Boletim RUTE - 2 de julho de 2021


 

ABTms promove webinar com profissionais de educação física

O Ciclo de Webinars ABTms reúne, no da 8/7, às 18h, o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e profissionais de educação física para tratar do tema "Telessaúde e Educação Física: visões de futuro".

Participam do evento aberto Carlos Alberto Eilert (vice-presidente do Confef), Marino Tessari, Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e Membro da Comissão de Atividade Física e Saúde do CONFEF e as coordenadoras do SIG Educação Física no Contexto Hospitalar (RUTE), Dra. Paula Maduro (UNIVASF) e Dra. Lidiane Tavares (UnB). Paula Maduro é profissional de Educação Física e chefe da Unidade de Graduação e Ensino Técnico do HU Univasf Petrolina, e Lidiane Tavares é profissional de Educação Física do Hospital Universitário de Brasília – HUB. O webinar é mediado pelo Prof. Dr. Luiz Ary Messina, presidente da ABTms, e integrantes da diretoria da entidade.

Desde 2020, a ABTms realiza um ciclo de webinars com profissionais de diversas áreas da saúde, com a participação de conselhos federais, regionais e pesquisadores. Até o momento foram realizados webinars com sete conselhos: enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, odontologia, farmácia, psicologia e nutricionistas.

Acompanhe por aqui

Coordenador nacional da RUTE tem artigo publicado no portal Medicina S/A

O coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina, teve um artigo publicado no portal Medicina S/A, que aborda "A transformação da saúde no Brasil e o papel das redes de colaboração". No texto, ele destaca a importância dos Grupos de Interesse Especial para a manutenção e fortalecimento das redes.

Leia o artigo por aqui

  • Luiz Ary Messina também foi convidado para palestrar na audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, que será realizada no dia 8/7 (quinta-feira), às 14h. No encontro virtual, serão debatidos os seguintes temas: "Segurança da informação, sigilo de dados na telemedicina” e o Projeto de Lei 1998/2020 que dispõe sobre a Telemedicina após a Pandemia da Covid-19.

A audiência pública será transmitida pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

Acompanhe por aqui

OPAS abre vaga para o cargo de diretor central de Informação em Ciências da Saúde da América Latina e do Caribe Central 

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) está com uma vaga em aberto para o cargo de diretor central de Informação em Ciências da Saúde da América Latina e do Caribe Central. A duração do contrato é de dois anos - sendo o primeiro de estágio probatório - e o profissional ficará baseado em São Paulo. Os interessados podem se candidatar até o dia 13/7.

Saiba mais

SIGs em destaque

SIG Economia da Saúde
O grupo tem por objetivo instituir a cultura da Economia da Saúde como ferramenta para tomada de decisão, buscando alinhamento entre necessidade de saúde da população, custo, financiamento, eficiência, eficácia e efetividade dos serviços ofertados nas perspectivas de melhorar à atenção a saúde no Sistema Único de Saúde, além de contribuir com debate nacional e internacional sobre o tema. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na terça-feira, 6/7, das 15h às 16h, com apresentação de José Lamartine Soares Sobrinho (UFPE), sobre o tema "A importância da ANVISA para o registro e acesso de medicamentos".

SIG Anestesiologia
O grupo visa a formação de uma rede de docentes e pesquisadores da área de anestesiologia interessados no intercâmbio de pesquisa e educação continuada entre instituições brasileiras e internacionais. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na terça-feira, 6/7, entre 16h e 17h, com apresentação da Profa. Maria José Carmona e Vinícius Quintão sobre o tema "Discussão de Projetos Base de Dados Cefaleia Pós-punção Dural – Registro Nacional".

SIG Medicina do Sono
O grupo visa o intercâmbio de conhecimento e fortalecimento da Medicina do Sono no Brasil, por meio de discussão de casos clínicos e revisão bibliográfica de temas relevantes. Criação de uma rede integrada de serviços a princípio, nacional, que proporcionará o intercâmbio e atualização de conhecimento, melhor formação dos residentes e pós-graduandos da área, discussão de casos de difícil manejo com consequente melhoria da assistência ao paciente, além de fortalecimento político da especialidade. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na sexta-feira, 9/7, das 8h30 às 10h, com apresentação do Dr. Manoel Sobreira (UFC), sobre o tema "Caso clínico 3 – Transtornos de Movimentos".

Agenda completa dos SIGs

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.