ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Divulgação de eventos dos parceiros Rute - Dezembro de 2013 - parte II

 Eventos

Rede Universitária de Telemedicina vai inaugurar novos núcleos: 1 em Fortaleza e 1 no Rio de Janeiro
 
Na próxima quarta-feira, dia 18, serão inaugurados dois novos núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes. Os beneficiados serão o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), no Rio de Janeiro, e o Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), em Fortaleza, no Ceará. A cerimônia de inauguração conjunta, prevista para às 10h, será transmitida por vídeoconferência para que os núcleos inaugurados participassem em tempo real, assim como os núcleos da Rute já existentes e convidados.
 
No último dia 06, foram inaugurados três novos núcleos da Rute: na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação (Sarah NET MED), em Brasília; no Hospital Estadual de Bauru (HEB), em São Paulo, e no Instituto Nacional de Cardiologia (INC), no Rio.
 
Com as próximas inaugurações, a Rute passará a ter 88 núcleos em plena operação, localizados em hospitais universitários e de ensino de todo o Brasil. A rede está integrada ao Programa Telessaúde Brasil Redes, uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação para promover a Teleassistência, a Teleducação, a pesquisa colaborativa, a gestão e a avaliação.
 
Rute transmite pela primeira vez cirurgias com transmissão simultânea em 4K
 
Na última terça, dia 10, a RNP e a Rute promoveram a primeira transmissão de quatro cirurgias em 4k (resolução quatro vezes superior a Full HD), em tempo real e de forma simultânea, diretamente do Brasil para os Estados Unidos. Os hospitais universitários federais de Porto Alegre (HCPA/UFRGS), do Espírito Santo (HUCAM/UFES) e do Rio Grande do Norte (HUOL/UFRN), além da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, foram as instituições responsáveis pelos procedimentos.
 
A demonstração inédita teve dois pontos de visualização: um no Hotel San Marco, em Brasília, e o outro em San Diego, na Califórnia. Na cidade norte-americana, o evento foi feito pelo CineGrid, associação internacional integrada por entidades e estúdios de cinema, empresas de tecnologia, universidades e redes de pesquisas de vários países do mundo. Para isso, foi utilizado o pacote de software denominado ‘’Player Fogo’’, desenvolvido pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba (Lavid/UFPB), em parceria com a RNP, que transmite, reproduz, armazena e transcodifica vídeos UHD (Ultra Alta Definição, traduzido do inglês).
 
Antes da transmissão das cirurgias, o coordenador da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), Luiz Ary Messina, fez uma apresentação sobre a rede e os avanços alcançados na área de telemedicina. “Com as transmissões em 4K, estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde poderão assistir às cirurgias detalhadamente e discutir com os especialistas. Para se ter uma ideia, um coração, por exemplo, passa a ter o tamanho de um ser humano na tela”, ressaltou. “É a primeira vez que algo do tipo parte do Brasil para os Estados Unidos”, completou. Para 2014, já estão previstas duas novas transmissões de cirurgias.
 
SIGs
SIG Saúde Bucal Coletiva (SBC)
Este grupo Rute, coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tem como objetivos abordar temas de interesse para a Saúde Bucal Coletiva, divulgar e discutir a Política Nacional de Saúde Bucal e criar uma rede colaborativa de pesquisa e produção de conhecimento na área. A próxima videoconferência será no dia 16/12, das 11h às 12h. A sessão terá como tema “Momento Avaliativo do SIG SBC” e será conduzida por representantes das instituições parceiras. Os membros Rute interessados devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br.
 
SIG TeleRedeBLH - Tele Rede de Bancos de Leite Humano
Coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o SIG fará a próxima videoconferência no dia 16/12, das 12h às 13h30. A reunião abordará o tema “Atualização em amamentação” e os títulos da sessão serão manejo do aleitamento com monilíase mamária e auriculoterapia e amamentação”. Apresentações de Ana Célia dos Santos Brito e Mariana Lourenço Haddad (Hospital de Sobradinho do DF e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP). Haverá transmissão bilíngue das atividades em Brasília, que serão apresentadas pelo Ministério da Saúde.
 
SIG Sentinela 
Coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Hospital Sírio-Libanês, o grupo discute qualidade e segurança em hospitais da Rede Sentinela. A próxima videoconferência será no dia 17/12, das 11h às 12h. A reunião terá como tema “Encerramento” e será conduzida por Patricia Fernanda Toledo Barbosa (Coordenadora de Vigilância em Serviços Sentinela).
 
SIG Pneumologia
Este grupo Rute, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem como objetivo desenvolver um processo permanente de teleeducação em Pneumologia.  Como próxima atividade na RUTE, o SIG está com uma videoconferência agendada para o dia 17/12, das 12h30 às 14h. A sessão terá como tema “Enfisema em jovem fumante com deficiência de alfa 1 anti-tripsina’’ e será apresentada pela UFPA. Os membros Rute interessados em integrar o grupo devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br.  
 
SIG Telenfermagem – Saúde mental
Sob a coordenação do Instituto de Psiquiatria da UFRJ – IPUB, este grupo promove encontros a partir de discussões sobre a área de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental em diversos aspectos do “Cuidar, Ensinar e Pesquisar”. A próxima atividade será uma videoconferência no dia 17/12, das 14h às 16h, cujo tema é “Reorganização de agenda para 2014 e balanço de atividades de 2013”.  
 
SIG Padrões para Telemedicina e Informática em Saúde
A próxima videoconferência do SIG será no dia 17/12, das 14h às 17h. A reunião acontecerá simultaneamente nas cidades relacionadas abaixo:
 
São Paulo
Universidade Federal de São Paulo - Laboratório de Telemedicina - Rua Pedro de Toledo, 781, Vila Clementino. Edifício Manoel Lopes, térreo (sala Regina Stella).
 
Ribeirão Preto
Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP/FMRP) – Avenida dos Bandeirantes, 3.900.
 
Botucatu
Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp/FMB) – Campus de Rubião Jr.
 
Brasília
DataSUS - Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Edifício Anexo, sala 107-A, 1º andar.
 
Rio de Janeiro
DataSUS - Rua México, 128 (7º, 8º e 10º andar), Centro; Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) - Avenida Augusto Severo, 84, Glória; Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Campus de Manguinhos, Avenida Brasil, 4365.
 
Florianópolis
Universidade Federal de Santa Catarina - Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (UFSC/Hupest), Campus de Trindade. Núcleo de Telessaúde (1º piso).
 
Belo Horizonte
Universidade Federal de Minas Gerais - Hospital das Clínicas (UFMG/HC). Avenida Professor Alfredo Balena, 110, bairro Santa Efigênia. HC – Ala Sul, 1º andar, sala 105, Secretaria Municipal de Saúde.
 
Porto Alegre
DataSUS - Avenida Borges de Medeiros, 536, Centro, 9º andar, sala 912.
 
Recife
Universidade Federal de Pernambuco - Hospital das Clínicas (UFPE/HC) - Núcleo de Telessaúde (Nutes). Avenida Prof. Moraes Rego, S/Nº, Cidade Universitária.
 
Outras informações sobre o grupo podem ser encontradas no site do Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): www.telemedicina.ufsc.br/padroes
 
SIG Oftalmo
O grupo é coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A próxima videoconferência do SIG será realizada no dia 18/12, das 12h às 13h, com apresentação do Dr. Flavio Hirai (UNIFESP) do tema “Córnea e Doenças Externas’’.
 
SIG Cardiologia
Coordenado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o grupo tem como objetivos a discussão de casos clínicos, a promoção de cursos de reciclagem e o treinamento de equipes de saúde na área de telecardiologia. A próxima videoconferência será no dia 19/12, das 8h30 às 9h30. Haverá apresentação de caso clínico. 
 
 SIG Perinatologia
Coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o grupo tem como objetivo promover, à distância, a atualização do conhecimento técnico-científico na área de perinatologia, envolvendo o estudo da gestação normal e de alto-risco, da medicina fetal e da assistência ao recém-nascido no período neonatal. A próxima videoconferência está agendada para o dia 19/12, das 11h às 12h. A sessão será apresentada pelo prof. Jorge de Rezende Filho (UFRJ) e terá como tema “Pesquisa de DNA fetal livre”. Os membros Rute interessados em integrar o grupo devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br
 
SIG Telecoloproctologia
Coordenado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o SIG se reunirá por videoconferência no dia 20/12, das 9h às 10h. A discussão de casos será conduzida pelo Dr. Ricardo (UFT). A reunião será coordenada pela UNB, que transmitirá pela internet, via videostreaming. Para assistir, é preciso acessar o site da Rute e clicar em “mais informações” no anúncio da sessão, localizado no calendário dos próximos eventos. Os requisitos para a transmissão são banda de internet de 512 Kbps e plugin do Windows Media Player instalado no navegador ou QuickTime.
 
SIG Telepsiquiatria
No dia 20/12, das 10h às 12h, o grupo coordenado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) terá sua próxima videoconferência. A sessão será transmitida pela internet, via videostreaming. Para assistir, é preciso acessar a área de eventos no portal Rute (www.rute.rnp.br/eventos) e clicar na URL do anúncio da sessão, localizado no calendário de eventos. Requisitos para recebimento da transmissão: banda de internet de 512 Kbps e plugin do Windows Media Player instalado no navegador ou QuickTime.
 
 
- Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília;
- A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs