ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Boletim Rute - 13 de dezembro de 2019

 

HIAE inaugura unidade RUTE com palestra do professor de Harvard, Joe Barkal

            
Da esquerda para a direita: Dr. Claudio Lottemberg presidente do conselho do HIAE, Dr. Eduardo Cordioli, gerente de telemedicina e Dr. Felipe Spinelli de Carvalho, diretor de ensino

Na manhã de hoje, 13/12, em São Paulo, o Hospital Israelita Albert Einsten (HIAE) inaugurou sua unidade da RUTE, com direito a uma palestra do professor de Harvard e autor de importantes livros sobre novas oportunidades com tecnologias emergentes e modelos de negócio, Joe Barkai, e a sessão inaugural do SIG Ciência de Dados e Inteligência Artificial (CiDIAS), com o tema: "Ética, Segurança e Governança de Dados para Ciência de Dados".

O presidente do HIAE, Sidney Klainer e o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, participaram do evento via videoconferência. Estiveram presentes no cerimônia o coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina, o Especialista da Comunidade de Saúde da RNP, Paulo Lopes, o presidente do Conselho do HIAE, Dr. Claudio Lottemberg, o gerente de telemedicina do hospital, Dr. Eduardo Cordioli, o diretor de ensino da instituição, Dr. Felipe Spinelli de Carvalho e o diretor de TI do Incor, Marco Antonio Gutierrez.

A sessão inaugural do SIG CiDIAS debateu a questão da segurança da informação atrelada à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrará em vigor em agosto de 2020 e a importância da governança de dados.


MCTIC, CGI.BR E Fapesp vão fomentar oito centros de IA e cibersegurança

           
O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciaram no dia 12/12, durante o Fórum Regional de Inteligência Artificial para a América Latina e Caribe, que será iniciado um programa de fomento a centros dedicados à pesquisa em inteligência artificial (IA) e cibersegurança. No mesmo dia, foi lançada uma consulta pública para elaboração da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial.

O edital de convocação para que laboratórios façam sua adesão ao programa será publicada no dia 18/12. Ao todo devem ser destinados R$ 80 milhões em recursos, sendo metade da parceria Fapesp/MCTIC/CGI, e metade da iniciativa privada.

Jornal Brasileiro de TeleSSaúde abre chamada para submissão de artigos para a próxima edição
                          

O Telessaúde Uerj está com uma chamada aberta para submissão de artigos para a próxima edição do Jornal Brasileiro de TeleSSaúde. Os materiais submetidos para publicação devem ser inéditos e não devem estar sob análise para fins de publicação em nenhum outro periódico. Os artigos escritos em português devem obedecer à ortografia oficial. Quando originários de instituições estrangeiras, poderão ser publicados em inglês, na forma em que forem enviados.

O material submetido para apreciação é encaminhado aos editores que fazem uma revisão inicial quanto aos padrões obrigatórios do Jornal Brasileiro de TeleSSaúde e ao atendimento de todas as normas técnicas requeridas para envio dos originais. Em seguida, o material é submetido a dois revisores especialistas na área pertinente. No decorrer de todo o processo são adotados o sigilo e o anonimato para autor(es) e revisor(es).

Saiba mais

Mestrado em Telessaúde da Uerj lança livro digital
            

A equipe do mestrado em Telessaúde da Uerj lançou um livro digital sobre os projetos e a história do curso, intitulado “Inovação na pós-graduação Stricto Sensu em Saúde Digital: A experiência de 5 anos do Mestrado em Telemedicina e Teslessaúde Uerj”.

Leia por aqui

Podcast com a coordenadora do programa Telessaúde-ES, Carmem Barreira
Na primeira edição da newsletter da RNP, intitulada Prespectiva, foi divulgado um podcast com a coordenadora do programa Telessaúde-ES, Carmem Barreira. Ela falou sobre a iniciativa de criar um canal no Youtube e o trabalho em saúde digital desenvolvido pelo Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hospital das Clínicas), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Ouça o podcast

Leia a newsletter Perspectiva

SIGs em destaque

SIG Rede Nacional de Pesquisa em Telessaúde
O grupo visa consolidar uma rede nacional de pesquisa na área de telessaúde e dar apoio à implantação de novos núcleos de telessaúde no Brasil, por meio da troca de experiências em nível nacional e internacional. O próximo encontro, via webconferência, acontece na terça-feira, 17/12, das 11h às 12h, sob o comando de Magdala Novaes (Nutes/HC-UFPE). Será feita uma avaliação de 2019 e definido um planejamento para 2020.

SIG Farmacologia e Terapêutica
O grupo busca a promoção a interação entre centros e grupos de pesquisa com ações que propiciam a discussão, divulgação e troca de experiências acadêmico-científicas em farmacologia e áreas correlatas, visando o desenvolvimento permanente para práticas de ensino, pesquisa, inovação e saúde, envolvendo docentes, pesquisadores e estudantes de diferentes níveis (ensino técnico, graduação e pós-graduação) da área médica, biomédica e biológica. O próximo encontro, via videoconferência, será na quarta-feira, 18/12, entre 9h e 10h30, com apresentação de Emiliano Barreto (Ufal) e Maria Christina W. Avelar (Unifesp-EPM). Será realizada uma avaliação do ano e preparada a agenda para 2020.

SIG Re(h)abilitar
O grupo tem por objetivo integrar, a nível local e regional, pesquisadores e profissionais da saúde em ações de educação e trabalho interprofissional, educação permanente e pesquisa científica nas áreas de habilitação e reabilitação auditiva, motora e intelectual.
A próxima reunião, via webconferência, será realizada na sexta-feira, 20/12, das 11h às 12h30, com uma apresentação sobre o tema “Seleção de instrumentos de medida e desenhos de estudos clínicos para intervenções na Doença de Parkinson”.

Confira a agenda completa.

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular  nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.