ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Divulgação de eventos dos parceiros Rute - Novembro de 2015 - Parte IV

Eventos
Revista Latino-americana de Telessaúde passa a ser digital e ganha sessão exclusiva

Já está disponível, em versão digital, a Revista Latino-americana de Telessaúde, uma publicação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, da Secretaria Municipal de Saúde de BH e do Laboratório de Excelência e Inovação em Telessaude. O acesso pode ser feiot por meio do link: cetes.medicina.ufmg.br/revista. Nessa edição, há a cobertura do Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTMs 2015) e artigos sobre normatização e interoperabilidade em telepatologia, programas de telemonitoramento em pacientes diabéticos em serviço de saúde público no Chile, e a interação entre especialistas e a atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS).  A partir do próximo número, a revista passará a contar com uma sessão dedicada ao relato de experiências exitosas em telessaúde.

Próxima sessão do PAPRAPS 2015 falará sobre implementação da Rede de Cuidados

Na próxima quarta, dia 25/11, o Programa de Apoio aos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (PAPRAPS) 2015, uma parceria da RNP com o Ministério da Educação (MEC) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), fará sua sessão, das 12h às 14h, sobre reflexões para uma prática segura, com discussão de casos. A Rute exibirá a sessão por meio de videoconferência para os membros da comunidade. Veja a programação completa em http://rute.rnp.br/noticias/-/rutelistaconteudo/Rute-transmite-Programa-de-Apoio-aos-Programas-de-Residencia-em-Area-Profissional-da-Saude/2234616_7lJx. 

SIGs
SIG Colaborativo em Educação Médica

O grupo tem como objetivo promover a interação e a atualização entre os educadores da saúde. A próxima videoconferência será no dia 23/11, das 11h às 12h, com avaliação e planejamento para 2016.

SIG TeleRedeBLH - Tele Rede de Bancos de Leite Humano
Coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o grupo fará a próxima videoconferência no dia 23/11, das 12h às 13h30, com sessão científica.

SIG Sentinela
Coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Hospital Sírio-Libanês, o grupo discute qualidade e segurança em hospitais da Rede Sentinela. A próxima videoconferência será no dia 24/11, das 11h às 12h.

SIG Rede Nacional de Pesquisa em Telessaúde
O grupo está com uma videoconferência agendada para o dia 24/11, das 15h30 às 16h30. A sessão terá como tema “Rede de pesquisa brasileira em telessaúde: linhas e grupos de pesquisa” e será apresentada pelo Núcleo de Telessaúde da UFPE.

SIG Enfermagem Intensiva e de Alta Complexidade
O grupo, coordenado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), realizará sua próxima reunião por videoconferência no dia 25/11, das 12h às 13h30. A sessão terá como tema “Novo guideline mundial de parada cardiorrespiratória 2015”. A apresentação será da UERJ e da Unifesp, com debatedores da UEA, UFRJ, UFF e UFAL.

SIG Gestão de Hospitais Universitários e Escola
Coordenado pela Unifesp, o grupo tem como objetivo promover a atualização do conhecimento técnico-científico em administração hospitalar, a fim de contribuir para a integração das diferentes estratégias de gestão dos hospitais universitários nacionais. Também visa possibilitar o intercâmbio de experiências bem-sucedidas e discutir modelos de gestão com vistas a alcançar as metas estabelecidas pelas instituições. A próxima videoconferência será no dia 25/11, das 15h às 16h, sobre o tema “Valores do SUS”.

SIG Teleodontologia

Coordenado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), o grupo tem como objetivo promover a troca e o compartilhamento de experiências no que se refere à integração das TICs às práticas da Odontologia, além de fortalecer a Rede Nacional de Teleodontologia. A próxima webconferência será no dia 25/11, das 15h às 16h. Os apresentadores Cassius Torres e Bruna Fonseca falarão sobre como fazer boas fotos em odontologia usando smartphones.

SIG Bucomaxilofacial

Coordenado pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o grupo realizará a próxima videoconferência no dia 25/11, das 16h às 17h, com apresentação da Escola Bahiana de Medicina e da UEL.

SIG Trauma-Cirurgia de Emergência e Trauma
O grupo, coordenado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem como objetivo promover e desenvolver, à distância, a capacitação de cirurgiões de trauma do Brasil na implantação de cursos, reuniões clínicas, segunda opinião formativa e padronização de protocolos. A próxima videoconferência será no dia 25/11, das 16h às 18h, com reunião SBAIT, na qual será feita discussão de casos clínicos.

SIG Medicina Desportiva
O grupo, coordenado pela Unifesp, em parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO), tem como o objetivo promover, à distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos na área de medicina desportiva. A próxima videoconferência será no dia 26/11, das 9h às 10h30. A programação inclui a apresentação do Dr. Luis Bauer sobre dopping.

SIG Cardiologia

O grupo tem como objetivos a discussão de casos clínicos, a promoção de cursos de reciclagem e o treinamento de equipes de saúde na área de telecardiologia. A próxima videoconferência será no dia 26/11 das 11h às 12h. Haverá a reunião de cardiologia geral, aberta para a apresentação de todos os convidados. 

SIG Saúde de Crianças e Adolescentes
O grupo prossegue com suas atividades de videoconferência, no dia 26/11, das 11h às 12h, com apresentação de Aline Aguiar, do Ministério da Saúde, sobre a linha de cuidade para atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência. A reunião também será transmitida ao vivo pela Internet, via videostreaming. Para assistir, é necessário acessar o site da Rute e clicar na URL do anúncio da sessão, localizado no calendário de eventos. Requisitos para recebimento da transmissão: banda de Internet de 512 Kbps e plugin do Windows Media Player instalado no navegador ou QuickTime.

SIG Cirped (Cirurgia Pediátrica)

O grupo, coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), tem como objetivo promover, à distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos para alunos de graduação, pós-graduação, residentes e médicos com interesse na área de cirurgia pediátrica.  A próxima videoconferência está agendada para o dia 26/11, das 15h às 17h30, com discussão de casos e apresentação da Unicamp.

SIG Audiologia

Coordenado pela Universidade Federal do Espírito Santo, o grupo fará a próxima videoconferência no dia 26/11, das 16h às 18h. A apresentação será da Drª. Isabela Jardim (UFES/USP), com considerações audiológicas sobre dispositivos implantáveis por condução óssea. Ela também falará sobre a organização da agenda de 2016.

SIG Cardiologia
Coordenado pelo Instituto Dante Pazzanese, o próximo Fórum de Cardiologia será realizado no dia 27/11, das 8h às 9h, no Auditório Cantídio de Moura Campos Filho. Haverá transmissão ao vivo por videoconferência, disponibilizada para todas as unidades RUTE. Para participar virtualmente, os membros Rute deverão acessar a sala virtual 0770 da MCU, chamada a 512Kbps, gatekeeper padrão RNP.

SIG Urologia Pediátrica
A próxima videoconferência do grupo, coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), será no dia 27/11, das 8h30 às 10h. A sessão debaterá dois temas: um deles será um pout-pourri sobre Prune-belly, rim em ferradura e rim pélvico e o outro sobre robótica em urologia pediátrica”. A apresentação será Antonio Macedo Jr. (Unifesp), Francisco Denes (USP) e Thiago Rosito (UFRGS).

SIG TeleDermato

Coordenado pelo Hospital da Universidade de Brasília (UnB), o grupo realizará a próxima reunião por videoconferência no dia 30/11, das 10h às 11h.

SIG Odontologia - Diagnóstico Bucal

O grupo, coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina, confirma sua próxima webconferência para o dia 30/11, das 12h às 13h. A reunião contará com apresentação de caso clínico por parte do professor Cassius Torres da UFPR.

SIG Radiação e Saúde Pública
O grupo, coordenado pela Fiocruz, tem como foco as aplicações de técnicas radionucleares na sociedade, com a proposta de fornecer educação continuada na identificação e nas ações de saúde. A próxima webconferência será no dia 30/11, das 14h às 15h30, com apresentação de Hélio Vital (físico pela UFRJ e especialista em irradiação de materiais) sobre irradiação de alimentos.

- Os membros Rute, interessados em integrar qualquer um dos grupos, devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br;
-A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs;
-Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.