão de seus contatos no cadastro da unidade RUTE
  • Inscrição nas listas de divulgação de dados técnicos dos SIGs do qual sua instituição participa
  • Criação de login e senha como administrador de sua sala de webconferência
  • Login e senha para uso do software de videoconferência H.323 Polycom RealPresence Desktop
  • Homologação da sala de videoconferência de sua unidade RUTE se ainda não realizada
  • Inscrição no SIG Técnico Operacional: http://rute.rnp.br/web/sig-tecnico-operacional-rute
  • Criação de login e senha para acesso a área restrita do site RUTE: https://rute.rnp.br/login
  • Criação login e senha para acesso às gravações dos SIGs: http://rute.rnp.br/audiovisual   

 

2 PROCEDIMENTOS DA RUTE

 

A RUTE possui procedimentos para facilitar o seu uso. São eles:

3 ATIVIDADES ESPERADAS PELOS TÉCNICOS OPERACIONAIS NAS UNIDADES RUTE

 

Atividades Gerais:

  1. Investigação de novos sistemas de informação e conhecimento em saúde multiplataforma, que possam interoperar, a partir de padrões estabelecidos, com equipamentos médicos e outros sistemas e tecnologias de informação, para desenvolver uma infra-estrutura de programas de telemedicina
  2. Capacitação do corpo docente e discente do HU na utilização tecnologias e técnicas utilizadas em telemedicina;
  3. Divulgação de conhecimentos tecnológicos e operacionais para o desenvolvimento de projetos e utilização de tecnologia no processo de saúde
  4. Analisar, planejar, implementar e incorporar programas de telemedicina, mediados por computador, no processo de assistência em saúde extramuros do HU, para ampliar as ações de profissionais de saúde.

Atividades Específicas:

  1. Participação obrigatória no SIG Técnico Operacional RUTE
  2. Instalação e configuração de equipamentos de videoconferência (VC)
  3. Operação dos equipamentos de VC, adequação e manutenção do ambiente de VC
  4. Preparação do ambiente e equipamentos de VC para eventos
  5. Realização de testes de conectividade, qualidade, viabilidade
  6. Gestão da agenda de utilização do ambiente e equipamentos de VC
  7. Coleta e registro de dados sobre a utilização do ambiente e equipamentos de VC
  8. Elaboração de relatórios técnicos, especificação e avaliação de equipamentos
  9. Gestão da infraestrutura de rede, gestão do patrimônio e manutenção
  10. Confecção e execução de pequenos cabeamentos de rede e de sinais
  11. Desenvolvimento de aplicações web simples utilizando código aberto
  12. Capacitação e suporte de usuários para os serviços de Telemedicina
  13. Suporte técnico a equipe de saúde da Unidade de Telemedicina
  14. Digitalização de conteúdo audiovisual e pós-produção de conteúdo multimídia
  15. Atualização continuada sobre Telemedicina (comunicação, hardware/software, equipamentos e sistemas específicos, padrões, serviços)
  16. Participação em workshops da RNP e RUTE
  17. Colaboração com outros estagiários RUTE
  18. Instalação, configuração e suporte a servidores e aplicações
  19. Participação das forças-tarefa para projetos especiais do Comitê Assessor da RUTE
  20. Participação de Grupos de Trabalho - GT da RUTE
  21. Organização de Grupos Especiais de Interesse - SIG da RUTE 

 

4 VIDEOCONFERÊNCIA

 

Política de uso do serviço RNP: http://url.rnp.br?PoliticaUso-Videoconferencia

 

Equipamentos H.323 Oficiais Fornecidos pela RUTE: Tandberg MXP e Polycom HDX Series

 

Os modelos de equipamentos de videoconferência H.323 fornecidos como hardware são:

 

Homologação da Sala de Videoconferência RUTE

 

A homologação da sala de videoconferência é uma ação fundamental para garantir minimamente a qualidade das transmissões na RUTE. Verifique se sua sala de videoconferência já está homologada em: http://url.rnp.br?Resultado-Homologacao-RUTE Caso não, solicite a homologação através do e-mail coord@rute.rnp.br. Entenda o procedimento completo em: http://url.rnp.br/?RUTE-ProcessoHomologacaoVC

 Softwares H.323 Oficiais Fornecidos pela RUTE: Polycom RealPresence Desktop

 O software H.323 Oficial fornecido pela RUTE é o Polycom RealPresence Desktop disponível nas versões para Windows e Mac: http://url.rnp.br?Polycom-RealPresence O guia de instalação e uso do software RealPresence Desktop está disponível em: http://url.rnp.br?GuiaInstalacao-RealPresence. A criação de login e senha para uso do software RealPresence Desktop deve ser solicitado à Coordenação Nacional RUTE pelo e-mail coord@rute.rnp.br

 

Testes de Videoconferência na MCU RNP

 A MCU RNP possui uma sala virtual específica para testes de videoconferência que pode ser utilizada a qualquer momento, não requer agendamento prévio e atende pelo número: 9999.

 

5 WEBCONFERÊNCIA

 
Política de uso do serviço RNP: http://url.rnp.br?PoliticaUso-Webconferencia

 

Sistemas de Webconferência Fornecidos pela RUTE: Adobe Connect e MCONF:

 

ADOBE CONNECT
O Adobe Connect é um sistema que faz parte do serviço de webconferência da RNP e pode ser acessado no endereço: http://webconf2.rnp.br/rute”nomedasala”. São requisitos para uso do sistema de webconferência Adobe Connect ter o plugin do Flash Player e Adobe Connect Add-in instalado e atualizado. Para verificar, faça o teste em: http://url.rnp.br?Plugin-AdobeConnect

 

Para saber como utilizar o Adobe Connect clique nos tópicos a seguir e acesse as vídeo-aulas:

 

MCONF

O MCONF é um sistema que faz parte do serviço de webconferência da RNP e pode ser acessado no endereço:https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/”nomedasala”. São requisitos para uso do sistema de webconferência MCONF ter o plugin do Flash Player e Java instalado e atualizado. Para verificar, faça download em: http://url.rnp.br?Plugin-MCONF

Para saber como utilizar o MCONF clique nos tópicos a seguir e acesse as vídeo-aulas:

 

6 SUPORTE TÉCNICO EM VIDEOCONFERÊNCIA E WEBCONFERÊNCIA: 0800-722-0216

 

Problemas Técnicos, Dúvidas e Suporte em Videoconferência e Webconferência

 Os técnicos operacionais RUTE dispõem para suas atividades diárias do SERVICE DESK INTEGRADO RNP, um serviço de suporte de primeiro nível que deve ser acionado toda vez que houver casos de: problemas técnicos, dúvidas de uso ou necessidade de suportes diversos em videoconferência e webconferência.

Para solicitar atendimento ao Service Desk Integrado RNP, entre em contato todos os dias, 24 horas por dia pelo telefone 0800 722 0216, por whatsapp 61 99960 5971 ou pelo e-mail sd@rnp.br.

Página do serviço: http://url.rnp.br?ServiceDeskIntegradoRNP  

 

7 SIGS (GRUPOS DE INTERESSE ESPECIAIS)

 

Os SIGs (Grupos de Interesse Especiais) são a principal atividade que acontece por videoconferência e webconferência na RUTE. Todos os atuais SIGs ativos estão disponíveis e podem ser consultados no site RUTE, em: http://www.rute.rnp.br/sigs

Todos os SIGs possuem reuniões agendadas em dias e horários fixos no mês. Por exemplo, o SIG Técnico Operacional RUTE se reúne por videoconferência em toda a segunda sexta-feira do mês de 9p0 às 11h de Brasília. O calendário anual de cada SIG fica disponível em seu site.

Para solicitar a participação em um SIG RUTE, acesse o procedimento completo descrito em: http://url.rnp.br/?RUTE-SIG-Participacao. Para solicitar a criação em um SIG RUTE, acesse o procedimento completo descrito em: http://url.rnp.br/?RUTE-SIG-Criacao

Dúvidas, informação ou descadastramento nos SIGs devem ser solicitadas através do e-mail sig@rute.rnp.br.

 

8 SESSÕES DOS SIGs E EVENTOS

 

A sessões de videoconferência e webconferência da RUTE são regidas por um importante documento, o manual Procedimentos Operacionais para Videoconferências e Webconferências RUTE. Todos os técnicos operacionais devem conhecer na integra este documento e saber sobre sua conduta perante as atividades técnicas de suas unidades RUTE, disponível em: http://url.rnp.br?ProcedimentosOperacionaisRUTE

 A agenda completa e atualizada RUTE está disponível em: http://www.rute.rnp.br/eventos

A Coordenação Nacional RUTE divulga regularmente toda sexta-feira e sempre por e-mail através do remetente sig@rute.rnp.br os dados de conexão das sessões dos SIGs que ocorrem na semana seguinte. Para receber, sua unidade RUTE e seu e-mail precisam estar registrados como participantes no SIG em questão, conforme orientado no passo anterior, passo 6: SIGs.

 Você também pode solicitar a reserva de uma sala virtual da MCU RNP para eventos extras ou particulares organizados por sua unidade RUTE. Solicite pelo e-mail coord@rute.rnp.br informando: título da reunião, hora de início e fim, número e relação dos participantes. 

 

9 SITE RUTE

 

O site da Rede Universitária de Telemedicina, disponível no endereço http://www.rute.rnp.br contém informação sobre: Unidades da RUTE no Brasil (Página Inicial), Relação de SIGs e suas agendas de reuniões mensais e anuais (Eventos), Relação de documentos gerados pela RUTE (Documentos), Relação de notícias a respeito da rede (Notícias) e a Relação de vídeos e gravações das sessões dos SIGs e eventos RUTE (Audiovisual).

 

10 MANUAL DA RUTE

 

O objetivo do Manual da RUTE é compartilhar com a comunidade, novos e antigos colaboradores, as características para a promoção da RUTE. O documento tem a função de tornar claro o que é a RUTE, o conjunto de atividades, os atores e seus papéis, as práticas executadas na RUTE, bem como os deveres e direitos de cada unidade e os Grupos de Interesse Especial (SIG) que compõe a rede. O documento foi preparado para descrever o Projeto Técnico da RUTE, o que é uma unidade RUTE e um SIG, que inclui sua caracterização por: Tipo, Público alvo, Tipos de coordenação de SIG e Meios de comunicação do SIG. Também apresenta os Procedimentos da RUTE,  e as Práticas  Operacionais na operação e monitoramento das unidades, operação dos SIGs e suas sessões. 

 

11 COORDENAÇÃO NACIONAL RUTE

 

Para solicitar atendimento a Coordenação Nacional RUTE, entre em contato pelo telefone: (27) 3329-1944 ou pelo e-mail coord@rute.rnp.br, de segunda à sexta-feira, de 9 às 18 horas (hora de Brasília): 

  • Coordenador Nacional RUTE: Dr.Ing.Dipl.Inf. Luiz Ary Messina
  • Gerente de Inovação RUTE: Dr.Eng. Paulo Roberto de Lima Lopes
  • Coordenador Técnico RUTE: Thiago Lima Verde Brito
  • Assessor Técnico RUTE: Luan Azeredo Meireles
  • Coordenador Administrativo RUTE: Max Pereira Moraes
  • Estagiário Coordenação Nacional RUTE: Leandro César Almeida

 

12 CENTRAL DE OCORRÊNCIAS TÉCNICAS

 

Técnico Operacional RUTE, por favor registre a ocorrência técnica no formulário a seguir:



Nome:

Email:


Estado:

Município:

Assunto:

Mensagem:

Digite o texto da imagem acima: