Boletim RUTE - 20 de agosto de 2021


 

SIG Rede de Libras realiza sessão inaugural no dia 27/8

Recém-criado e com coordenação da Unicamp e da Universidade Federal do ABC (UFABC), o SIG Rede Libras realiza uma sessão inaugural especial na sexta-feira, 27/8, às 18h, com a participação de sete palestrantes. O grupo tem o objetivo de criar networking entre as diversas universidade sobre o tema, promovendo a difusão, inclusão e criação de glossários, manuários e dicionários. Além disso, visa disseminar conhecimento e ampliar a temática para os diferentes cursos de graduação em nível nacional de diferentes universidades, por meio de aulas, reuniões e troca de experiências mensalmente.

Participarão do encontro virtual o coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina, a coordenadora do SIG, Profa. Invani Rodrigues Silva, além de Kate Kumada, da UFABC, Claudney Oliveira, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Sandra Patricia Faria de Nascimento, da Universidade de Brasília (UnB), Alexandre Melo Souza, da Universidade Federal do Acre (Ufac) e José Mario de Martino, da Unicamp. 

Para a coordenadora do grupo, professora Ivani Rodrigues Silva, a criação do mesmo é um marco de suma importância para o fortalecimento e difusão da língua em âmbito nacional, levando em conta que ela foi reconhecida há pouco tempo no país. 

"A importância da Rede Libras está relacionada à necessidade de reflexões maiores sobre essa língua do grupo minoritário dos surdos, que foi legitimada apenas recentemente. Então, há uma lacuna muito grande de reflexões de como essa língua se constituiu e como fazer para conhecer melhor, para que ela possa, também, entrar no espaço escolar do ensino de surdos.  Além disso, há também demandas por informações lexicais sobre a língua, materiais didáticos, etc.  Nosso objetivo principal é promover o fortalecimento da Libras, que é a segunda língua oficial do Brasil, por meio de articulação e integração de esforços em escala nacional. Pretendemos reunir pesquisadores brasileiros, que estão em diferentes regiões, para discutir esse tema que é muito importante. Como elemento estruturante dessa operação e atuação da Rede Libras, estamos propondo criação de portal da internet que estabeleça discussão e trocas de conhecimento”, afirma Ivani.

Acompanhe a sessão inaugural

Ciclo ABTms Ligas Acadêmicas debate 'Educação e internacionalização em telessaúde' no dia 26/8

O Ciclo ABTms Ligas Acadêmicas realiza um webinar na quinta-feira, 26/8, às 19h, sobre o tema "Educação e internacionalização em telessaúde", com a participação de cinco palestrantes:

  • Dr. Luiz Ary Messina - coordenador nacional da RUTE e presidente da ABTms
  • Alessandra Monteiro - Uerj e ABTms
  • Prof. Jefferson Fernandes - ISfTeH e ABTms
  • Prof. Adolfo Sparenberg - ISfTeH
  • Dr. Gustavo P. Fraga - Unicamp e ABTms

Acompanhe o webinar

Chamada de trabalhos para o evento conjunto entre RNP/RUTE, ABTms e SBIS de 22 a 26/11

Este ano, a Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/RUTE) decidiram unir forças e fazer juntas seus principais eventos: XVIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2021),10º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde e Fórum RNP 2021.

Este grande evento tem por objetivo fortalecer a Saúde Digital no país e aliar forças para que os resultados obtidos até agora sejam potencializados e a área fortalecida, promovendo a discussão de temas relevantes, e o envolvimento do Mercado e da Academia. O evento reunirá profissionais e acadêmicos, empresas e instituições de ensino e pesquisa, governo, fornecedores e usuários, tanto do setor público como privado, para promover um amplo debate de ideias, fundamentos, aplicações e políticas relacionadas à Saúde Digital centrada na pessoa.

O evento contará ainda com uma programação diversificada e de caráter interdisciplinar, com duração de cinco dias prevendo a apresentação de minicursos, seminários, sessões técnicas com apresentações de trabalhos e artigos aceitos no evento, premiações dos melhores trabalhos, publicação de todos os trabalhos finalistas nos anais do evento, palestras e mesas redondas com amplos debates sobre os avanços tecnológicos no país.

Assim, convidamos autores a submeter trabalhos científicos (completos e/ou em andamento), relatos de experiências e demonstrações sobre pesquisas originais e aplicações inovadoras nas áreas de Telemedicina, Telessaúde, Computação ou de Sistemas de Informação aplicadas à Saúde.

Saiba mais

CT-Saúde Digital convida interessados em fazer parte de seus três esquadrões

O Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Saúde Digital - CT-Saúde Digital ou CT-SD, da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), é um fórum para estudar o futuro das aplicações, produtos e serviços e as aspirações em saúde digital, para as mais variadas áreas de assistência, pesquisa, ensino e gestão. O CT-Saúde Digital realiza a prospecção tecnológica na saúde digital, contribuindo para a construção de visões técnicas que orientem novos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação no Sistema RNP e fora dele.

O grupo está organizado em três esquadrões de trabalho:

  • Esquadrão 1: Aceleração da capacidade de Recursos Humanos na Prática
    Digital;
  • Esquadrão 2: Prospecção dos componentes para a Ciberinfraestrutura da RNP
    necessários para o Ensino e Pesquisa em Saúde Digital;
  • Esquadrão 3: Definição do corpo de conhecimento em Saúde Digital.

Tem interesse em participar das reuniões de discussão sobre as atividades e de elaboração do relatório Visão de Futuro de algum(ns) esquadrão(ões)?

Então baixe a carta-convite e siga as orientações!

Faça o download por aqui!

SIG Colaborativo em Educação Médica
O grupo tem como principal objetivo promover a interação e atualização entre educadores da saúde, para isso, propõe a participação de docentes das diversas profissões, que desempenham sua função em instituições de ensino superior, com palestrantes, relato de experiências e discussão de artigos reconhecidos da educação médica. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na segunda-feira, 23/8, das 11h às 12h, com apresentação de Roberto Estebes (UEM), sobre o tema "
Integração ensino-serviço-comunidade no remoto".

SIG Nutrição Clínica e Hospitalar
O grupo visa integrar profissionais da nutrição e áreas correlatas para divulgar e atualizar o conhecimento técnico científico na área da assistência nutricional hospitalar com o foco na terapia nutricional baseada em evidência, no tratamento e prevenção de comorbidades clínicas, condutas no pré e pós operatório para melhorar a resposta cicatricial e imunológica, modulação da resposta orgânica ao tratamento clínico, melhoria da qualidade de vida do usuário, redução do tempo de internação, morbimortalidade e custos hospitalares. A próxima sessão acontece na terça-feira, 24/8, entre 11h e 12h, com apresentção da Dra. Caroline Cunha de Oliveira (HUL/UFS), sobre o tema "Indicadores de qualidade em terapia nutricional: relato de experiência".

SIG Saúde de Crianças e Adolescentes
O grupo tem o objetivo de integrar profissionais de diversas Instituições nacionais e internacionais em discussões sobre temas relevantes à saúde de crianças e adolescentes brasileiros. A próxima sessão será realizada na quinta-feira, 26/8, das 11h às 12h, com apresentação da Dra. Miriam Tendler, sobre o tema "Vacinação de Adolescentes, em especial para a COVID-19".

Agenda completa dos SIGs

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:

  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.