Boletim RUTE - 13 de novembro de 2020


 

SIG COVID19 BR debate iniciativa Covax, que visa facilitar o acesso global à vacina contra a Covid-19 

            

Mais uma vez, o SIG COVID19 BR levantou o debate sobre um assunto altamente relevante para o momento de pandemia que temos vivido. Na segunda-feira, 9/11, o encontro virtual abordou a iniciativa Covax, criada pela organização Gavi (The Vaccine Alliance), para facilitar o acesso à vacina contra o novo coronavirus ao redor do planeta. O Dr. em Relações Internacionais e gerente sênior da organização, Thiago Luchesi, diretamente de Genebra, na Suíça, apresentou os objetivos do projeto e contou com a moderação da Dra. Miriam Tendler, médica e pesquisadora titular da Fiocruz.

Leia a cobertura completa

Saiba mais sobre o SIG COVID19 BR


SITT realiza webinar no dia 16/11
             
            

A Sociedade Ibérica de Telemedicina e Telessaúde (SITT) realiza na segunda-feira, a partir das 14h (horário de Brasília), um webinar com participação do presidente da sociedade, Carles Fàbrega, do diretor-geral da GMV-SES e vice-presidente da Ametic, Luis Fernando Álvarez-Gascón, do diretor de TI da Ametic, Antonio Cimorra e do diretor de Estratégia da GMV-SES e presidente da Comissão de Saúde Digital da Ametic, Carlos Royo.

Saiba mais
 

SBP lança vídeo educativo sobre o uso seguro de telas
             

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) acaba de lançar um vídeo informativo sobre a importância de se atentar para a segurança no uso precoce, prolongado e excessivo de telas por crianças e adolescentes. O material é estrelado pela personagem animada VeVê, que, de maneira didática e lúdica, destaca algumas dicas para um uso mais saudável de aparelhos tecnológicos, como computadores, tablets, celulares e televisão. 

O projeto foi criado pela psicóloga e professora Evelise Galvão de Carvalho (Rede ESSE Mundo Digital) e conta com o apoio da dra. Evelyn Eisenstein, membro do Grupo de Trabalho sobre Saúde na Era Digital da SBP. Abaixo, estão as principais orientações para os pais e responsáveis.

Assista ao vídeo
 

A Declaração de Riyadh: o papel da saúde digital no combate a pandemias

A pandemia COVID-19 expôs deficiências nos sistemas de saúde e cuidados e nas respostas globais de saúde pública, algumas das quais podem ser tratadas por meio de dados e ciência digital. A Declaração de Riyadh on Digital Health foi formulada durante o Riyadh Global Digital Health Summit, de 11 a 12/8/2020, um fórum de referência que destacou a importância da tecnologia digital, dados e inovação para sistemas globais de saúde e cuidados de saúde resilientes.

O painel de 13 especialistas articulou sete prioridades principais e nove recomendações (painel) para dados e saúde digital que precisam ser adotadas pela comunidade de saúde global para enfrentar os desafios da pandemia COVID-19 e futuras pandemias.

Saiba mais

SIGs em destaque

SIG Pneumologia
O grupo busca promover e desenvolver, de forma colaborativa, subsídios para ensino, assistência, pesquisa e extensão na área. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na terça-feira, 17/11, das 12h30 às 14h, com apresentação da Profa. Lucia Salles (UFPA), sobre o tema “Cirurgia do paciente com tuberculose pulmonar resistente”.

SIG Oftalmo
O grupo promove, a distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos da especialidade para fomentação do desenvolvimento acadêmico e profissional. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na quarta-feira, 18/11, entre 12h e 13h, com discussão de caso apresentado pelo Dr. Bruno Valbon (Emescam).

SIG Telecoloproctologia
O grupo tem o objetivo de promover a discussão de casos clínicos em Coloproctologia, com docentes, discente, residentes e médicos gastroenterologista, além de outras especialidades. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na sexta-feira, das 9h às 10h, com discussão de caso apresentado por profissionais da Unioeste.


Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.