ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
TESTE BOLETIM 2

Hospital universitário fará transmissão de cirurgia ao vivo em 4K

Em uma demonstração conjunta com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a RNP vai realizar, no dia 30/11, uma transmissão do centro cirúrgico do Hospital Universitário Lauro Wanderley para o auditório local, em João Pessoa/PB, e simultaneamente para o auditório da EBSERH em Brasília, às 11h – horário local. A cirurgia a ser transmitida será para o tratamento e correção do lábio leporino.

Para a parte de debates e interação entre os cirurgiões, profissionais de saúde, residentes e alunos, será utilizado o serviço de videoconferência da RNP. Já a transmissão em alta definição vai ocorrer a partir de um pacote de software, que inclui o Fogo Player, Arthron e ICD.

No mesmo dia, a Rede Ebserh também pretende atender mais de três mil pessoas no I mutirão nacional de saúde, que tem o objetivo de reduzir a fila de espera nos hospitais universitários federais e do SUS em até 32%.

Leia mais no site da RNP.

Palestra sobre telemedicina e hospital digital eficiente

No dia 2/12, às 13h, o coordenador do núcleo de telemedicina da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Chao Lung Wen, fará uma palestra sobre como as novas tecnologias de informação e comunicação vão mudar a rotina dos hospitais nos próximos cinco anos. O Dr. Chao Lung Wen falará sobre a necessidade de um setor nos hospitais para a gestão de novos cenários estratégicos como segurança digital, central de conhecimento e inteligência artificial, sala-cofre digital, centro de impressão 3D, implementação sensores e biosensores, entre outros. Para se conectar, acesse https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/coord-rute.

SIGs

SIG TeleDermato

Coordenado pelo Hospital da Universidade de Brasília (UnB), o grupo realizará a próxima reunião por videoconferência no dia 28/11, das 10h às 11h.

SIG Colaborativo em Educação Médica

Com o objetivo de promover a interação e a atualização entre os educadores da saúde, o grupo fará sua próxima reunião no dia 28/11, por videoconferência, das 11h às 12h. O tema será a experiência da PUC em mestrado profissional, com a apresentação de Raquel Oliveira, da PUC-SP. Para se conectar, acesse: http://url.rnp.br?sigcolaborativo.

SIG Sentinela

Criado por iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com o Hospital Sírio Libanês, o grupo promove a atualização de profissionais nos conteúdos ligados à vigilância sanitária no pós-uso e comercialização de produtos e tecnologias de saúde, gerenciamento e gestão de risco. A próxima videoconferência será no dia 29/11, das 11h às 12h, sobre lesão por posicionamento cirúrgico e prevenção da queimadura por placa de bisturi e adaptação de checklist de cirurgia segura para a realidade do HC. Os palestrantes convidados serão Alexandre de O. da Silva, Paula Cristine F. Cavalari e Alessandra N.C.P Roscani, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

SIG Saúde do Trabalhador

O grupo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem como objetivo promover a comunicação e a interação entre os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador. A próxima sessão por webconferência será realizada no dia 29/11, das 13h30 às 15h, com apresentação de Eliana Napoleão Cozendy da Silva, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH), sobre vigilância em saúde do trabalhador com catadoras e catadores de materiais recicláveis.

SIG Toxicologia Clínica (CIT)

Criado em parceria com a Associação Brasileira dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Abracit), o grupo promove discussões clínicas, sessões de atualização voltadas à qualificação dos serviços, das equipes dos Centros de Informação e Assistência Toxicológicas e de profissionais da assistência e prevenção das intoxicações. A próxima webconferência será no dia 30/11, das 10h30 às 12h, sobre a abordagem da insuficiência renal aguda nos acidentes por animais peçonhentos. A apresentação será de Emmanuel Burdmann, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

SIG Gestão de Hospitais Universitários e Escola

Coordenado pela Unifesp, o grupo tem como objetivo promover a atualização do conhecimento técnico-científico em administração hospitalar, a fim de contribuir para a integração das diferentes estratégias de gestão dos hospitais universitários nacionais. Também visa possibilitar o intercâmbio de experiências bem-sucedidas e discutir modelos de gestão com vistas a alcançar as metas estabelecidas pelas instituições. A próxima videoconferência será no dia 30/11, das 15h às 16h, com a apresentação da professora Magdala Novaes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

SIG Teleodontologia

Coordenado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), o grupo tem como objetivo promover a troca e o compartilhamento de experiências no que se refere à integração de TIC às práticas da Odontologia, além de fortalecer a Rede Nacional de Teleodontologia. A próxima webconferência será no dia 30/11, das 15h às 16h, com apresentação da Dra. Valéria Avelar sobre odontoLIBRAS, uma plataforma móvel para comunicação com paciente surdo no atendimento odontológico.

SIG Trauma-Cirurgia de Emergência e Trauma

O grupo, coordenado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem como objetivo promover e desenvolver, a distância, a capacitação de cirurgiões de trauma do Brasil na implantação de cursos à distância, reuniões clínicas, segunda opinião formativa e padronização de protocolos. A próxima videoconferência será no dia 30/11, das 16h às 18h, com a discussão de casos clínicos.

SIG Mastologia

Coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o grupo realizará a próxima videoconferência no dia 1/12, das 8h30 às 10h. A reunião será conduzida pelo Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp/USP).

SIG Cardiologia

O grupo tem como objetivos a discussão de casos clínicos, a promoção de cursos de reciclagem e o treinamento de equipes de saúde na área de telecardiologia. A próxima videoconferência será no dia 1/12, das 11h às 12h.

SIG Hemorrede - Técnico-Científico

Coordenado pelo Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (Nutes-HC-UFPE) e pela Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (CGSH-MS), o grupo promove a disseminação de conhecimentos e troca de experiências na qualificação profissional em hemoterapia e hematologia de serviços membros da Hemorrede Virtual – RHEMO. A próxima videoconferência será no dia 1/12, das 16h às 17h30.

Acesse pela sala: http://url.rnp.br?HemorredeTecnicoCientifico.

Fórum de Cardiologia do Instituto Dante Pazzanese

O próximo fórum do Instituto Dante Pazzanese será realizado no dia 2/12, das 8h às 9h, por videoconferência.

SIG Técnico Operacional RUTE

O grupo reúne os administradores de videoconferência e estagiários dos núcleos participantes da rede. A próxima reunião será por webconferência, no dia 2/12, das 9h às 11h. A sessão fará um fechamento e definição de agenda para 2017.

SIG Cuidados Farmacêuticos

O grupo, coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo promover a educação continuada dos profissionais farmacêuticos. A próxima webconferência será no dia 2/12, das 10h30 às 12h, com apresentação de Júnior André da Rosa, farmacêutico do Hospital Universitário de Santa Catarina, sobre cuidado farmacêutico no transplante hepático.

SIG TeleRedeBLH - Tele Rede de Bancos de Leite Humano

Coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o grupo fará a próxima videoconferência no dia 5/12, das 12h às 13h30, sobre o vírus zika e a amamentação.

- Os membros Rute, interessados em integrar qualquer um dos grupos, devem enviar solicitação para sig@rute.rnp.br

-A página dos SIGs do portal Rute também traz informações sobre todos os grupos especiais de interesse: http://rute.rnp.br/sigs;

-Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.