Boletim RUTE - 20 de abril de 2022


 

SIGs em destaque:

SIG Colaborativo em Educação Médica
O grupo tem como principal objetivo promover a interação e atualização entre educadores da saúde, para isso, propõe a participação de docentes das diversas profissões, que desempenham sua função em instituições de ensino superior, com palestrantes, relato de experiências e discussão de artigos reconhecidos da educação médica. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na segunda-feira, 25/4, das 11h às 12h, com apresentação de Edméa Oliva (UFSE) e Emerson Arcoverde (UFRN), sobre os temas "Saúde mental dos profissionais da saúde e Estudantes e preceptores".

SIG Nutrição Clínica e Hospitalar
O grupo visa integrar profissionais da nutrição e áreas correlatas para divulgar e atualizar o conhecimento técnico científico na área da assistência nutricional hospitalar com o foco na terapia nutricional baseada em evidência, no tratamento e prevenção de comorbidades clínicas, condutas no pré e pós operatório para melhorar a resposta cicatricial e imunológica, modulação da resposta orgânica ao tratamento clínico, melhoria da qualidade de vida do usuário, redução do tempo de internação, morbimortalidade e custos hospitalares. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na terça-feira, 26/4, das 11h às 12h, com apresentação da Dra. Danielle Ramos Domenis (HUL/UFS), sobre o tema "Interntional Dysphagia Diet Standardisation Initiative (IDDSI)".

SIG Genética Médica e Doenças Raras
O grupo visa integrar profissionais brasileiros da área da saúde, ou ainda em formação (graduação, pós graduação e residência), que atuam junto a doenças genética, com o objetivo de desenvolvimento profissional, discussão de temas relevantes e atuais sobre a prática, saúde pública e políticas de saúde, discussão de tecnologias e discussão de aspectos éticos, entre outros. A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na quarta-feira, 27/4, das 7h30 às 8h30, com apresentação da Dra. Denise Pontes Cavalcanti (FCM-Unicamp), sobre o tema "Displasias Esqueléticas".

 Agenda completa dos SIGs

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-ParticipacaoTodos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.