
No dia 8/12, o especialista da Comunidade Saúde da RNP, Dr. Paulo Lopes, representou a RUTE na moderação do painel “O papel da governança da internet brasileira para o setor Saúde”, no Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2020), considerando os 35 anos da National Science Foundation Network, 30 anos da internet no Brasil e da RNP, 25 anos do CGI.br e 15 anos do NIC.br.
O painel propôs discutir como a experiência brasileira de governança da internet pode ser estendida aos problemas relacionados à utilização na saúde. Realizaram apresentações o Diretor-Presidente do NIC.br, Dr. Demi Getschko, o gerente do CETIC.br responsável pela condução de pesquisas especializadas sobre o acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil e estudos setoriais, Dr. Alexandre Barbosa e o presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), Luis Gustavo G. Kiatake.
No debate, os participantes discutiram o papel que o CGI.br pode ter para, depois da pandemia, promover a ampliação do acesso de internet na saúde com qualidade; caminhos para a saúde digital na organização do CGI.br; e por fim, a necessidade de se ampliar o olhar e as pesquisas da TIC em Saúde.
RNP busca maior representatividade para NRENs na OMS

No dia 9/12, o coordenador nacional da RUTE e gerente do Relacionamento em Saúde da RNP, Dr. Luiz Ary Messina, participou de uma reunião da OMS que teve, em sua primeira parte, o foco em “Digital Health Network of Networks: Global Digital Health Community”. Em paralelo ao encontro virtual, a RNP está articulando com outras Redes Nacionais de Pesquisa e Educação (NRENs), entre elas a Géant (Europa) ,um movimento para que as NRENs passem a ter representatividade na OMS, a partir de seus líderes de saúde.
Ainda sobre relações internacionais, a RNP iniciou o diálogo com a Suécia no âmbito da saúde digital, a pedido do MCTI. Já foram realizadas duas reuniões, uma delas com foco no tema “Child and Adolescent Obesity”, que contou com a participação pesquisadores da área da RUTE e da NutriSSAN, que coordenam os respectivos SIGs,
SIG Farmacologia e Terapêutica
O grupo busca promover/incrementar a interação entre Centros e Grupos de Pesquisa com ações que propiciam a discussão, divulgação e troca de experiências acadêmico-científicas em Farmacologia e áreas correlatas. Com uma característica multi e interdisciplinar, o SIG O visa estimular o desenvolvimento permanente para práticas de ensino, pesquisa, inovação e saúde, envolvendo docentes, pesquisadores e estudantes de diferentes níveis (ensino técnico, graduação e pós-graduação) da área médica, biomédica e biológica. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na quarta-feira, 16/12, das 9h às 10h30, e os coordenadores Emiliano Barreto (Ufal) e Maria Christina W. Avellar (Unifesp-EPM) comandarão a avaliação do ano e a elaboração da agenda de 2021.
SIG Queimaduras
O grupo se propõe ao desenvolvimento do conhecimento, da atualização, da discussão de casos, da construção de ideias e promoção do intercâmbio entre centros dentro e fora do país, por meio da realização de teleconferências. A próxima sessão, que irá definir a programação para 2021, será realizada na quarta-feira, 16/12, entre 12h e 13h, via Conferência Web.
SIG Telecoloproctologia
O grupo tem o objetivo de promover a discussão de casos clínicos em Coloproctologia, com docentes, discente, residentes e médicos gastroenterologista, além de outras especialidades. A próxima sessão acontece na sexta-feira, 18/12, das 9h às 10h, com discussão de caso sob o comando de profissionais da UFC.
Confira a agenda completa