ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Boletim Rute - 22 de novembro de 2019

 E.Health Reporter Latin America publica entrevista com coordenador de Informática Médica do Hospital Italiano de Buenos Aires

                            
A newsletter E.Health Reporter Latin America publicou uma entrevista com o coordenador de Informática Médica do Hospital Italiano de Buenos Aires, Dr. Fernando Plazzotta. Nela, ele fala sobre os benefícios dos portais de pacientes e de telemedicina como um canal para formalizar a distância ou atenção assíncrona e garante: "Em 10 anos ninguém vai falar mais sobre a telemedicina, porque estará naturalizada".

Leia a entrevista por aqui  -   Edição completa

XIV Jornadas de Informática en Salud serão realizadas de 27 a 29/11, em Buenos Aires
                   

O Hospital Italiano de Buenos Aires realiza, entre os dias 27 e 29/11, as XVI Jornadas de Informática em Salud. Como em todos os anos, as Jornadas terão o objetivo de difundir o uso de TICs aplicadas no âmbito da saúde e contarão com palestrantes internacionais.

Mais informações: www.hospitalitaliano.org.ar

UNESCO, NIC.BR e governo federal realizam Fórum de Inteligência Artificial nos dias 12 e 13/12, em São Paulo
                                
A UNESCO, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), por meio do seu Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e o governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Ciência da Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), realizam o Fórum Regional de Inteligência Artificial na América Latina e no Caribe nos días 12 e 13/12, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Universidade de São Paulo (USP).

O evento reunirá as principais partes interessadas da América Latina e do Caribe, dos setores público e privado, comunidade científica e acadêmica, mídia e orgnizações internacionais e da sociedade civil.

Saiba mais

OEA Cyberwomen Challenge - Brasil 2019 será realizado no dia 29/11, em Recife

No dia 29/11, a RNP, junto à Organização dos Estados Americanos  (OEA), à Trend Micro, ao Governo do Reino Unido e à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizará o evento ‘’OEA Cyberwomen Challenge - Brasil 2019”.  Recife foi a cidade escolhida para abrigar esta segunda edição do evento no país, que conta com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), quem gentilmente se dispôs a abrigar o evento.

O evento, no formato de cíber-exercício e competição, acontecerá na Sala Pavilhão Maker (Casarão) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) - Recife, PE e será destinado exclusivamente a profissionais do sexo feminino que atuam na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco em segurança cibernética.

A iniciativa tem o objetivo de promover a inserção das mulheres na área de TIC e aumentar sua visibilidade.

As inscrições para o evento “OEA CyberWomen Challenge – Brasil 2019” são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 15/11 por aqui.

Há prêmios para a equipe vencedora!

Mais detalhes 

SIGs em destaque

SIG Colaborativo em Educação Médica
O grupo tem como principal objetivo promover a interação e atualização entre educadores da saúde, para isso, propõe a participação de docentes das diversas profissões, que desempenham sua função em instituições de ensino superior, com palestrantes, relato de experiências e discussão de artigos reconhecidos da educação médica. A próxima reunião, via videoconferencia, acontece na segunda-feira, 25/11, das 11h às 12h, com apresentação de Alexandra Tieno (Emescam). Ela aborderá o tema “Gerontologia para generalistas”.

SIG Videocirurgia Ginecológica
O grupo visa promover, a distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos para alunos de graduação, pós-graduação, residentes e médicos com interesse na área de cirurgia ginecológica por videolaparoscopia. O próximo encontro, via videoconferência, será realizado na terça-feira, 26/11, entre 11h e 12h, com a discussão de casos clínicos comandada pelo Dr. Daniel Coelho (MEJC).

SIG Saúde de Crianças e Adolescentes
O grupo foi criado em 2008 com o objetivo de integrar profissionais de diversas instituições nacionais e internacionais em discussões sobre temas relevantes à saúde de crianças e adolescentes brasileiros. A próxima reunião, via videoconferência, será na quinta-feira, 28/11, das 11h às 12h, com apresentação da profa. Isabel Carmem (UFBA). Ela abordará o tema “Papel do pediatra na violência urbana”.
   
Confira a agenda completa.

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular  nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.