ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Divulgação de eventos dos parceiros Rute - Dezembro de 2015 - Parte III

Eventos
Faculdade de Medicina da UFMG inaugura unidade de telemedicina da Rute

Na próxima segunda, dia 14/12, será inaugurada a unidade de telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com isso, a instituição passará a fazer parte da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).  A cerimônia de inauguração será realizada às 14h (horário de Brasília) na sala de vídeo do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes). Estarão presentes o diretor e vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, os professores Tarcizo Afonso Nunes e Humberto José Alves, e demais representantes da instituição, e o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina. Haverá transmissão por videoconferência. Com a próxima inauguração, a Rute alcançará 120 unidades de telemedicina em operação em todos os estados do Brasil. Na sexta-feira passada, dia 27, o Núcleo de Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que já funciona como uma unidade de telemedicina na instituição, passou a fazer parte, oficialmente, da Rute. 

Portal e aplicativo Vaza Dengue são criados para denúncias da doença e informações
Em ação conjunta, a PUC-Rio, a Unirio e a Fiocruz criaram o portal e o aplicativo Vaza Dengue dedicados ao combate ao vírus da Dengue, Zika e Chikungunya.  As ferramentas oferecem um mapa onde podemos visualizar locais onde existam o foco do mosquito e suspeita de doenças relacionadas. Também é possível fazer denúncias e obter mais informações sobre os casos ou mesmo sobre as epidemias. O endereço de acesso ao portal é www.vazadengue.inf.puc-rio.br.  A versão em aplicativo para dispositivos móveis está disponível para download no Google Play Store. O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias lança aplicativos para dispositivos móveis
A Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS) está mais dinâmica. Isso se deve ao aplicativo desenvolvido para tablets e smartphones (Android e iOS), que possibilita o acompanhamento de diversos assuntos tais como cursos, resultados de estudos, eventos realizados no Brasil e no mundo, chamadas para editais, e ainda acesso ao repositório de estudos da REBRATS. O aplicativo para Android pode ser encontrado em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.rebrats.rebratsapp&hl=pt_BR e para iOS, o endereço é https://itunes.apple.com/us/app/rebrats/id1060700118?mt=8.

SIGs
SIG Endocrinologia Pediátrica

O grupo tem como objetivo a atualização em temas de interesse acadêmico e assistencial, através da discussão e difusão de protocolos, de casos selecionados e contatos para elaboração de projetos multicêntricos de pesquisa e extensão. A coordenação é da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A próxima videoconferência será no dia 14/12, das 11h30 às 12h30, com apresentação de Julienne Ramirez (UFPR).

SIG Odontologia - Diagnóstico Bucal
O grupo, coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina, confirma sua próxima webconferência para o dia 14/12, das 12h às 13h. A reunião contará com apresentação de caso clínico por parte do Profª. Laura de Campos (UFRGS).

SIG TeleRedeBLH - Tele Rede de Bancos de Leite Humano

Coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o grupo fará a próxima videoconferência no dia 14/12, das 12h às 13h30, com avaliação das atividades e formulação da agenda de 2016. A apresentação será de Angélica Silva e João Aprígio (IFF/Fiocruz).

SIG Pneumologia
Este grupo, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem como objetivo desenvolver um processo permanente de teleeducação em pneumologia.  A próxima videoconferência está agendada para o dia 15/12, das 12h30 às 14h, com discussão de casos clínicos. A sessão será apresentada por Lúcia Maria Sales (UFPA).

SIG Padrões para Telemedicina e Informática em Saúde
A próxima sessão do grupo, em conjunto com a reunião plenária da ABNT/CEE-78 Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde, será no dia 15/12, das 14h às 17h. A pauta será formada em cima da reunião plenária. Os interessados em participar, a distância, poderão fazê-lo apenas nas unidades Rute já autorizadas ou contatar uma unidade Rute mais próxima.

SIG Oftalmo
Coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o grupo fará a próxima videoconferência no dia 16/12, das 12h às 13h, com apresentação do Dr. Flávio Hirai (Unifesp).

SIG Saúde do Servidor Público

O grupo, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, tem como objetivo promover práticas inovadoras na Educação em Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público nas esferas federal, estadual e municipal. A próxima webconferência será no dia 16/12, de 14h às 15h30, com apresentação de todos os coordenadores e representantes dos grupos locais e coordenadoria local.

SIG Bucomaxilofacial
Coordenado pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o grupo realizará a próxima videoconferência no dia 16/12, das 16h às 17h, com apresentação de todos sobre a agenda de 2016.

SIG Trauma-Cirurgia de Emergência e Trauma

O grupo, coordenado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem como objetivo promover e desenvolver, à distância, a capacitação de cirurgiões de trauma do Brasil na implantação de cursos, reuniões clínicas, segunda opinião formativa e padronização de protocolos. A próxima videoconferência será no dia 16/12, das 16h às 18h, com reunião SBAIT, na qual será feita discussão de casos clínicos.

SIG Perinatologia

O grupo promove, à distância, atualização do conhecimento técnico-científico na área de perinatologia, envolvendo o estudo da gestação normal e de alto-risco, da medicina fetal e da assistência ao recém-nascido no período neonatal, além de visar a melhoria da qualidade da assistência obstétrica e neonatal. A próxima videoconferência acontece no dia 17/12, das 11h às 12h, com discussão de caso clínico e apresentação da UFRJ. 

SIG Saúde Bucal Coletiva
Com o objetivo de discutir o desenvolvimento do trabalho odontológico a partir das necessidades das pessoas e a incorporação de novos processos de trabalho em saúde bucal, o grupo fará a próxima webconferência no dia 17/12, das 16h às 17h, com apresentação de Mary Caroline Skelton-Macedo (USP) sobre problematização e avaliação do ano.

SIG Telecoloproctologia

Coordenado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o grupo se reunirá por videoconferência no dia 18/12, das 10h às 11h. A reunião será apresentada pela Universidade de Brasília (UNB) com discussão de casos.

SIG Telepsiquiatria
A próxima videoconferência do grupo será no dia 18/12, das 10h às 12h, quando será realizada uma reunião para apresentar a programação de 2016.

SIG Cuidados Farmacêuticos
O grupo, coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo promover a educação continuada dos profissionais farmacêuticos. A próxima webconferência será no dia 18/12, das 10h30 às 12h. A sessão terá apresentação da professora Luciana Oliveira, da Universidade de Caxias do Sul. Serão debatidos ajustes de dose de medicamentos em pacientes que estão em diálise. 

SIG Serviços de Enfermagem dos HUs

A próxima videoconferência será realizada no dia 21/12, das 15h às 17h.

- As instituições interessadas em integrar qualquer um dos grupos, podem seguir o Procedimento de Solicitação de Participação em SIG: http://url.rnp.br/?RUTE-SIG-Participacao.
d-Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.