ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Divulgação de eventos dos parceiros Rute - Dezembro de 2015 - Parte II

Eventos
Universidade Federal de Minas Gerais inaugura unidade de telemedicina da Rute

No próximo dia 14/12, será inaugurada a unidade de telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com isso, a instituição passará a fazer parte da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).  A cerimônia de inauguração será realizada às 14h (horário de Brasília) na sala de vídeo do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes). Estarão presentes o diretor e vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, os professores Tarcizo Afonso Nunes e Humberto José Alves, e demais representantes da instituição, e o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina. Haverá transmissão por videoconferência para os demais membros da Rute, presentes em diferentes estados do Brasil. Com a próxima inauguração, a Rute alcançará 120 unidades de telemedicina em operação em todos os estados do Brasil. Na sexta-feira passada, dia 27, o Núcleo de Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que já funciona como uma unidade de telemedicina na instituição, passou a fazer parte, oficialmente, da Rute. 

Próxima sessão do PAPRAPS 2015 falará sobre implementação da Rede de Cuidados
Na próxima quarta, dia 9/12, o Programa de Apoio aos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (PAPRAPS) 2015, uma parceria da RNP com o Ministério da Educação (MEC) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), fará sua sessão de encerramento das 12h às 14h, com apresentação do MEC e da Ebserh.  A sessão será transmitida por videoconferência para os membros da Rute.

SIGs
SIG Hanseníase

Com o objetivo de promover a difusão e discussão à distância de conhecimentos técnico-científicos na área da hanseníase, o grupo desenvolve um trabalho cooperativo entre unidades de referência e serviços universitários para a uniformização de condutas e aprimoramento de boas práticas clínicas em relação ao diagnóstico, condutas terapêuticas vigilância epidemiológica, aplicadas ao ensino, pesquisa e extensão em hanseníase. A próxima videoconferência será no dia 07/12, das 11h às 12h, sobre intercâmbio de grupos de autocuidado. Haverá apresentação das equipes de reabilitação e portadores de sequelas de hanseníase em processo de reabilitação da UFRJ, FUAM e outros. 

SIG Vacinação
O novo grupo, coordenado pelo Instituto de Pediatria e Puericultura da UFRJ, abordará o tema vacinação entre pesquisadores, profissionais de saúde e alunos das áreas de ensino técnico, graduação e pós-graduação. A próxima webconferência acontecerá nesta segunda, dia 07/12, das 11h às 12h30. Haverá discussão da agenda de 2016, com apresentação de todos os integrantes do SIG, com supervisão da coordenação nacional do grupo.

SIG Residência Multiprofissional em Área Profissional da Saúde

Coordenado pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (CNRMS), e em compartilhamento com o INCA, a Unifesp, a UFF e Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), o grupo tem como objetivo promover a criação de um espaço colaborativo, favorável à troca de experiência e ao trabalho em rede, com ênfase nas residências multiprofissionais e área profissional da saúde. A próxima videoconferência será no dia 07/12, das 15h às 17h e o tema será “O impacto das RM na assistência à saúde”.

SIG Telenfermagem – Saúde mental
Sob a coordenação do Instituto de Psiquiatria da UFRJ – IPUB, o grupo promove encontros a partir de discussões sobre a área de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental. A próxima webconferência será no dia 8/12, das 10h às 12h, com reorganização da agenda para o primeiro semestre de 2016 e balanço de atividades”.

SIG Oncopediatria
Este grupo Rute, coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), tem como objetivo promover, à distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos da especialidade para fomentar o desenvolvimento acadêmico e profissional. A próxima atividade do SIG será uma videoconferência no dia 8/12, das 13h às 14h, com “discussão de casos”, sendo conduzida pela UNB, em Brasília.

SIG Rede Brasileira de Análise de Tecnologias em Saúde (REBRATS)
O grupo tem como objetivo criar condições através da telemedicina, para a busca por qualidade e excelência na conexão entre pesquisa, política e gestão, por meio da elaboração de estudos de avaliação de tecnologias em saúde, nas fases de desenvolvimento, incorporação, monitoramento e exclusão de tecnologias no âmbito do SUS.  A próxima videoconferência será no dia 8/12, das 15h às 17h, com apresentação do balanço das atividades dos membros, com foco nos desafios para interação com os processos de decisão em nível local, regional e nacional (agenda de 2016).

SIG Medicina Tropical
Sob a coordenação da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT-AM), o novo grupo, criado em maio, tem como objetivo estimular o estudo das doenças infecciosas mais frequentes nos países tropicais. A próxima videoconferência será no dia 9/12, das 10h às 11h, com apresentação dos professores Filomena Pereira e João Costa do Instituto de Higiene e Medicina Tropical com discussão de casos clínicos de infecções sexualmente transmitidas. 

SIG CIT (Toxicologia Clínica)
Criado em parceria com a Associação Brasileira dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (ABRACIT), o grupo promove discussões clínicas, sessões de atualização voltadas a qualificação dos serviços, das equipes dos Centros de Informação e Assistência Toxicológicas e de profissionais da assistência e prevenção das intoxicações. A próxima webconferência será no dia 9/12, das 10h30 às 12h, com apresentação de Alberto Nicolella (CIT RS) sobre as tentativas de suicídio por intoxicação em mulheres. 

SIG Endometriose

Com o objetivo de promover a discussão e a difusão à distância de conhecimentos científicos na área da Endometriose, e abordar aspectos relacionados à pesquisa básica, ao diagnóstico e ao tratamento desta doença, através do trabalho cooperativo integrado com outros centros universitários e de ensino, o grupo promove a próxima videoconferência no dia 9/12, das 12h às 13h, com apresentação da UFPel sobre assuntos relacionados à endometriose.

SIG Urologia
Coordenado pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA), o grupo tem como foco a discussão de casos clínicos. A próxima videoconferência será no dia 9/12, das 13h às 14h.

SIG Bucomaxilofacial

Coordenado pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o grupo realizará a próxima videoconferência no dia 9/12, das 16h às 17h, com apresentação sobre a agenda de 2016.

SIG Fonoaudiologia
Coordenado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o grupo tem como objetivo desenvolver ações conjuntas com instituições de ensino de fonoaudiologia nacionais e internacionais para difusão de conhecimento. No próximo dia 9/12, das 16h às 17h, será realizada uma videoconferência para reunião de planejamento para 2016.

SIG Reumatologia Pediátrica

A próxima videoconferência será no dia 10/12, das 9h às 10h. A sessão, cujo tema será sobre reumatologia pediátrica, terá condução pela Prof. Carlos Nobre Rabelo Junior (HGF).

SIG Cardiologia I
O grupo tem como objetivos a discussão de casos clínicos, a promoção de cursos de reciclagem e o treinamento de equipes de saúde na área de telecardiologia. A próxima videoconferência será no dia 10/12, das 11h às 12h, com avaliação e encerramento do ano.

SIG Colaborativo em Educação Médica
O grupo tem como objetivo promover a interação e a atualização entre os educadores da saúde. A próxima reunião será por videoconferência, no dia 10/12, das 11h às 12h, sobre o perfil do residente ideal. A apresentada será de Denise Herdy e Clécio Godeiro Jr. 

SIG Técnico Operacional Rute
O grupo é voltado para a área técnica e operacional da Rute e visa integrar os administradores de videoconferência e estagiários dos núcleos participantes da rede. A próxima videoconferência será no dia 11/12, das 9h30 às 11h, com apresentação dos membros do SIG para avaliação do grupo e agenda de 2016.

SIG Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos
Coordenado pela USP, o grupo tem como objetivo promover ações conjuntas, atualização e difusão de conhecimentos técnico-científicos entre instituições de ensino de terapia ocupacional e instituições hospitalares nacionais e internacionais.  A próxima videoconferência será no dia 11/12, das 11h30 às 13h.

SIG Endocrinologia Pediátrica
O grupo tem como objetivo a atualização em temas de interesse acadêmico e assistencial, através da discussão e difusão de protocolos, de casos selecionados e contatos para elaboração de projetos multicêntricos de pesquisa e extensão. A coordenação é da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A próxima videoconferência será no dia 14/12, das 11h30 às 12h30, com apresentação de Julienne Ramirez (UFPR).

SIG Odontologia - Diagnóstico Bucal
O grupo, coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina, confirma sua próxima webconferência para o dia 14/12, das 12h às 13h. A reunião contará com apresentação de caso clínico por parte do Profª. Laura de Campos (UFRGS).

SIG TeleRedeBLH - Tele Rede de Bancos de Leite Humano
Coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o grupo fará a próxima videoconferência no dia 14/12, das 12h às 13h30, com avaliação das atividades e formulação da agenda de 2016. A apresentação será de Angélica Silva e João Aprígio (IFF/Fiocruz).

- As instituições interessadas em integrar qualquer um dos grupos, podem seguir o Procedimento de Solicitação de Participação em SIG: http://url.rnp.br/?RUTE-SIG-Participacao.

-Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.