ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia Na mídia Boletim
Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da UFRN faz transmissão de cirurgia em ultra alta definição

Foi realizada ontem, terça-feira, dia 26, a primeira transmissão, ao vivo, de imagens no formato de Ultra Alta Definição 4K (Ultra HD – 4096 x 2160 pixels), ou seja, quatro vezes maior que a resolução de uma imagem em alta definição.  A ação inédita na telemedicina brasileira aconteceu no Laboratório de Realidade Virtual  (LRV) do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

A captação de uma cirurgia cardíaca em alta resolução foi transmitida por vídeo conferência, através do anel de fibra ótica da Redecomep da RNP, em Natal, para engenheiros, médicos, cirurgiões, cineastas e autoridades presentes no auditório do LRV, além de estudiosos e instituições membros da RUTE em SP, no INCOR, na Bahia, na Escola Bahiana de Medicina, no RJ, no INTO e no Ceará, no HG de Fortaleza, entre outras capitais.


Os cirurgiões, Prof. José Ricardo Lagreca, superintendente do HUOL, e Dr. Itamar Oliveira, presentes na sala de visualização, explicaram alguns detalhes durante a cirurgia e mostraram a excelência de qualidade das imagens.


Esta demonstração representa a entrega dos resultados de 2012 do Projeto Visualização Remota de Aplicações Avançadas da RNP (http://wiki.rnp.br/display/vraa), coordenado pelo Prof. Guido Lemos da UFPB e equipe; pelo Prof. Jose Ricardo Lagreca de Sales Cabral e equipe; pela Profª. Jane de Almeida, da área de cinema digital da Universidade Mackenzie e equipe; e o Prof. Silvio Bezerra e equipe do LRV.