ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Divulgação de eventos dos parceiros Rute - Dezembro de 2015 - Parte I

Eventos
Universidade do Estado do Amazonas integra-se à Rute

A partir de hoje, dia 27, o Núcleo de Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que já funciona como uma unidade de telemedicina na instituição, passa a fazer parte, oficialmente, da Rede Universitária de Telemedicina (Rute).  A cerimônia para formalizar a adesão do núcleo à rede foi realizada na tarde de hoje, na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da UEA, com a presença do reitor da universidade, Cleinaldo Costa, e demais representantes da instituição, da coordenadora do Núcleo de Telessaúde do Amazonas, Iselma Teixeira, e do coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina.

Rute participa do I Workshop Internacional do Amazônia Conectada

Nos dias 26 e 27 (ontem e hoje), foi realizado o I Workshop Internacional do Amazônia Conectada, evento promovido pelo Exército para discutir questões relacionadas à inovação, serviços, desafios e novas parcerias para o programa, que utiliza os leitos dos rios da bacia amazônica para a instalação de uma rede de fibra óptica no interior do Amazonas. O diretor-geral da RNP, Nelson Simões foi moderador do painel de hoje, dia 27, no qual se apresentou o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, com palestra sobre a infraestrutura de redes destinadas à telemedicina. No painel de ontem, dia 26, esteve presente o Secretário de Saúde do Estado do Amazonas, Pedro Dias de Souza, que mostrou o panorama da telemedicina e da telessaúde na Amazônia.

Projeto do BID se destaca no prêmio de Inovação em Saúde

O projeto Protocolos Regionais de Políticas Públicas de Telessaúde para a América Latina, coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Rute, e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi destaque no prêmio de Inovação em Saúde, na categoria Prêmio Comunitário de Saúde. A iniciativa faz parte dos projetos baseados na construção de um modelo comparativo de desenvolvimento de telessaúde. A premiação foi parte integrante da conferência e exposição latino-americana da HIMSS, organização global focada em melhorar a saúde por meio de tecnologias da informação. O evento foi realizado em São Paulo, entre os dias 4 e 5/11.

Próxima sessão do PAPRAPS 2015 falará sobre implementação da Rede de Cuidados
Na próxima quarta, dia 2/12, o Programa de Apoio aos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (PAPRAPS) 2015, uma parceria da RNP com o Ministério da Educação (MEC) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), fará sua sessão, das 12h às 14h, sobre as ações da Rute para suporte do PAPRAPS e outras ações nacionais de Telessaúde. A sessão será transmitida por videoconferência para os membros da Rute. Veja a programação completa em http://rute.rnp.br/noticias/-/rutelistaconteudo/Rute-transmite-Programa-de-Apoio-aos-Programas-de-Residencia-em-Area-Profissional-da-Saude/2234616_7lJx. 

SIGs
SIG TeleDermato

Coordenado pelo Hospital da Universidade de Brasília (UnB), o grupo realizará a próxima reunião por videoconferência no dia 30/11, das 10h às 11h.

SIG Odontologia - Diagnóstico Bucal
O grupo, coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina, confirma sua próxima webconferência para o dia 30/11, das 12h às 13h. A reunião contará com apresentação de caso clínico por parte do professor Cassius Torres da UFPR.

SIG Radiação e Saúde Pública
O grupo, coordenado pela Fiocruz, tem como foco as aplicações de técnicas radionucleares na sociedade, com a proposta de fornecer educação continuada na identificação e nas ações de saúde. A próxima webconferência será no dia 30/11, das 14h às 15h30, com apresentação de Hélio Vital (físico pela UFRJ e especialista em irradiação de materiais) sobre irradiação de alimentos.

SIG Acidente Vascular (AVC)
O grupo tem como objetivo promover a discussão de casos clínicos e o desenvolvimento de serviços de telemedicina para o AVC, além de cursos diversos de reciclagem e treinamento de equipes de saúde à distância. A próxima videoconferência será no dia 01/12, das 10h às 11h, sobre os “highlights” das ações de 2015, com coordenação do Dr. Roberto Carneiro (HAOC-SP) e apresentação de todos os centros.

SIG Saúde Indígena
Coordenado pela Unifesp, o grupo tem como objetivo promover a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos para contribuir na estruturação do Subsistema de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. A próxima videoconferência acontecerá no dia 02/12, das 9h30 às 11h30. A reunião discutirá a agenda de 2016.

SIG Hemorrede - Gestão
Coordenado pelo Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES-HC-UFPE) e pela Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (CGSH-MS), o grupo tem como objetivo promover a integração, a troca de experiências e a qualificação no âmbito de gestão em serviços de hemoterapia para membros da Hemorrede Virtual – RHEMO. A próxima videoconferência será no dia 02/12, das 10h às 11h30.

SIG Onco-Ginecologia

Coordenado pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA), o grupo fará sua reunião por videoconferência na próxima quarta-feira, dia 02/12, das 13h às 14h.

SIG Saúde do Servidor Público
O grupo, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, tem como objetivo promover práticas inovadoras na Educação em Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público nas esferas federal, estadual e municipal. A próxima webconferência será no dia 02/12, de 14h às 15h30, com reunião entre os grupos locais e a coordenação geral do SIG. É obrigatória a participação de todos os coordenadores e representantes dos grupos locais e da coordenadoria geral. 
 
SIG Mastologia
Coordenado pela Unifesp, o grupo realizará a próxima videoconferência no dia 03/12, das 8h30 às 10h. Na reunião, serão analisados casos clínicos apresentados pela USP.

SIG Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA)
O grupo tem como objetivo investigar a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares e o diabetes, para, entre outras funções, subsidiar políticas públicas de saúde adequadas às necessidades da população brasileira. A próxima webconferência será no dia 03/12, das 15h30 às 17h, com apresentação de Antonio Luiz Pinho Ribeiro (HC/UFMG) sobre atualização científica.

SIG Hemorrede Técnico-Científico
Coordenado pelo Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES-HC-UFPE) e pela Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (CGSH-MS), o grupo tem como objetivo promover a disseminação de conhecimentos e troca de experiências na qualificação profissional em hemoterapia e hematologia de serviços membros da Hemorrede Virtual – RHEMO. A próxima videoconferência será no dia 03/12, das 16h às 17h30.

SIG Cuidados Farmacêuticos

O grupo, coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo promover a educação continuada dos profissionais farmacêuticos. A próxima webconferência será no dia 04/12, das 10h30 às 12h.

SIG Hanseníase
Com o objetivo de promover a difusão e discussão à distância de conhecimentos técnico-científicos na área da hanseníase, o grupo desenvolve um trabalho cooperativo entre unidades de referência e serviços universitários para a uniformização de condutas e aprimoramento de boas práticas clínicas em relação ao diagnóstico, condutas terapêuticas vigilância epidemiológica, aplicadas ao ensino, pesquisa e extensão em hanseníase. A próxima videoconferência será no dia 07/12, das 11h às 12h, sobre intercâmbio de grupos de autocuidado. Haverá apresentação das equipes de reabilitação e portadores de sequelas de hanseníase em processo de reabilitação da UFRJ, FUAM e outros. 

SIG Vacinação

O novo grupo, coordenado pelo Instituto de Pediatria e Puericultura da UFRJ, abordará o tema vacinação entre pesquisadores, profissionais de saúde e alunos das áreas de ensino técnico, graduação e pós-graduação. A próxima webconferência acontecerá nesta segunda, dia 07/12, das 11h às 12h30. Haverá discussão da agenda de 2016, com apresentação de todos os integrantes do SIG, com supervisão da coordenação nacional do grupo.

SIG Residência Multiprofissional em Área Profissional da Saúde

Coordenado pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (CNRMS), e em compartilhamento com o INCA, a Unifesp, a UFF e Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), o grupo tem como objetivo promover a criação de um espaço colaborativo, favorável à troca de experiência e ao trabalho em rede, com ênfase nas residências multiprofissionais e área profissional da saúde. A próxima videoconferência será no dia 07/12, das 15h às 17h e o tema será “O impacto das RM na assistência à saúde”.

- Os membros Rute, interessados em integrar qualquer um dos grupos, devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br;
-A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs;
-Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.