ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Divulgação de eventos dos parceiros Rute - Dezembro de 2014 - Parte III

Eventos
Sete unidades de telemedicina da RUTE serão inauguradas na próxima sexta, dia 19

Na próxima sexta, dia 19/12, serão inaugurados sete núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes. Os beneficiados serão o Hospital Amparo Maternal, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, o Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti e as unidades da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação em Salvador, São Luís e Belo Horizonte. A cerimônia de inauguração conjunta, prevista para às 10h (horário de Brasília), terá início no Hospital Amparo Maternal, com a presença da vice-presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina (CBMTs), Ana Estela Haddad. O coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, conduzirá o evento que também será transmitido por vídeo conferência. Para participar, os membros Rute deverão acessar a sala virtual 0880 da MCU, chamada a 512Kbps, gatekeeper padrão RNP. Com as próximas sete inaugurações, a Rute passará a ter 108 núcleos inaugurados e em plena operação, localizados em hospitais universitários e de ensino, em todos os estados do Brasil.

Programas de P&D da RNP selecionam dois projetos para a área de e-Saúde
A RNP divulgou o resultado dos dois projetos selecionados para a área de e-Saúde que fizeram parte dos Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Temáticos, cujo objetivo é eleger projetos que promovam o uso inovador da rede, por meio de aplicações que potencializem a colaboração remota em áreas do conhecimento. Ambos os projetos selecionados tiveram como foco as tecnologias móveis para apoiar o trabalho de profissionais de saúde, em relação à telessaúde para a pessoa idosa, saúde indígena, doenças raras e regulação do Sistema Único de Saúde.  O primeiro, Desenvolvimento de aplicativo mobile para divulgação de informações sobre doenças raras (GT-RarasNet), propõe a criação de um aplicativo e uma plataforma web, integrada a dispositivos móveis, para a veiculação de informações nacionais de tais doenças. Será coordenado por Natan Monsores de Sá da Universidade de Brasília. O segundo, Implementação de Questionários Inteligentes para Dispositivos Móveis - estudo de caso aplicado na avaliação da Saúde Mental de Idosos (GT-MobVida), visa criar questionários eletrônicos de forma fácil e intuitiva, que permita o rastreamento de doenças e planejamento do cuidado da saúde mental de idosos. Será coordenado por Magdala de Araújo Novaes da Universidade Federal de Pernambuco. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail gt2015@rnp.br. 

SIGs
SIG Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC)

O grupo, coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem como objetivo consolidar a articulação entre as unidades que compõem a RNPC, desenvolvendo condições que possibilitem a operacionalização das políticas estratégicas e das prioridades de pesquisa em saúde. A próxima videoconferência será no dia 15/12, das 10h às 11h, e abordará os temas “Informes da coordenação da RNPC – encerramento das atividades de 2014”, com apresentação do Dr. Ricardo Amorin Correa (CPC HC - UFMG).

SIG TeleRedeBLH - Tele Rede de Bancos de Leite Humano
Coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o SIG fará a próxima videoconferência no dia 15/12, das 12h às 13h30.

SIG Odontologia - Diagnóstico Bucal
O SIG, coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina, confirma sua próxima webconferência para o dia 15/12, das 16h às 17h. A reunião contará com apresentação de caso clínico pela profª Vilma Melo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

SIG Pneumologia
Este grupo, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem como objetivo desenvolver um processo permanente de teleeducação em pneumologia.  A próxima videoconferência está agendada para o dia 16/12, das 12h30 às 14h. A sessão terá como tema “Infecção respiratória no paciente idoso’’ e será apresentada pela Drª. Lúcia Salles da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os membros Rute interessados em integrar o grupo devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br.

SIG Padrões para Telemedicina e Informática em Saúde
A próxima sessão do grupo, em conjunto com a reunião plenária da ABNT/CEE-78 Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde, será no dia 16/12, das 14h às 17h. A pauta será formada pela leitura e aprovação da ata da reunião anterior; informe dos textos em estudo; relato dos grupos e discussão de normas ABNT/ISO de Telemedicina e Informática em Saúde, além de assuntos gerais. Os interessados em participar, a distância, poderão fazê-lo apenas nas unidades Rute já autorizadas ou contatar uma unidade Rute mais próxima.

SIG Oftalmo
O grupo é coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A próxima videoconferência do grupo acontece no dia 17/12, das 12h às 13h, com apresentação do Dr. Flavio Hirai (UNIFESP).

SIG Perinatologia
O grupo promove, à distância, atualização do conhecimento técnico-científico na área de perinatologia, envolvendo o estudo da gestação normal e de alto-risco, da medicina fetal e da assistência ao recém-nascido no período neonatal, além de visar a melhoria da qualidade da assistência obstétrica e neonatal. A próxima videoconferência acontece no dia 18/12, das 11h às 12h, com apresentação do tema “CIR – Novos paradigmas”, coordenado pelo professor titular de obstetrícia da UFRJ, Carlos Antônio Barbosa Montenegro.

SIG Saúde Bucal Coletiva (SBC)
Este grupo Rute, coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tem como objetivos (re)construir coletivamente conhecimento sobre temas de interesse para a Saúde Bucal Coletiva, divulgar e discutir a Política Nacional de Saúde Bucal e criar uma rede colaborativa de pesquisa e produção de conhecimento na área. Como próxima atividade na Rute, o SIG está com uma webconferência agendada para o dia 18/12, das 15h às 16h30. A sessão será um momento avaliativo do SIG em 2014, com apresentação dos representantes de todas as instituições participantes. Os membros Rute interessados em integrar o grupo devem enviar solicitação parasig@rute.rnp.br.

SIG Telecoloproctologia
Coordenado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o grupo se reunirá por videoconferência no dia 19/12, das 10h às 11h. A reunião será apresentada pelo Dr. André (UNIOESTE), que fará discussão de casos.

   
-Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília;
-A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs