ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Divulgação de eventos dos parceiros Rute - Dezembro de 2013 - parte III

Eventos
Rute inaugura dois novos núcleos: 1 em Fortaleza e 1 no Rio

Foram inaugurados, na última quarta, dia 18/12, dois novos núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto coordenado pela RNP e integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes, iniciativa do Ministério da Saúde. Os beneficiados foram o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), no Rio de Janeiro, e o Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), em Fortaleza (CE).

 

A cerimônia de inauguração teve início no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), no Rio, de onde se apresentaram o diretor-geral, Dr. Flávio Adolpho Silveira, e a coordenadora do núcleo Rute do HFB, Dra. Rosângela Facadio. Em seguida, se pronunciaram os representantes do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS). Por videoconferência, tanto a diretora do hospital, Dra. Marfisa de Melo Portela, como o coordenador do núcleo Rute do HIAS, Dr. Ronaldo Pinheiro Gonçalves, fizeram breve discurso e destacaram a importância do núcleo para o hospital e no atendimento a pacientes dentro e fora da capital, no Ceará.

 

O anfitrião do evento foi o coordenador da Rute, Luiz Ary Messina, que também participou da cerimônia por videoconferência, do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM), no Espírito Santo. Ele estava acompanhado pela consultora técnica do Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde, Rosimeira Andrade, da coordenadora do Comitê Estadual de Telessaúde do Espírito Santo, Solange Corradi, e do Gerente de Inovação da Coordenação Rute, Paulo Lopes.
Ainda participaram do evento o ex-coordenador do programa Telessaúde Brasil Redes, Aldiney Doreto, na sala de VC Rute do Hospital Universitário de Maringá (HUM), no Paraná; e a Comissão de Telessaúde do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HFSE). A coordenadora do núcleo Rute do HFSE, Ana Carneiro, representou o grupo e saudou os novos membros Rute.

 

Rute é apresentada em encontro internacional de telessaúde na Suíça
O coordenador da Rute, Luiz Ary Messina, foi convidado a participar do E-health Technical Advisory Group (eTAG), evento criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e realizado nos dias 12 e 13/12, em Genebra, na Suíça. O encontro reuniu especialistas de 21 países que trabalham na área de saúde digital. Messina aproveitou a oportunidade para apresentar a Rede Universitária de Telemedicina, iniciativa brasileira bem sucedida em telemedicina, e dialogar com outros representantes de instituições internacionais de ponta em e-health. Também foi relator do grupo de trabalho “Networking and Capacity Building” e tornou-se líder do grupo. No dia 16/12, após o encontro, Messina participou do evento Consultation on Maintaining Trust And Confidence in the Health Internet, sobre a criação do domínio.health pela OMS.


Formada por 88 núcleos inaugurados e em plena operação no Brasil, a RUTE, em parceria com o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares EBSERH, faz parte de um dos maiores projetos de telessaúde no mundo. Em 2012, a iniciativa recebeu a qualificação de melhor prática em telemedicina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL).

 

Rute transmite pela primeira vez cirurgias com transmissão simultânea em 4K
No dia 10 de dezembro, a RNP e a Rute promoveram a primeira transmissão de quatro cirurgias em 4k (resolução quatro vezes superior a Full HD), em tempo real e de forma simultânea, diretamente do Brasil para os Estados Unidos. Os hospitais universitários federais de Porto Alegre (HCPA/UFRGS), do Espírito Santo (HUCAM/UFES) e do Rio Grande do Norte (HUOL/UFRN), além da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, foram as instituições responsáveis pelos procedimentos.
A demonstração inédita teve dois pontos de visualização: um no Hotel San Marco, em Brasília, e o outro em San Diego, na Califórnia. Na cidade norte-americana, o evento foi feito pelo CineGrid, associação internacional integrada por entidades e estúdios de cinema, empresas de tecnologia, universidades e redes de pesquisas de vários países do mundo. Para isso, foi utilizado o pacote de software denominado ‘’Player Fogo’’, desenvolvido pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba (Lavid/UFPB), em parceria com a RNP, que transmite, reproduz, armazena e transcodifica vídeos UHD (Ultra Alta Definição, traduzido do inglês).

 

SIGs
SIG Patologia Cervical Uterina

Coordenado em parceria pelo INCA, IFF/ FIOCRUZ, Instituto de Ginecologia da UFRJ e Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGIC), o grupo tem como objetivo apoiar ações de qualificação de ginecologistas para assistência secundária a mulheres portadoras de lesões intraepiteliais do colo do útero. A próxima videoconferencia está agendada para o dia 10/01/14, das 9h às 12h. O tema será Células atípicas de origem indefinida, possivelmente não neoplásicas ou que não se pode afastar lesão de alto grau”.


- Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília;
- A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs.