Boletim RUTE - 18 de setembro de 2020

 

 

RUTE e Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) promovem webinar Criança é Prioridade

Diversos profissionais convidados se reúnem em um debate com data e hora marcada: no dia 6/10, às 13h, acontece o webinar Criança é Prioridade. O evento é uma realização que conta com o apoio da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) e a Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), além de representantes de outras instituições relacionadas à infância para discutir sobre o tema. O evento é gratuito e, para participar, não é necessário se inscrever, basta acessar este link.

Saúde digital entra em debate na 1ª jornada sobre o tema da Universidade Federal do Ceará

Anote na agenda: estão abertas as inscrições e as submissões de trabalhos para a 1ª Jornada Acadêmica de Educação em Saúde Digital (JAESD). Iniciativa de um projeto de extensão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, a jornada acontece entre 29 e 31/10, online com palestras transmitidas nacionalmente, com temas que vão desde inteligência artificial à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 
A proposta do evento é aproximar a comunidade acadêmica especializada em saúde digital, despertar discussões e aprendizados que auxiliem profissionais e estudantes a entenderem os novos caminhos da educação em saúde. 

As inscrições são gratuitas e qualquer pessoa interessada pode participar. O prazo máximo para submeter trabalhos é 30/9. Quem marcar presença na jornada ainda garante certificado de 30h e os trabalhos com melhor avaliação serão publicados na Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITE).

Mais precisão e transparência nos artigos científicos da The Lancet Digital Health

A última edição do periódico de saúde The Lancet Digital Health trouxe como novidade as extensões das diretrizes internacionalmente reconhecidas, quando o assunto é a conduta e relato de ensaios clínicos. SPIRIT-AI e CONSORT-AI são os nomes dessas orientações desenvolvidas especificamente para testes com componente de inteligência artificial (AI), co-publicadas em conjunto com a Nature Medicine e BMJ.
Vale ressaltar que The Lancet demonstra apoio à precisão e à transparência do relato de todos os estudos de pesquisa. Por isso, essas diretrizes foram adotadas pelas edições do periódico e os editores exigirão a inclusão dessas novas listas de verificação quando os relatórios de estudos de intervenção de IA forem submetidos.
SIGs em destaque
 
SIG Educação em Saúde Digital
O grupo destina-se a disseminar conhecimentos sobre temas relacionados à Informática em Saúde, Informática Médica e Informática Clínica, o que inclui a Telemedicina e Telessaúde e outras áreas de conhecimento, relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC) em Saúde. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na quinta-feira (24/9), entre 9h e 10h30, sob o comando do Dr. André Peixoto e do Prof. Pinheiro Neto para falar sobre A LGPD e suas implicações para Profissionais de Saúde.

SIG Ciência de Dados e Inteligência Artificial em Saúde
Já esse SIG, envolve a colaboração entre instituições de saúde e exemplos de aplicação de ferramentas avançadas de inteligência artificial para análise de dados (Big Data e Analytics), com o intuito de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e ser um marco na gestão de saúde pública e privada. Na próxima quinta-feira (24/9), das 14h às 15h, com apresentação de Marco Antonio Gutierrez, doutor em Engenharia Elétrica e professor da Universidade Federal de São Paulo e do Instituto do Coração (InCor), o tema do encontro é Organização de dados (Big Data).

SIG Educação Permanente em Saúde Mental e Psiquiatria
Esse grupo busca promover a interação entre Centros de Estudos e Grupos de Pesquisa com ações que propiciam a discussão, divulgação, compartilhamento e troca de experiências acadêmico-científicas em Saúde Mental e Psiquiatria. O próximo encontro acontece no dia 25/9, das 10h30 às 12h e quem apresenta a reunião por webconferência é Alexandre Valença.

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.