Boletim RUTE - 11 de setembro de 2020


 

 

CSBC será realizado online, entre 16 e 20/11

                           

A 40ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) trará o tema central“Artificialmente Humano ou Humanamente Artificial? Desafios para a Sociedade 5.0“.  Essa é uma discussão premente em uma sociedade em que seres humanos e máquinas interagem cada vez mais, tendo seus papéis entrelaçados.

Nesta esteira, a Sociedade 4.0, a da informação, avança para uma  Sociedade 5.0, que posiciona o ser humano no centro da inovação e transformação tecnológica. Essa nova era, que surge num movimento capitaneado pelo Japão, passa pela compreensão de que tudo no futuro estará conectado e a sociedade terá que ser adaptável. No coração do futuro modelo está o conceito de que a inovação e o bem-estar da população precisam trabalhar em conjunto e que, portanto, a utilização das novas tecnologias baseadas na inteligência artificial, big data, internet das coisas, robótica, entre outras, deve respeitar necessidades individuais e coletivas de seus usuários. Neste contexto, os sistemas inteligentes se tornarão aliados para resolver problemas como o envelhecimento da população, o recurso limitado à energia elétrica, desastres naturais, desigualdade social e falta de segurança. Assim, é premente que sociedades científicas, academia, mercado, governo e sociedade discutam essa temática, que traz consigo preocupações éticas. sociais, políticas, econômicas e culturais.

Saiba mais sobre o evento

ABTms publica nota de posicionamento sobre a necessidade da universalização da telessaúde e telemedicina no país
                   
A Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms) publicou uma nota de posicionamento sobre a necessidade da universalização da telessaúde e telemedicina no país com várias recomendações, entre elas, que as práticas se tornem uma Política de Saúde de Estado.

Leia a nota na íntegra
 
SBIS realiza webinar sobre aspectos legais da telemedicina e a importância da LGPD
                   
                           


A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) realiza, na segunda-feira, 14/9, das 20h às 21h30, o webinar "Aspectos legais da telemedicina e importância da LGPD", com apresentação da Dra. Sandra Franco, especialista em Direito Médico e da Saúde pela Universidade de Coimbra e Escola Paulista de Direito e  ex-presidente da Comissão de Direito na Saúde da OAB/SCJ. 

Acompanhe por aqui
 
Publicação do Cetic.br aborda a utilização da Inteligência Artificial na saúde
 
Na publicação Panorama Setorial da Internet do mês de agosto, o Cetic.br abordou o tema "Utilização de Inteligência Artificial em Saúde: lições aprendidas durante o enfrentamento ao surto de COVID-19". 

Leia a publicação

SIGs em destaque

SIG Universitári@s da Saúde
O objetivo do grupo é familiarizar as novas gerações de profissionais, que estão em formação, com o tema saúde digital, com foco em Telemedicina e Telessaúde A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na segunda-feira, 14/9, das 20h às 21h, com apresentação de.João de Mendonça Alho Teixeira (Uepa), sobre o tema "Interpretação de estudos epidemiológicos: desenhos de estudo e os principais vieses".

SIG Deglutição e Disfagia
O grupo visa integrar profissionais da fonoaudiologia e áreas correlatas para divulgar e atualizar o conhecimento técnico-científico na área da deglutição e no manejo das disfagias, estimulando a consolidação das práticas de ensino e pesquisa e as interfaces entre ciência e a atuação profissional. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na terça-feira, 15/9, entre 14h e 15h, com apresentação da Dra. Lúcia Mourão (Unicamp), sobre o tema "Treino de habilidades na reabilitação da disfagia".

SIG Oftalmo
O grupo promove, a distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos da especialidade para fomentação do desenvolvimento acadêmico e profissional. A próxima reunião, via Conferência Web, será realizada na quarta-feira, 16/9, das 12h às 13h, com discussão de casos comandada pela Dra. Camila Koch (EBMSP/IBOPC).
 

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.