Boletim RUTE - 23 de outubro de 2020


 

RUTE participa de painel ‘Carta brasileira para cidades inteligentes’ durante Fórum RNP RNP 2020
            

O coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina, foi um dos palestrantes do painel que abortou o tema “Carta brasileira para cidades inteligentes’, durante a programação doFórum RNP 2020, realizado virtualmente entre os dias 19 e 21/10.

A moderação ficou a cargo de Sarah Habersack, especialista de mudança organizacional, desenvolvimento urbano e transformação digital; assessora técnica da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH do projeto de cooperação técnica Brasil-Alemanha “Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ANDUS)”, em parceria com o MDR, MCTI e MCom.

Outros palestrantes:
  • Laís Andrade Barbosa de Araújo é Graduada e Mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, e está à frente da Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana, desde julho de 2020, atuando nos temas de desenvolvimento urbano e cidades inteligentes.
  • Ana Paula Bruno é Graduada e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, com mais de 18 anos de trajetória no setor público, tanto em nível local como nacional, em temas de política urbana, e servidora pública do Governo Federal desde 2010, hoje no MDR, tendo entre suas responsabilidades a formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
  • Daniela Naufel Schettino é Graduada e Doutora em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal de Minas Gerais, com experiência tanto no setor público quanto no privado. Especialista em Regulação da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, está à frente da Coordenação-Geral de Infraestruturas do Ministério das Comunicações desde 2019, atuando em diversos programas de Inclusão Digital.
  • José Gustavo Sampaio Gontijo é ENGENHEIRO ELÉTRICO, com especialização em Gestão Pública em Ciência e Tecnologia. MINISTÉRIO DAS CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES (2016-atual): Atualmente é Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação - SEMPI.
A grande expectativa é que a Carta Brasileita para Cidades Inteligentes (CBCI) estimule os órgãos públicos municipais, principalmente as prefeituras a entenderem que a Transformação Digital agora é crucial e a CBCI identifica as áreas e estabelece oito objetivos estratégicos. Este é um passo importante para permitir de forma ampla a inclusão digital nas cidades, para as instituições, os profissionais e as pessoas. O modelo de redes colaborativas, como exemplo a RUTE, pode facilitar a integração nacional das experiências municipais, contribuindo para o aprendizado de todos com base também em experiências internacionais.     

Participe da consulta pública para aperfeiçoar a CBCI

Confira a gravação do painel
 
Painel discute Prospecção da Saúde Digital Pós-Covid no Fórum RNP 2020
           
            
Tema totalmente em voga em 2020, a Saúde Digital contou com um painel que relatou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Comitê Técnico de Saúde Digital da RNP (CT-Saúde Digital). A apresentação foi moderada pelo especialista do Relacionamento em Saúde da RNP/RUTE Paulo Lopes e os convidados contaram os papeis desempenhados pelos respectivos esquadrões que integram.
 
Luciana Portilho, coordenadora da pesquisa TIC Saúde no Cetic.br/NIC.br, abordou as ações do Esquadrão 1, que trata da lacuna com relação à formação profissional para área de Saúde Digital: apenas 20% dos estabelecimentos têm profissionais com formação na área da saúde trabalhando nos departamentos de TI. O professor titular do Departamento de Informática do Centro de Informática da UFPB, Guido Lemos, representou o Esquadrão 2, que trata da prospecção de componentes para a Ciberinfraestrutura da RNP necessários para promover o ensino e a pesquisa em Saúde Digital.  Fernando José Ribeiro Sales, membro titular da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica e professor-adjunto na UFPE, trouxe à luz a importância da criação de um corpo de conhecimento em Saúde Digital, foco do Esquadrão 3, e fez questão de ressaltar: "O digital não é um substituto pros sistemas de saúde existentes. Ele é um complemento". 

Assista à gravação do painel
 
ABTms promove webinar ‘Fonoaudiologia durante e após a pandemia’, no dia 29/10
“A Fonoaudiologia durante e após a pandemia” é o tema do próximo webinar da ABTms que será realizado no dia 29/10, quarta-feira, às 18h.

Participam do encontro a Profa. Dra. Andrea Cintra Lopes (USP - presidente da Comissão de Saúde e Coordenadora do GT de Telefonoaudiologia do CFFa), a Profa. Dra. Ingrid Gielow (FGV - Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia), a Profa. Dra. Carmen Barreira-Nielsen(HUCAM/ UFES - Coordenadora Telessaúde e RUTE) e Caroline Peixoto (UERJ – Fonoaudióloga e Preceptora de Residência), com moderação do Dr. Luiz Ary Messina Luiz Ary Messina (Presidente da ABTms e coordenador nacional da RUTE).

O webinar pertence a um ciclo de eventos com a presença de renomados especialistas, que já teve como temas “O Futuro da Telemedicina e Telessaúde no Pós Pandemia”, a Tele-enfermagem, a Telefisioterapia, a Telessaúde em Urgência e Emergência, e painéis internacionais em parceria com a RUTE com especialistas da Rússia, China, México com foco na saúde indígena, e o painel latino-americano "RUTE-LA, Reglamentación y Formación en Telemedicina y Telesalud", realizado no Global Summit 2020 Telemedicine & Digital Health.

Para participar do webinar gratuito acesse o link: https://lnkd.in/ejjQhMN
 
Ivepesp discute telemedicina e telessaúde em webinar com professor Chao Lung Wen
O Instituto para a Valorização da Educação e da Pesquisa no Estado de São Paulo (Ivepesp) realizou, na quinta-feira (23/10), um webinar com o tema “Telemedicina: problemas e desafios no Brasil”, que contou com a presença do professor associado e chefe da disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP, Dr. Chao Lung Wen.

Assista à gravação do webinar

SIGs em destaque

SIG Colaborativo em Educação Médica
O grupo tem como principal objetivo promover a interação e atualização entre educadores da saúde, para isso, propõe a participação de docentes das diversas profissões, que desempenham sua função em instituições de ensino superior, com palestrantes, relato de experiências e discussão de artigos reconhecidos da educação médica. A próxima sessão , via Conferência Web, acontece na segunda-feira, 26/10, das 11h às 12h, com apresentação de Ieda Aleluia (Bahiana), sobre o tema “A experiência da inserção do autocuidado no curriculum”.

SIG Saúde de Crianças e Adolescentes
O grupo tem o objetivo de integrar profissionais de diversas Instituições nacionais e internacionais em discussões sobre temas relevantes à saúde de crianças e adolescentes brasileiros. A próxima sessão, via Conferência Web, será realizada na quinta-feira 29/10, das 11h às 12h, com apresentação de Dolores Fernandez e Carlos Martheo Guanaes, sobre o tema “2020: 30 anos da criação do ECA”.

SIG Ciência de Dados e Inteligência Artificial em Saúde
O grupo promove a colaboração entre instituições de saúde e exemplos de aplicação de ferramentas avançadas de inteligência artificial para análise de dados (Big Data e Analytics) que poderá fortalecer o SUS. Tem o intuito de implementar um grupo de estudos utilizando a estrutura básica de RNP, eventualmente propondo sistemas e aplicações para consumo, representação, armazenamento e análises avançadas de dados. A próxima reunião, via Conferência Web, será realizada na quinta-feira, 29/10, entre 1h e 15h, com apresentação de Birajara Machado (HIAE), sobre o tema “Análise avançada de dados (Inteligência Artificial)”.
 

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.