Boletim RUTE - 10 de julho de 2020


 

SIG Universitári@s da Saúde realiza sessão inaugural com 169 participantes
            
                 

O SIG Universitári@s da Saúde, primeiro com coordenação de alunos universitários da RUTE, realizou sua sessão inaugural na noite do dia 6/7 e contou com a presença de 169 participantes. O objetivo do SIG é familiarizar as novas gerações de profissionais, que estão em formação, com o tema saúde digital, com foco em Telemedicina e Telessaúde.

Leia a matéria completa.
 
Confira as iniciativas contra a Covid-19 que estão hospedadas na nuvem da RNP
           
Em maio, a RNP passou a oferecer créditos especiais em recursos computacionais em nuvem para ações de pesquisa ou de combate direto à Covid-19. O benefício tem validade de quatro meses e estará disponível gratuitamente até o final de agosto. O objetivo é ajudar a comunidade acadêmica e de pesquisa em projetos de enfrentamento à doença.

Os recursos computacionais em nuvem são oferecidos pelas empresas parceiras Amazon, Google, Huawei e Microsoft, através do serviço Compute, da RNP. Confira as instituições que migraram suas aplicações para a nuvem e estão utilizando nossa infraestrutura computacional.

Leia a matéria completa

SIGs em destaque

SIG Sentinela
1O grupo é uma iniciativa da ANVISA, em parceria com o Hospital Sírio Libanês, com o objetivo de promover a atualização de profissionais nos conteúdos ligados à vigilância sanitária pós-uso/comercialização (Vigipós) de produtos e tecnologias de saúde, gerenciamento e gestão de risco, e outros temas de interesse do sistema de saúde brasileiro A próxima reunião, via videoconferência, será realizada na terça-feira, 14/7, das 11h às 12h, com apresentação de Riane Maria Barbosa de Azevedo (Instituto Dr. José Frota), sobre o tema “Gestão Hospitalar em época de Covid-19”.

SIG Oncopediatria
O grupo tem o objetivo de promover, a distância, a difusão e atualização de conhecimentos em oncopediatria para alunos de graduação, pós graduação, residentes, médicos, enfermeiras, psicólogas, nutricionistas (multidisciplinar). A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na terça-feira, 14/7, entre 13h e 14h, com discussão de casos comandada por profissionais do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

SIG Queimaduras
O grupo se propõe ao desenvolvimento do conhecimento, da atualização, da discussão de casos, da construção de ideias e promoção do intercâmbio entre centros dentro e fora do país, por meio da realização de teleconferências. O próximo encontro, via Conferência Web, será realizada a quarta-feira, 15/7, das 12h às 13h, com apresentação da Dra. Andrea Fernandes de Oliveira (HMWG), sobre o tema “Queimadura elétrica”.
 

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.