Boletim RUTE - 24 de julho de 2020


 

É amanhã! Inscreva-se e acompanhe o I Fórum de Ações Estudantis na Pandemia
            

Realizado pela Direção Executiva Nacional de Estudantes de Medicina (Denem) e com apoio da RUTE, será realizado, no dia 25/7, das 14h às 18h, o I Fórum de Ações Estudantis na Pandemia. O evento será inteiramente online, com certificação de quatro horas e contará com uma palestra do coordenador nacional da RUTE, Dr. Luiz Ary Messina.

O principal objetivo do encontro virtual é promover a integração entre estudantes de todo o país que, durante o período da pandemia, uniram-se em suas respectivas universidades para criação e participação de projetos voluntários. Além disso, o evento pretende mostrar como os estudantes têm força e capacidade de fazer a diferença na vida de muitas pessoas e como podem se organizar para isso!

Após cada palestra serão apresentados alguns projetos concretizados durante a pandemia, suas histórias, impactos e individualidades, mostrando traços marcantes de cada região brasileira em que nasceram.

A pandemia trouxe muito aprendizado para o mundo e, durante o evento, serão mostrados os pontos positivos e a rede de solidariedade criada durante a crise que temos passado.

Programação:
  • 14h: Telemedicina
  • 15h30: Saúde Mental
  • 16h40: Universidade além dos muros
Inscreva-se gratuitamente
 
SIG COVID19 BR realiza sessão especial com apresentação de especialistas chineses
            
O SIG COVID19 BR contará com uma sessão internacional especial na segunda-feira, 27/7, com a participação de três especialistas chineses.

A primeira apresentação ficará a cargo do Dr. Wei Cao, professor associado e diretor-adjunto do Departamento de Doenças Infecciosas (ID) da Peking Union Medical College, com experiência na cidade de Wuhan, província de Hubei, China. Ele abordará o tema “Sabedoria antiga no mundo moderno”.

A segunda palestra será ministrada pelo Dr. Jiang, Rongmeng, Médico Chefe do Hospital de Doenças Infecciosas de Beijing Ditan, sobre o tema “A experiência de tratamento da COVID-19 na cidade de Wuhan, China".

A moderação será feita pelo Dr. Zeng, Zheng, do Primeiro Hospital da Universidade de Pequim.

Saiba mais

SIGs em destaque

SIG Colaborativo em Educação Médica
O grupo tem como principal objetivo promover a interação e atualização entre educadores da saúde, para isso, propõe a participação de docentes das diversas profissões, que desempenham sua função em instituições de ensino superior, com palestrantes, relato de experiências e discussão de artigos reconhecidos da educação médica. A próxima sessão, via videoconferência, será realizada na segunda-feira, 27/7, das 11h às 12h, com apresentação de Sandra Brasil (Bahiana), sobre o tema “Como fazer o ensino Inter profissional e não multiprofissional”.

SIG Saúde de Crianças e Adolescentes
O grupo tem o objetivo de integrar profissionais de diversas Instituições nacionais e internacionais em discussões sobre temas relevantes à saúde de crianças e adolescentes brasileiros. A próxima reunião, via Conferência Web, será realizada na quinta-feira, 30/7, das 11h às 12h, com apresentação da Profa. Nayara Argolo (UFBA), sobre o tema “Sinais de risco para o desenvolvimento infantil com enfoque na relação mãe-filho e no desenvolvimento emocional”.

SIG Cirurgia Pediátrica (Cirped)
O grupo, coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tem como objetivo promover, a distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos para alunos de graduação, pós-graduação, residentes e médicos com interesse na área de cirurgia pediátrica. O próximo encontro, via Conferência Web, acontece na quinta-feira, 30/7, entre 15h e 17h30, com discussão de casos comanda por profissionais da Unifesp.
 

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs, com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições, em dois passos:
  1. Solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário: http://url.rnp.br?SolicitarHomologacao
  2. Solicitar a participação no SIG preenchendo o formulário:http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao-Form
A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Para maiores informações ou participações individuais ou pontuais, consulte o procedimento completo de participação nos SIGs disponível em: http://url.rnp.br?RUTE-SIG-Participacao

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.